Apartamentos de estudantes: dicas para administrar a limpeza
Na idade adulta, gostamos de chegar em casa e vê-la em bom estado, limpa e brilhante. No entanto, quando uma pessoa é estudante e divide um apartamento, isso não é do mesmo jeito. A seguir, vamos discutir a questão dos apartamentos de estudantes: algumas dicas para administrar a limpeza.
Se você é um estudante ou tem um parente que seja, não há outro jeito senão alugar um quarto e morar com outras pessoas. Obviamente, todo mundo tem os seus costumes, alguns podem ser mais organizados e outros nem tanto.
Esse fato causa numerosos conflitos. A convivência é muito difícil, principalmente se várias pessoas moram na mesma casa. No entanto, pode existir um consenso se houver diálogo e se tentarmos estabelecer algumas regras desde o início.
Apartamentos de estudantes: conheça os seus colegas de quarto
Muitas vezes, um estudante chega a uma nova cidade pela primeira vez e precisa alugar um quarto. Como regra geral, os novos colegas de quarto não serão pessoas conhecidas; portanto, é importante começar a conhecê-los pessoalmente.
- Mantenha uma comunicação direta desde o primeiro dia, tentando dialogar e se interessar pela sua vida pessoal, a fim de conhecer o seu contexto familiar, social e pessoal.
- Há uma clara diferença entre uma pessoa que é veterana em dividir apartamento e um estudante novato que acabou de começar uma nova etapa. Este último geralmente tem os costumes da sua casa e não sabe como funciona um apartamento compartilhado.
- O segredo para ter um bom relacionamento no apartamento é manter um bom ambiente, onde se respire paz e tranquilidade, onde não haja confrontos e haja muita colaboração. Por isso, as boas relações com os colegas são essenciais.
– Sem entendimento não há cidade bem governada nem casa bem administrada.
– Xenofonte –
Estabelecer as regras de limpeza em apartamentos de estudantes
Desde o início, e depois de estabelecida a comunicação entre os moradores, é necessário deixar claro quais são as regras de convivência e, por consequência, as regras de limpeza.
É provável que alguns dos colegas de quarto não pensem nisso a princípio; dessa forma, é necessário fazê-los ver a necessidade de ter uma casa limpa. Tudo é uma questão de maturidade; por isso, dê o primeiro passo e os conscientize dessa necessidade.
Para estabelecer estas regras, deve ser realizada uma reunião entre todos os moradores do apartamento e deve haver um acordo entre todos eles, sublinhando a palavra “compromisso”. Cada um tem que cumprir a sua palavra e realizar as tarefas todas as semanas.
Regime de limpeza: de que maneira?
Uma vez que todas as partes estejam de acordo em manter algumas regras de convivência e limpeza, devemos proceder ao regime de limpeza. Siga as seguintes dicas:
- Diariamente, devem ser feitas as tarefas simples de limpeza, ou seja, deixar a sala organizada, o banheiro sem sujeira, recolher na hora o que caiu no chão, etc.
- Fazer uma distribuição semanal das tarefas entre os colegas: um cuida da sala e do corredor, outro da cozinha e outro do banheiro. Se houver mais moradores, as tarefas podem ser ainda mais subdivididas.
- É verdade que o banheiro e a cozinha exigem mais de uma revisão semanal. Neste caso, todos devem ajudar na manutenção diária, mas a faxina pesada pode sim ser feita uma vez por semana.
- É importante que o aspirador, a vassoura e o mop sejam usados em todos os espaços da casa; dessa forma, conseguiremos uma boa limpeza.
- Colocar o regime de limpeza e as regras em um papel na geladeira ou na sala de estar. Dessa forma, eles poderão vê-los diariamente e, assim, não haverá esquecimentos.
Se um dos colegas não ajuda a limpar, é necessário falar com ele sobre isso, sempre com argumentos de peso e sem que ele se sinta atacado; somente dessa maneira é possível conseguir um bom ambiente no apartamento.
Os quartos individuais
O grande problema que surge em um apartamento é o quarto pessoal. Esta é uma área privada onde cada um administra a limpeza da forma que preferir, um fato que geralmente causa grandes brigas.
Na maioria das ocasiões, eles não são limpos semanalmente, o que gera um acúmulo de poeira, sujeira e mau cheiro. De fato, muito poucos abrem a janela pela manhã para ventilar o quarto.
Se este problema for detectado, é necessário administrá-lo com atitude. É preciso fazê-los ver que, mesmo que este seja um espaço privado, uma limpeza semanal deve ser mantida, uma vez que ele também faz parte da casa.
– Conviva em paz e você se sentirá como se estivesse na sua própria casa. –