7 elementos decorativos pouco conhecidos
Neste post, mostraremos novas tendências que darão grande personalidade à sua casa. Falaremos sobre alguns materiais muito interessantes, mas que são elementos decorativos pouco conhecidos.
Existem muitos elementos decorativos que darão milhares de possibilidades estéticas à sua casa. Muitos deles podem ser combinados com outros para dar um novo aspecto aos diferentes ambientes.
Por outro lado, outros elementos são tão especiais que se tornam protagonistas do ambiente.
1. A cortiça: um diferencial
A cortiça é um elemento decorativo orgânico e natural. Incorporar este elemento está em tendência e dará um toque diferenciado aos cômodos.
Além das suas propriedades orgânicas, é um material térmico, econômico e isolante. Tem feito muito sucesso nos últimos anos, por isso, cada vez mais podemos encontrá-la em formatos muito mais refinados e originais. Isso nos permite brincar com volumes e cores tanto nos pisos quanto nas paredes.
Encontramos também a cortiça integrada em muitos acessórios como lâmpadas, banquetas, bancadas, panelas, louças…
2. Cabeceiras estofadas
A cabeceira de cama estofada se tornou o complemento perfeito para a decoração do quarto.
Cabeceiras com formas curvas, acolchoadas ou com botões, dão milhares de possibilidades decorativas para um quarto.
Este tipo de cabeceira nos permite criar uma estética adaptada às sensações que procuramos transmitir com o nosso quarto.
Além disso, essas cabeceiras dão grande versatilidade ao cômodo, já que podemos criar desde um ambiente moderno até um neoclássico, aproveitando a força dos materiais para enfatizar a personalidade do ambiente.
3. Materiais naturais
O vime, o linho, a madeira clara não tratada ou o bambu também podem ser integrados no mesmo ambiente com as peças de mobiliário, como luminárias, cortinas, colchas, tapetes.
Um elemento decorativo que está muito em moda atualmente é decorar com cestas rústicas ou de vime envelhecidas. Elas podem servir como revisteiros, vasos de flores, recipientes para armazenamento, entre muitas outras funções.
Materiais como a pedra natural também são tendência, pois são facilmente combinados com outros elementos decorativos.
4. E mais natural! Plantas em todos os lugares
Os motivos de plantas serão uma grande inspiração nas próximas temporadas. Estarão muito presentes a natureza, as plantas e, em geral, tudo relacionado à vegetação.
E ter muitas plantas em casa pode trazer muita vida. Você poderá combiná-las e substituí-las para não ficar entediado. No entanto, é preciso ter tempo para cuidar e regar as plantas. Você poderá transformar a sua casa em uma estufa, da qual cuidará por anos.
Também veremos muito o estilo tropical como se estivéssemos em uma selva, com muito verde, plantas frondosas com folhas grandes, que darão mais vida aos quartos.
5. Mármore
Este elemento decorativo não é mais novidade, já que estamos cansados de vê-lo, mas podemos encontrá-lo em novas versões.
O mármore branco permite múltiplas combinações com outros materiais e cores. Fica muito bem com móveis do estilo clássico ou vintage.
Não vemos esse padrão somente em objetos ou móveis. Uma tendência forte é o papel de parede com efeito mármore.
6. Cobre
É um elemento decorativo ideal para ambientes mais informais, pois dá um toque casual. No entanto, também pode ser incluído nos espaços mais elegantes, proporcionando um toque diferenciado ao ambiente.
Os móveis de cobre são muito chamativos e, se decidirmos utilizá-los, teremos que levar em conta que eles terão um grande destaque. Portanto, devem ser usados com moderação e em ambientes que não estão sobrecarregados.
Se não quisermos nos arriscar colocando móveis grandes, uma boa opção é incluir pequenos detalhes decorativos como espelhos, figuras, potes ou vasos.
As lâmpadas de cor cobre ficam muito bem para decorar todos os tipos de ambiente. Elas são feitas em diferentes estilos: com linhas mais arredondadas, planas, padrões geométricos… Uma tendência atual é colocar lâmpadas de estilo mais industrial e até mesmo simples lâmpadas de teto com alguns detalhes cor de cobre.
7. O retorno do artesanal
A recuperação de materiais e técnicas antigas está em tendência. De fato, podemos ver que há cada vez mais lojas de segunda mão e estamos recuperando essas antigas técnicas de artesanato para produzir tecidos, móveis, cerâmicas, vidro soprado… Tudo isso misturado com uma estética que busca recuperar as origens.
Essa tendência se mescla, por sua vez, com o gosto pelo luxo, pelos acabamentos bonitos e de qualidade. É o momento de misturar móveis raros, antiguidades, arte contemporânea, uma iluminação cuidadosa e tecidos sofisticados.
O importante é criar um espaço sofisticado para transmitir frescor nos ambientes. A chave está em se divertir e ousar. Misture os elementos decorativos com uma única condição: que cada peça te apaixone.