Como integrar diferentes estilos de design em sua residência

4 de julho de 2019
Combinar diferentes estilos de design em sua casa é possível. Saia do convencional e arrisque incorporando novos elementos. Faça com que sua residência seja diferente e tenha um aspecto original e muito estético.

Muitas vezes se fala sobre estilos de design em sua residência como se tivéssemos que escolher um ou outro. Este não precisa ser o caso, já que vários estilos podem ser integrados em um mesmo cômodo ou em uma mesma residência. Se você não sabe muito bem como fazê-lo, não entre em pânico. Neste artigo explicaremos quais são os aspectos que você deve considerar.

Além disso, analisaremos vários exemplos de fusão de diferentes estilos. Assim, você poderá comprovar como os resultados são simplesmente espetaculares e muito originais. Vamos passo a passo, e começaremos pelos aspectos que você deve levar em conta.

1. Arrisque e ganhe

Arriscar é fundamental para integrar diferentes estilos de design em sua residência
Decoração no estilo japandi / pinterest.es

Arriscar é fundamental para integrar diferentes estilos de design em sua residência. O mais fácil seria escolher o mesmo tipo de móveis, dois ou três tons de uma mesma cor para decorar e optar por elementos simples. O resultado não será ruim, mas também não será nada que já não tenhamos visto em centenas de residências.

Por isso, neste artigo queremos que você experimente combinações diferentes. Misture cores e estampas que a princípio parecem muito diferentes. Busque objetos antigos, modernos ou abstratos. A única regra é que não há regras. Fazer o mesmo de sempre não fará com que sua residência se diferencie ou chame atenção, por isso, combine diferentes estilos de design; arrisque e ganhe.

2. Mesclar estilos de design da maneira adequada

Fazer o mesmo de sempre não fará com que sua residência se diferencie ou chame atenção, por isso, combine diferentes estilos de design

Um dos erros mais recorrentes é não entender o que significa mesclar estilos. Como consequência, vemos ambientes compostos por diferentes espaços desconectados entre si. Não estamos falando de fazer um canto rústico em uma residência minimalista. Nem de decorar uma sala de jantar no estilo shabby chic e uma sala de estar no estilo underground.

Busquemos a fusão, a mescla de estilos em um mesmo espaço. O resultado deve ser a união de elementos, aparentemente diferentes, que dão como resultado uma harmonia na residência.

3. Brinque com as cores e os materiais

As cores e os materiais são um dos aspectos mais importantes na fusão de estilos decorativos

As cores e os materiais são um dos aspectos mais importantes na fusão de estilos decorativos. Eles serão o ponto diferencial que buscamos. Dependendo do resultado que queremos obter, teremos duas opções.

A primeira é incluir objetos de outro estilo diferente do predominante em cores marcantes que rompam com a paleta de cores do cômodo. Esta opção é bastante arriscada, pois chama a atenção notavelmente.

A segunda opção é incluir elementos de diferentes estilos de design em sua residência, mas nos mesmos tons. O resultado permanecerá muito original, mas ao mesmo tempo mais delicado. Não há uma opção melhor que a outra, depende apenas do seu gosto e do efeito que você deseja alcançar.

Exemplos de integração de estilos de design em sua residência

Exemplos de integração de estilos de design em sua residência

Na imagem acima podemos ver o resultado da fusão do estilo underground ou industrial com o rústico. É uma opção muito arriscada e que nem todo mundo gosta. O que é inegável é que o resultado não ficará indiferente a ninguém.

Neste caso, optou-se por incluir o estilo rústico através do mobiliário de madeira. Para criar harmonia, a madeira foi distribuída de maneira uniforme por todo o ambiente. Ao mesmo tempo, o estilo underground não perde força e continua com seus traços mais característicos. As paredes de concreto e o metal são dois básicos que não podem faltar.

Saia do convencional e arrisque incorporando elementos decorativos bem diferentes entre si

Na imagem acima podemos ver o resultado da fusão de dois estilos aparentemente opostos. Nos referimos ao estilo shabby chic e ao minimalista. A influência do segundo é vista de relance. A sala está praticamente vazia. Os únicos elementos que vemos vêm do estilo shabby chic. Uma poltrona, um espelho e uma mesa baixa na qual é colocado um vaso.

A cor branca e as janelas grandes são perfeitamente compatíveis com ambos os estilos, por isso atuam como elementos de conexão. Em relação às flores, elas não poderiam faltar, considerando que se trata do estilo shabby chic. Por serem apenas um pequeno elemento decorativo, combina perfeitamente com o estilo minimalista.

Conclusão

Integrar diferentes estilos de design em sua residência é sempre uma boa ideia. Saia do convencional e arrisque incorporando elementos decorativos bem diferentes entre si. Como você pôde comprovar, os resultados são originais e muito estéticos.