Algumas dicas para organizar um closet

· 18 de agosto de 2018
Dependendo da forma do ambiente, do tamanho e das suas necessidades, aqui você encontrará as melhores dicas para organizar o seu closet.

Se você tiver um espaço suficiente em sua casa para ter um closet, você é um afortunado. Você deve escolher onde colocá-lo, sua forma e seus acessórios. A seguir, lhe ajudaremos oferecendo uma série de dicas para organizar um closet.

De acordo com o formato

A primeira coisa é escolher o espaço da casa destinado ao closet. Com um mínimo de três metros quadrados já podemos ter um. Se o espaço for menor, não é recomendável, pois será um closet muito pequeno e não será confortável.

Dependendo do formato do cômodo, recomendamos o seguinte tipo de closet:

  • Closet linear: é a forma mais simples e comum de distribuir um closet. Ocupa apenas uma parede do cômodo e será tão amplo quanto o ambiente permitir. É a melhor opção se o cômodo não for muito espaçoso ou se o espaço já estiver ocupado por outros elementos.

organizar um closet

  • Closet em L: este tipo de closet é perfeito quando duas das paredes do cômodo estão livres. Ao contrário do closet linear, ele fica separado em duas áreas diferentes. Este formato é muito confortável para se organizar, já que de um lado você pode organizar as roupas de verão e no outro as roupas de inverno. Ou você pode usar um para as roupas e o outro para sapatos e acessórios.
  • Closet em U: esta forma de distribuição é a que oferece mais vantagens, mas só está disponível para aquelas pessoas que podem usar um cômodo exclusivamente para o uso do closet. Possui três áreas diferenciadas e um amplo espaço no centro que facilitará a movimentação.
  • Closet em paralelo: este tipo de distribuição é o que melhor se adapta a áreas estreitas. Uma parte do closet é paralela à outra e no meio há um corredor. Este corredor deve ser largo o suficiente para que seja confortável entrar ou sair para colocar a roupa. Também recomendamos que haja boa iluminação, porque, se não, este tipo de closet pode ficar muito escuro.

Portas? À vista? Ou cortinas?

Outra decisão que temos que tomar é se instalamos portas ou deixamos as roupas à vista. Ambas as opções são válidas e possuem vantagens e desvantagens.

  • Portas: instalar portas nos closet faz com que fiquem mais ocultos e integrados ao cômodo. Podemos aproveitá-las para instalar espelhos e, assim, cumprir uma função dupla. Como um inconveniente, você deverá abrir as portas continuamente e não verá facilmente o que está armazenado em cada área.
  • À vista: ter roupas à vista está cada vez mais em moda. Com um simples olhar você verá a roupa que está procurando e, além disso, o seu closet será um elemento decorativo. A principal desvantagem é que você terá que limpar a poeira com frequência. Além disso, ter as roupas à vista o obriga a ser mais organizado, pois, de outro modo, o seu closet terá uma aparência descuidada.

Outra opção são as cortinas. Não é muito comum, mas talvez se adapte às suas necessidades e gostos. Elas cobrem as roupas, mas sem serem tão herméticas quanto as portas.

organizar um closet

Acessórios essenciais para organizar um closet

Para que o closet esteja organizado e seja confortável guardar as roupas nele, é necessário ter uma série de acessórios. Eles irão nos ajudar a encontrar o que estamos procurando e que tudo esteja em seu devido lugar. Dentro da grande variedade de acessórios disponíveis no mercado, destacaremos estes:

  • Cabides: essenciais em qualquer closet. Dependendo do gosto de cada um ou da sua forma de organizar, você usará mais ou menos cabides. Algumas pessoas gostam de ter as suas roupas ou calças dobradas, outras preferem que a maioria das peças esteja em cabides. O certo é que, em maior ou menor número, os cabides são essenciais.
  • Caixas: perfeitas para guardar as roupas que usamos menos ou que estão fora de temporada. Uma caixa hermética garante que a poeira não entre e é facilmente armazenada no alto do closet.
  • Sapateira suspensa: para guardar todos os sapatos e tê-los à vista. As recomendamos especialmente para closets pequenos, pois são uma boa maneira de otimizar o espaço.

Além desses acessórios você também pode usar: caixas para sapatos, capas para as roupas mais delicadas, cestas ou divisórias de gavetas. Com estes acessórios, você personalizará o seu closet e o adaptará de acordo com as suas necessidades.