4 dicas para decorar com um móvel amarelo

· 8 de dezembro de 2018
O amarelo é uma cor que traz luminosidade e calor aos espaços da sua casa. No entanto, se você quer um ambiente harmonioso, deve aprender a combiná-lo da forma correta.

Quando você precisa escolher as cores dos móveis para decorar os ambientes da sua casa, é provável que o amarelo, ainda que você goste dele, fique entre as suas últimas opções. Embora ela seja uma cor que se destaca em determinados estilos, incluí-la no design de interiores envolve um pouco de risco. Mas, como decorar com um móvel amarelo?

O problema é que a cor amarela deve ser combinada de uma maneira apropriada, pois em excesso ou com um mau contraste, poderia causar um efeito antiestético. Portanto, como uma primeira regra para utilizá-la, é essencial considerar que esta é uma cor cuja utilização requer equilíbrio. Mas, como conseguir isso?

Se você está pensando em incluir essa cor em qualquer um dos espaços da sua casa, então não perca as recomendações que daremos a seguir. Como um bônus, também daremos alguns exemplos de como você pode usá-la na sua decoração.

Como decorar com um móvel amarelo

O amarelo acende qualquer ambiente e deixa os ambientes com um toque de modernidade. Mas, as interpretações sobre a cor amarela ainda são muito controversas. Enquanto para algumas pessoas ela é sinônimo de calor e alegria, outras acreditam que ela simboliza emoções e atributos opostos. Pois bem, então essa escolha dependerá se a pessoa gosta ou não dessa tonalidade.

De um ponto de vista positivo, o amarelo é uma cor associada com o sol e que traz luminosidade. De fato, no que se refere à decoração, ela proporciona um efeito de amplitude e de vida para certos espaços.

No entanto, em uma análise mais espiritual, muitas pessoas a consideram uma cor para a concentração e a compreensão. Portanto, adicioná-la dentro de casa, poderá trazer equilíbrio energético e melhorar a capacidade de aprendizado e intuição.

Entretanto, algumas culturas preferem evitá-la pois, ao contrário do que foi mencionado, a relacionam com a raiva, a inveja e o ciúme. De qualquer forma, assim como já mencionamos, tudo depende do significado que cada um prefira lhe dar. Você ousaria incluí-la na decoração da sua casa?

Como decorar com um móvel amarelo

1. Aprenda a combiná-la

Se você quer decorar com um móvel amarelo, a primeira coisa que deve considerar é a combinação que fará. O amarelo é uma cor muito forte e, para destacá-lo é preciso fazer um bom contraste com outras tonalidades. As mais recomendadas são:

  • Branco
  • Preto e branco
  • Cinza
  • Lilás
  • Azuis

2. Alcance um equilíbrio

Não se trata de saturar a sala, os quartos ou a cozinha com móveis amarelos. Inclusive, a recomendação geral é usá-los para destacar o restante dos elementos decorativos. Portanto, seu nível de intensidade e contraste deve ser ajustado para que, dessa forma, o ambiente fique harmonioso.

  • Uma boa opção é incluir um vaso, uma cadeira ou luminárias em espaços onde predominam as cores neutras.

3. Onde utilizá-la

Não há regras para decorar com um móvel na cor amarela. Enquanto algumas pessoas preferem adicioná-lo a salas de estar e cozinhas, outras optam por usá-lo em quartos ou espaços ao ar livre. Então, em geral, ele pode ser usado tanto em interiores quanto nos exteriores da casa.

  • Interiores: salas, corredores, quartos ou banheiros.
  • Exteriores: terraços, varandas ou jardins.

4. Escolha um estilo

O amarelo pode ser integrado em quase todos os estilos de decoração. Ele fica muito bem tanto com decorações rústicas quanto com estilos modernos e ecléticos. Caso opte pelo rústico, ele poderá ser combinado com elementos naturais e cores claras.

Para um design mais clássico, recomenda-se uma combinação de móveis na cor amarela com tapetes azuis ou cinzentos. Além disso, se for um estilo contemporâneo, uma mistura com complementos em preto e branco ficaria muito interessante.

Exemplos de como incluir um móvel amarelo na sua decoração

Para deixar mais clara a ideia de como decorar com um móvel na cor amarela, vamos compartilhar alguns exemplos simples a seguir.

Cozinha

 

decorar com um móvel amarelo

A cozinha é um dos lugares favoritos para adicionar tons amarelos na decoração da casa. Em geral, independentemente do estilo, este espaço parece iluminado e alegre. Neste caso, a cor foi incluída nos armários de armazenamento.

Quartos

 

Alternativas para adicionar amarelo aos quartos-decorar com um móvel amarelo

Há várias alternativas para adicionar amarelo aos quartos. Ele não precisa ser obrigatoriamente a cor da cama, mas também poderá ser incluído na mesa de cabeceira, em sofás pequenos, poltronas, almofadas e luminárias. Aqui, o ideal é combiná-lo com cinza-claro e branco.

Salas

As salas não devem ser saturadas com acessórios e móveis amarelos. No entanto, existem várias alternativas para incluir esta cor neste espaço. A maneira mais básica é no sofá principal. No entanto, ela também ficará perfeita em armários, mesas ou prateleiras.

Banheiros

 

O amarelo é uma tendência na decoração dos banheiros modernos-decorar com um móvel amarelo

O amarelo é uma tendência na decoração dos banheiros modernos. Então, se você quiser decorar com um móvel desta cor, talvez você possa incluí-lo neste espaço da sua casa. Como você pode ver na imagem de exemplo, a cor está no gabinete da pia, combinada com tons neutros, como o branco, cinza e preto.

Você gostou da ideia de colocar um pouco de amarelo na sua casa? Então, siga estas dicas simples e aproveite a sensação de calor e alegria que essa cor traz para os seus locais favoritos.