Decorar com cobre: uma nova tendência na decoração de interiores

· 24 de julho de 2018

Sem dúvida, o cobre é tendência em decoração de interiores. Seus lampejos em diferentes tons avermelhados conferem elegância e sofisticação.

Isso fez com que se tornasse uma das cores da moda. Cada vez mais o vemos nas lojas de decoração.

Além da sua estética peculiar, o cobre tem muitas outras vantagens. Ele é sustentável, natural, maleável, durável, resistente e higiênico, evitando o acúmulo e a proliferação de bactérias.

As tonalidades do cobre vão desde o marrom ao verde passando pelo laranja, e podemos encontrá-lo em acabamento brilhante ou fosco.

No post de hoje, daremos algumas ideias para incorporar o cobre na decoração da sua casa.

O que combina com o cobre?

Com certeza, quando você pensa em decorar com cobre, você se pergunta: quais são as cores que combinam com esse material? Pois bem, os tons neutros tais como o branco, o preto ou o cinza combinam perfeitamente bem. Além disso, podemos utilizar as cores pastel e os tons terrosos.

elementos de cor acobreada - decorar com cobre

Se você é daqueles mais ousados, também pode combiná-lo com cores vivas, mas sem exagerar. Outra opção é integrá-lo com a madeira, já que ambos combinam perfeitamente.

O cobre é tão versátil e fácil de ser trabalhado, que não costuma apresentar problema na hora de combiná-lo com outras cores. No entanto, se quisermos que ele se sobressaia teremos que escolher um tom com o qual ele contraste mais.  Além disso, se preferirmos que ele não se destaque, é melhor escolher cores parecidas com a do material.

O cobre em tubulação

Deixar a tubulação de cobre à vista é um recurso amplamente utilizado no campo arquitetônico. Antigamente eles ficavam escondidos, agora eles ficam expostos como outro elemento decorativo a mais.

Outra ideia é reutilizar a tubulação como uma base para criar novos elementos decorativos, tais como: cabide, cachepô, prateleiras e tudo o que você possa imaginar.

Deixar exposta a tubulação combina perfeitamente com os estilos mais industriais e informais, mas também com espaços mais sofisticados incorporando detalhes sutis. A chave está em como e onde o apresentamos.

Luminárias com cobre

As luminárias de cobre são, sem dúvida, o complemento ideal para a sua casa nesta temporada.

Este tipo de luminárias combinam bem com qualquer estilo de decoração: desde o clássico até o mais industrial.

Quanto à forma, você pode optar por modelos geométricos, clássicos ou, até mesmo, deixar simples lâmpadas de teto com alguns detalhes de cor cobre dentro.

Sem dúvida, essas luminárias são uma escolha totalmente acertada.

 

Móveis

Os móveis fabricados com esse material são muito ousados e você tem que levar em consideração que eles carregam muito o local. Dessa forma, você deve ter cuidado quando se trata de decorar, uma vez que não queremos sobrecarregar o ambiente.

Não precisa escolher um armário inteiro feito de cobre. Com um único detalhe, já chamará a atenção de maneira elegante.

A nossa recomendação é usá-los com moderação e em pequenos detalhes, como em prateleiras soltas de estantes, em cadeiras, em mesas auxiliares, nos pés de uma mesa de madeira (ou vice-versa) ou em estantes de parede.

É importante optar por peças não muito grandes para que o cobre não se torne o protagonista total da decoração.

Detalhes em cobre

A decoração com elementos de cobre fica muito interessante. Uma peça de cobre, por menor que seja, pode se destacar no conjunto da decoração.

Alguns outros objetos que podem usar esse material são os castiçais, vasos de flores, pequenos terrários, bandejas ou candelabros. Eles vão se destacar do restante da decoração, dando um toque muito especial para os cômodos da sua casa.

elementos de cobre - decorar com cobre

O cobre é tão versátil que também podemos usá-lo nos têxteis. Além de quebrar a monotonia, ele dará um toque aconchegante à decoração da casa. As almofadas e os tapetes dessa cor combinam muito bem com sua sala de estar ou quarto.

Utensílios de cozinha

O cobre fica muito bem em ambientes como a cozinha, já que podemos encontrá-lo em muitos objetos decorativos.

É uma cor que dará um toque muito agradável na sua cozinha, já que nos remete a um universo entre o rústico e o industrial. O cobre vai realçar os detalhes que queremos destacar na nossa cozinha.

Por exemplo, podemos encontrá-lo em pratos, panelas, bules, caçarolas ou xícaras.

Um acessório que fica perfeito na hora de decorar a sua mesa em eventos ou comemorações são os talheres de cobre. Você pode combiná-los com pratos que não se destaquem muito para que eles predominem. Como cereja do bolo, podemos incluir um centro de mesa com detalhes na mesma cor. Você vai surpreender os seus convidados!

Como vimos, decorar com cobre tem mil possibilidades. Claro, não se esqueça de usá-lo com moderação.

O cobre é uma cor com muita personalidade que se destaca por si só. Você se anima em usá-lo em sua casa?