Logo image
Logo image

5 dicas para obter mais iluminação em casa

3 minutos
Se você quiser obter mais iluminação para a sua casa e se livrar da penumbra em alguns cômodos, é hora de considerar as dicas a seguir.
5 dicas para obter mais iluminação em casa
Última atualização: 17 julho, 2020

Foi comprovado que as casas das cidades recebem poucas horas de luz natural e que alguns cômodos ficam na penumbra durante várias horas por dia. É hora de procurar alternativas que resolvam esse problema; por isso, mostraremos 5 dicas para obter mais iluminação em casa.

Ao construir as casas, há uma tentativa de buscar o principal foco de luz e calor a fim de melhorar as condições de vida. No entanto, os terrenos nem sempre estão dispostos de maneira viável para a construção, a ponto de não receberem a luz solar de forma contínua.

O principal objetivo é evitar o uso da eletricidade, pois ela pode gerar custos muito altos a longo prazo. Se estivermos usando a luz artificial continuamente, estaremos gastando dinheiro e não ajudaremos o meio ambiente.

1. Iluminação em casa: aproveitar a luz natural

Some figure

Persianas screen / cortinadecor.com

Se o seu apartamento não possui janelas que permitam o acesso à luz natural, é hora de intervir e buscar a possibilidade de expandir as aberturas. Para isso, é necessário recorrer a um especialista que possa ampliar as molduras das janelas, desde que isso seja viável.

É sempre bom manter as persianas abertas para que a luz possa acessar os interiores, especialmente durante a manhã e o meio do dia. Se houver a obstrução através das persianas, então estaremos perdendo a possibilidade de aproveitar as horas de luz natural.

Caso o sol incida diretamente sobre a casa, podemos usar as persianas. Esta é uma maneira prática de aproveitar a luz solar e que, ao mesmo tempo, não limita a chegada da luz natural aos interiores, principalmente se tiverem a cor branca.

– A luz natural é necessária; ela nos proporciona alegria, bem-estar e naturaliza os ambientes. –

2. Luz generalizada para espaços grandes

Some figure

Muitas vezes, é difícil trabalhar as salas e quartos de grandes dimensões. Eles exigem uma iluminação plena que se espalhe por todo o espaço. Para isso, existem 3 possibilidades:

  1. As luminárias centrais pendentes do teto são perfeitamente viáveis ​​para iluminar os interiores, especialmente se forem compostas por várias lâmpadas. Dentro deste grupo estariam os famosos lustres.
  2. Se o cômodo for um local funcional onde serão executados trabalhos ou tarefas práticas, a luz branca pode ser usada por meio de claraboias alongadas dispostas por todo o teto.
  3. Não economize em luminárias ou lâmpadas. É necessário que tenhamos todas as que forem possíveis para que elas possam iluminar os interiores de uma maneira mais contundente.

3. Complete os cantos mais escuros

Some figure

É interessante poder completar os cantos mais escuros com um toque de luz. O objetivo é que possamos evitar os vazios ​​que prejudicam a decoração.

Pode acontecer que um cômodo não tenha a luz exata para incidir sobre todos os cantos; por esse motivo, é necessário que possamos estabelecer um foco ou luminária que, ao mesmo tempo, ilumine algum elemento decorativo específico, obtendo assim um canto muito encantador.

4. Iluminação em casa: os focos

Some figure

Para os corredores ou alguma parte da sala, os focos geralmente funcionam muito bem. Eles são colocados no teto, em grupos de três, e são orientados para os pontos do cômodo que precisem de mais luz.

Caso existam quadros ou outros recursos decorativos dispostos nas paredes, a própria luz do foco pode realçar a imagem, mas além disso, a própria direcionalidade da luz reflete nas paredes, chegando assim a outras partes do espaço.

– A própria luz dos focos é extrapolada para outros pontos do cômodo. –

5. Use a cor branca nas paredes

Some figure

Embora possa não parecer, o uso do branco na parede gera mais luz do que se aplicarmos um tom neutro ou escuro. Graças à sua tonalidade, ele cumpre uma função semelhante a um espelho que permite refletir a luz, gerando assim uma maior claridade nos interiores.

Por outro lado, cores como preto ou azul-escuro oferecem uma aparência mais tênue e não favorecem a projeção da luz. Portanto, o branco é viável para aumentar a iluminação nos interiores, principalmente se receber a luz natural direta.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


Sudjic, Deyan: La luz y el color en la decoración, Folio, 1992.