Logo image
Logo image

A arquitetura racionalista atualmente

3 minutos
A corrente arquitetônica racionalista ainda está vigente atualmente. Pode ser vista em diferentes áreas, mas sempre reflete praticidade, eficiência e funcionalidade.
A arquitetura racionalista atualmente
Última atualização: 16 maio, 2022

Os movimentos de vanguarda deixaram um legado artístico de grande importância. A sua influência atingiu os nossos dias a tal ponto que são feitas obras que seguem esquemas semelhantes ou que repetem padrões. Por isso, vamos conferir como está a arquitetura racionalista atualmente.

Um fator a levar em conta é a grande repercussão desses movimentos. De uma forma ou de outra, eles estão presentes em nossas casas tanto dentro como fora delas. Isso provavelmente se deve à originalidade que mostraram em sua época, visto que ainda hoje continuam a despertar a curiosidade de muitos.

Os arquitetos continuam a estudar as abordagens de alguns artistas como Le Corbusier ou Mies van der Rohe. Isso se deve basicamente à variedade de produções que na época despertaram o interesse do mundo todo.

A corrente racionalista na arquitetura

Some figure
Imagem: Fotógrafo: Picsinfusion Pós-produção: Zacharie Grossen – Wikipedia

Quando se trata de falar sobre a arquitetura racionalista devemos nos lembrar, principalmente, do segundo terço do século XX, quando ela se espalhou por vários países. Embora tenha seu início na década de 1920, somente na metade do século XX atingiu o seu máximo esplendor.

Algumas obras como a Villa Savoye ou a Fansworth House posicionaram-se como as referências mais importantes dentro dessa vertente artística. As soluções propostas para favorecer o conforto e aumentar a funcionalidade fazem com que esse tipo de construção se destaque do que até então se conhecia.

Foi na Escola Bauhaus onde o racionalismo se desenvolveu em maior medida. O seu fundador, Walter Gropius, é confirmado como a base da qual emergirá uma longa trajetória dessa tendência arquitetônica. É aqui, portanto, onde encontramos os princípios de inspiração para as obras modernas.

O século XX foi fecundo no desenvolvimento de novas fórmulas para a arquitetura.

Como ela é apresentada atualmente?

Nos países desenvolvidos essa tendência foi mais trabalhada. No entanto, também podemos dizer que outros países em desenvolvimento também a introduziram em suas construções. Lembre-se de que é um sistema simples e resolutivo.

  • Alguns edifícios residenciais são dispostos com um design baseado em linhas retas e algumas curvas, mas sem aplicar maior decorativismo. O mais importante é que seja proporcionado um espaço habitacional e não implique mais complicações técnicas.
  • Outro aspecto interessante é a rapidez de construção. O que é mais procurado atualmente é a eficiência. Assim, as obras são feitas o mais rápido possível com materiais elementares como ferro, tijolo e concreto.
  • É verdade que o racionalismo favorece a adaptabilidade à estrutura urbana. Ou seja, as paredes e as esquinas tentam unir-se sutilmente às ruas sem gerar uma ocupação exagerada. Busca-se, acima de tudo, praticidade.
  • Por outro lado, não podemos esquecer das indústrias, aquelas que estão nas periferias e que têm um design totalmente funcional. É aqui que prevalece o racionalismo, embora às vezes a imagem natural do edifício fique desvanecida.

O racionalismo em edifícios públicos

Some figure

O racionalismo está presente, em grande parte, nos edifícios públicos. Por exemplo, aqueles que correspondem a administrações estaduais, faculdades, centros educacionais, etc.

Todos eles tendem a utilizar formas simples, baseadas em linhas retas e básicas, com um grande número de janelas de vidro, como podemos ver em modelos do passado como o Weißenhofsiedlung de Le Corbusier ou o edifício Bauhaus de Walter Gropius.

Afinal, essas abordagens estão muito bem adaptadas às necessidades que a sociedade tem atualmente e respondem às diferentes utilizações que os interiores dos edifícios podem ter.

É comum encontrar vários edifícios dessa categoria nas ruas da cidade.

Uma tendência que acompanha a modernidade

A arquitetura racionalista atualmente não se afasta da própria essência que teve em meados do século XX. Basicamente, segue os mesmos preceitos, embora tenham ocorrido algumas transformações.

O arquiteto tem liberdade para interpretar essas características da melhor forma que considere, mas sempre cumprindo os propósitos únicos e elementares dessa corrente arquitetônica. Por esse motivo, você pode encontrar trabalhos que se combinam com outras abordagens mais técnicas ligadas ao minimalismo.

Imagem principal: Casa projetada por Le Corbusier para o conjunto habitacional Weißenhofsiedlung (1927), Stuttgart (Alemanha) – Andreas Praefcke – Wikipedia


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Droste, Magdalena: Bauhaus. 1919-1933, Berlín, Taschen, 1990.
  • Tournikiotis, Panayotis: Historiografía de la arquitectura moderna, Madrid, Mairea y Celeste, 2001.