4 lojas inovadoras que são tendência em 2019
Existem lojas inovadoras que são tendência em 2019, as quais reforçam o conceito de que um interior bem cuidado é uma boa maneira de se posicionar na cidade e na mente dos clientes. Além disso, é importante transmitir os valores da marca através de um design muito cuidadoso.
A seguir, mostraremos 4 lojas inovadoras que são tendência em 2019. Os arquitetos procuraram criar interiores comerciais baseados na cultura do lugar e nos valores da marca.
1. Camper, em Paseo de Gracia, Barcelona
Loja Camper / arquitecturaydiseno.es
Com design de Kengo Kuma, a Camper, localizada em Paseo de Gracia, é uma loja situada em frente à Praça da Catalunha, em Barcelona. Destaca-se pelo uso de peças de cerâmica personalizadas.
Estas peças de cerâmica são usadas como prateleiras para exibir os produtos, além de atuar como uma capa tridimensional nas paredes da loja. A ideia é mostrar cada artigo separadamente, com o seu próprio espaço, atraindo assim uma maior atenção para os produtos.
Para isso, foi utilizado um sistema de nicho composto por elementos cerâmicos do tipo telha. Tanto o Japão, de onde Kengo Kuma veio, quanto a Espanha, têm uma longa tradição no uso deste elemento arquitetônico. Nesta loja, é estabelecido um elo único entre essas duas tradições.
Os elementos cerâmicos que criam os nichos têm uma forma elementar e, ao repeti-los ao longo das paredes, são criadas texturas e volumes complexos. Eles se tornam as paredes, as prateleiras, o balcão, o banco do cliente, etc.
Nas palavras do próprio Kengo Kuma, «é interessante como um material tradicional tão antigo pode encontrar novas maneiras de ser desenhado, modelado e de combinar as suas unidades. Com isso, é possível criar diferentes elementos arquitetônicos que atenderão às necessidades da vida contemporânea».
«O lugar como resultado da natureza e do tempo; esse é o aspecto mais importante. Eu acho que a minha arquitetura é um tipo de moldura da natureza», Kengo Kuma.
2. Lojas inovadoras que são tendência: Exhibition Design Haus, da REHAU
Loja / retaildesignblog.net
Essa loja-conceito, com design da Taylor Knights Architecture & Interior Design, está localizada em um prédio rústico de tijolos vermelhos em Melbourne, na Austrália.
Mas a Design Haus da REHAU não é apenas um showroom comum. A REHAU, fundada na Alemanha em 1948, é conhecida por suas portas e janelas de qualidade e por uma ampla variedade de acabamentos interiores.
A sua primeira exposição em Melbourne é uma carta de intenção que opta pelo design simples. É um espaço onde os visitantes se sentem como se estivessem entrando na casa dos seus sonhos; é familiar, confortável, cheio de luz e diáfano.
A intenção, segundo os arquitetos, era se afastar da abordagem tradicional de um showroom. A ideia é contextualizar os acabamentos e apresentá-los em um ambiente familiar e atraente. Isso permitirá que os visitantes interajam com os produtos e tenham uma ideia da sua qualidade inerente.
O design de interiores aposta em acabamentos robustos em aço e laje, utilizados juntamente com materiais quentes, como o carvalho americano, por exemplo. Os destaques incluem a sala de estar elevada e a peça por excelência do espaço: um vaso personalizado gigante, suspenso na estrutura do teto e com uma vegetação em cascata.
3. Showroom Organicare
Loja / plataformaarquitectura.cl
A Organicare, com design feito pelo escritório vietnamita Tropical Space, é um showroom de produtos orgânicos do Vietnã. O projeto foi desenvolvido a partir de uma antiga casa que foi construída antes de 1975. A casa passou por vários processos de reorganização e expansão.
A Tropical Space projetou um sistema de molduras para a fachada, combinando materiais como tijolos e metal. Esse mesmo sistema adentra a loja e forma as prateleiras para exibir os produtos. Este sistema de molduras é flexível, adaptando-se ao tamanho dos produtos.
Com este projeto, a Tropical Space busca honrar o valor de um material ao mesmo tempo nobre e barato, como é o caso do tijolo de barro tradicional.
4. Lojas inovadoras que são tendência: Picca
Loja / dhousse.com
O escritório de arquitetura Efeeme desenvolveu um conceito interessante para a Picca, uma tradicional fábrica de massas fundada em 1954, localizada em uma movimentada rua do centro de Villa Maria, em Córdoba, Argentina.
Esta empresa familiar passou por várias gerações e buscava por uma nova imagem da marca. A premissa foi expandir o público-alvo, associando-a a um setor mais amplo no campo da gastronomia.
A ideia principal é gerar um ambiente de proximidade e qualidade. Um elemento comum e familiar é o protagonista: cabos de vassoura. Com eles, procura-se criar uma estética única com uma forte identidade.
O teto é composto de 1954 cabos de vassoura (ano de fundação da empresa familiar). Eles estão distribuídos de forma regular em uma estrutura metálica de 10 × 10 cm, desenhando uma dupla cúpula virtual com o seu comprimento.
Também são usados cabos de vassoura nas paredes, mudando os padrões e cores em diferentes planos. Eles também mudam de função: suporte de prateleira, expositores ou simplesmente revestimento.
Foi assim que o design de instalações comerciais sofreu uma transformação nos últimos anos. A chegada de propostas inovadoras, que vão além do simples ato de vender, oferece ao cliente uma experiência muito mais atraente.
Em uma nova abordagem, é necessário apostar em se diferenciar como uma chave para o sucesso, e essas 4 lojas inovadoras que são tendência em 2019 são a prova disso.