Amarelo e turquesa: combinando da forma correta

9 de junho de 2019
Se você quer dar um toque mais ousado para a casa e tornar a sua estética muito mais marcante, use as cores amarelo e turquesa na decoração.

Há certas tonalidades que contrastam de uma forma muito radical, mas que, por sua vez, se encaixam perfeitamente, oferecendo uma estética marcante, direta e muito extravagante. Nesse sentido, é possível que você já tenha se perguntado como combinar corretamente amarelo e turquesa.

Essas duas cores são completamente diferentes, não têm relação cromática ou uma conexão. Podemos dizer que elas seriam consideradas ‘dois antônimos’ dentro do campo estético. No entanto, no final, acabam compondo um estilo muito sutil e ousado para o lar.

Por que não transformar a sua casa em um lugar inovador onde você possa trabalhar a decoração de uma maneira peculiar? Normalmente nos adaptamos aos estereótipos típicos, quando na verdade podemos tentar fazer coisas novas e obter um conteúdo original.

A importância de estabelecer um diálogo cromático

amarelo e turquesa: combinados do jeito certo

Amarelo e turquesa/pinterest.es

Não há dúvida de que a decoração de uma casa deve ter harmonia entre a mobília e as paredes. Se esse binômio não existe, então algo está errado. Devemos ter em mente a ideia de que estamos criando arte para ser usada no dia a dia.

Se um diálogo entre as cores de um espaço não for alcançado, serão geradas tensão e distância entre objetos e cores. Tudo perderia o seu significado e nenhum progresso seria alcançado. Dessa forma, o que devemos atingir, na realidade, é a harmonia do todo.

As cores amarelo e turquesa podem ser diferentes: uma é quente e mais clara, enquanto a outra é fria e mais escura. No entanto, elas têm um relacionamento muito próximo e geram harmonia sempre que são combinadas. Em outras palavras, se consegue um diálogo significativo.

Quão importante é conseguir harmonia na casa.

Amarelo e turquesa: como combiná-los?

amarelo e turquesa: como serem combinados do jeito certo

Eles não podem ser aplicados arbitrariamente, sem um objetivo claro e sem um estudo prévio sobre a maneira pela qual se vinculam. Não podemos esquecer que são duas cores muito contrastantes que precisam de equilíbrio e boa sintonização.

  • Sim, é verdade que o turquesa pode ficar melhor na parede. Isto porque possui uma aparência mais ou menos intensa, mas ainda é um bom suporte para trabalhar na mobília.
  • No caso de as paredes possuírem essa tonalidade, o mobiliário não precisa ser completamente amarelo, mas pode ter uma presença discreta. É aconselhável não sobrecarregar com esta cor. Por exemplo: algumas cadeiras, o sofá, uma lâmpada, etc.
  • No caso inverso, em que o amarelo decora a parede, o turquesa poderá ser aplicado sobre os móveis; como a sua aparência é mais fria e alternativa, atrai o olhar e cria uma sensação de bem-estar que neutraliza a intensidade do amarelo.
  • É preciso ter cuidado para que a decoração não fique muito extravagante. Se abusarmos muito das duas cores, poderemos produzir um efeito sobrecarregado.

Predominância de um sobre o outro

combinação correta sala de estar

Se queremos destacar mais uma cor sobre a outra, devemos saber muito bem como fazê-lo. Esta fórmula não funcionará da mesma maneira entre as duas cores. Na verdade, ela poderá se tornar muito chamativa em alguns casos.

  • Será melhor ter um espaço onde predomine turquesa e com o amarelo aplicado em alguns detalhes em diferentes locais. Isto se deve principalmente ao fato de que uma cor fria pode servir melhor como suporte do que uma cor intensa e quente.
  • Obviamente, não haverá apenas essas duas cores, outras também podem aparecer. No entanto, estamos falando de um vínculo estético que não deve saturar demais. Portanto, evite exageros e dissonâncias.
  • Ficará bem um quarto com duas paredes em turquesa e outras duas em amarelo? Isso pode ser feito, mas criará um certo confronto e o resultado final não será inteiramente confortável.

Qual é a maior diferença entre amarelo e turquesa?

como fazer a combinação correta das cores

Simplesmente, a observação de uma cor e da outra transmite sensações completamente diferentes. No entanto, elas são cores opostas que se atraem e se complementam perfeitamente bem. Enquanto uma é configurada como suporte (turquesa), a outra pode se destacar mais (amarelo).

Não há dúvida de que ambas são tonalidades especiais que geralmente não estão presentes no lar. Por isso, é realmente interessante trabalhar na sua estética de forma complementar, mas no fundo, o contraste faz com que uma fique acima da suavidade da outra.