Apartamento de solteira: ideias para inspiração

· 14 de março de 2019
Se você se mudou recentemente e não sabe como decorar os seus espaços, mostraremos algumas ideias para decorar um apartamento de solteira.

O apartamento de solteira é um espaço que permite explorar a criatividade, refinar o estilo e, sobretudo, aprender a integrar elementos. Além disso, atualmente, como muitos outros espaços, o mais importante é manter o equilíbrio entre: funcionalidade, conforto e, claro, gostos pessoais.

Vale destacar que o fato de se tratar de um espaço “feminino” não significa que deve ser brega ou sobrecarregado. Um apartamento de solteira pode refletir bom gosto e parecer limpo e delicado, sem deixar de lado as preferências de cada pessoa. E, não é preciso incluir obrigatoriamente a cor rosa. 

A luz é fundamental

Antes de buscar inspiração para decorar um apartamento de solteira, é importante lembrar que não se deve levar em conta apenas o espaço disponível, o número de móveis e objetos, mas também o tipo de iluminação.

Embora não pareça, uma boa iluminação pode ajudar muito a maximizar o espaço, ou melhor, criar a ilusão de que o local é mais amplo. A longo prazo, isso também ajudará a ter maior conforto.

Uma luminária flexível pode ser uma excelente opção para economizar espaço e, ao mesmo tempo, proporcionar uma boa fonte de luz para áreas de trabalho, cantos de leitura ou, inclusive, para a mesa de cabeceira. A IKEA oferece uma grande variedade de luminárias. Se você quiser uma opção minimalista e chique, poderá optar pelo modelo Jansjö. 

Caso você queira adicionar um toque jovem e descontraído, poderá incorporar guirlandas de luzes em algum canto.

a iluminação na decoração

Inspiração para um apartamento de solteira

  • Os móveis de descanso devem ter prioridade. Afinal, um bom descanso é o que fará a diferença entre estar confortável em um apartamento ou não.
  • Os estilos nórdico e minimalista são uma boa opção para quem busca simplicidade e amplitude. Embora também possam servir como ponto de referência para criar um novo estilo que integra elementos minimalistas com toques boêmios, por exemplo.
decoração do quarto

  • Recomenda-se utilizar cores neutras para facilitar a integração de diferentes elementos. As combinações mais utilizadas incluem cores básicas como o branco com tons pastéis ou metálicos. A fórmula mais interessante e sofisticada? Talvez seja a combinação de dourado e branco.
  • Assim como a mesa na área de trabalho, as penteadeiras (com espelho e cadeira incluídos) podem ser utilizadas como decoração. Há quem aposte em exibir as suas penteadeiras clássicas, para criar uma atmosfera delicada e ao mesmo tempo elegante.
  • Os pequenos detalhes farão uma grande diferença. Por exemplo, expor um belo prato para colocar as joias, colocar uma planta em um canto, pendurar um pôster ou uma colagem com fotos em uma parede, colocar um cobertor macio aos pés da cama…

Mais ideias para a decoração de um apartamento de solteira

1. Escada

Em vez de incluir uma prateleira como tal ou um móvel de armazenamento, você poderá reutilizar uma escada de madeira. Não apenas dará um toque original ao ambiente, como evitará deixar o espaço menor. Essa é a grande vantagem de recorrer ao upcycling e deixar os objetos à vista.

2. Tecidos variados

Para decorar sem saturar o espaço, basta se atrever a incorporar várias texturas. E que melhor recurso para isso que os tecidos? Os cobertores, as almofadas, os tapetes, as toalhas de mesa e até mesmo os lenços e as pashminas que não são utilizados ​​ajudarão a enriquecer a decoração de uma maneira sutil, mas eficaz.

Como decorar um apartamento de solteira
Foto cortesia de: Pinterest.

3. Baús e caixas

Assim como se recomenda incluir móveis multifuncionais na decoração de um apartamento de solteira, também se recomenda avaliar a possibilidade de colocar um baú ou uma caixa. Não apenas como um elemento decorativo, mas para esconder alguns elementos.

Os baús de vime, bambu, e de materiais “leves” são uma excelente opção. Além disso, você pode incluir uma caixa de paletes ou outros itens semelhantes; o importante é contar com uma peça de armazenamento.

Apartamento de solteira: é preciso buscar o conforto

Em resumo, independentemente do espaço que se tenha, é essencial buscar o seu próprio conforto. Assim, a estratégia de decoração deve procurar manter um equilíbrio entre funcionalidade e personalidade.