Como arrumar uma mesa para um jantar formal?

Os jantares formais são um evento no qual, além de oferecer um bom cardápio, é necessário ‘vestir’ a mesa para agradar os convidados.
Como arrumar uma mesa para um jantar formal?

Última atualização: 23 janeiro, 2019

Ao preparar um jantar formal, é fundamental contar com os elementos básicos e, certamente, adicionar alguns toques pessoais com a finalidade de proporcionar mais estilo e elegância. No entanto, é preciso destacar que não é necessário ter um grande orçamento para alcançar um bom resultado.

Com elementos muito simples, porém bem cuidados, você poderá exibir uma mesa espetacular. O segredo está na forma como eles serão utilizados. A seguir, contaremos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto de forma detalhada.

Mesa para um jantar formal

Para organizar um jantar formal, é necessário rever quais são os elementos básicos que a mesa deve ter e, a partir disso, como fazer para que eles se destaquem de uma forma harmoniosa.

1. A roupa de mesa

A roupa de mesa não se refere apenas à toalha, mas também aos guardanapos. Embora possa parecer óbvio, muitas pessoas geralmente esquecem esse pequeno detalhe e então caem no erro de não prestar atenção à combinação entre esses dois elementos.

jantar formal

 

É importante notar que, para que a mesa fique bem ‘vestida’, é preciso não apenas ter atenção com a paleta de cores; mas também em relação à estampa, se houver.

As dicas a seguir vão ajudá-lo a escolher a roupa de mesa correta:

  • Se a toalha de mesa for de uma única cor, poderão ser usados guardanapos com algum tipo de decoração (faixa, bordas, bordados), a fim de conseguir um resultado mais marcante. Este fundo simples também permitirá que, posteriormente, acessórios mais coloridos e chamativos sejam incluídos.
  • Quando a toalha de mesa tem uma estampa específica, os guardanapos devem ter o mesmo estilo; caso contrário a mesa não ficará bem arrumada. Mas, se você quiser destacar os guardanapos, é possível recorrer a uma cor diferente em relação à cor da toalha de mesa.
  • E, caso a toalha de mesa tenha uma estampa mais marcante, com uma cor forte de fundo e um padrão decorativo metálico, o mais recomendável é que os guardanapos sejam de uma única cor, em um tom neutro e suave.
  • Caso a toalha de mesa seja de uma única cor e os guardanapos não tenham nenhuma estampa, você poderá recorrer a duas opções: colocar os guardanapos em um tom (mais claro ou mais escuro) em relação à toalha de mesa ou então contrastar com alguma outra cor.
  • Quando a toalha de mesa é na cor bege, podem ser utilizados guardanapos na cor marrom (com ou sem decoração) ou então na cor azul-turquesa, por exemplo.
  • É igualmente válido utilizar toda a roupa de mesa em uma única cor clara, suave, juntamente com um aparelho de jantar e acessórios discretos.

2. Os talheres

Outro item que não precisa ser de luxo, mas simplesmente ter uma boa apresentação na mesa, são os talheres. Ou seja, ainda que não sejam feitos de prata, tendo os instrumentos apropriados para cada prato, já é o suficiente.

No mercado atual, existem muitos modelos disponíveis em aço inoxidável, com diferentes acabamentos e a um custo acessível, que fazem sucesso nas mesas de eventos como um jantar formal, por exemplo.

3. O aparelho de jantar

Da mesma forma que os talheres, o aparelho de jantar também não precisa ser de luxo para que uma mesa fique bem arrumada. Geralmente, é comum recorrer aos desenhos de estilo clássico, já que eles trazem um ar discreto e elegante; mas é igualmente possível recorrer aos desenhos minimalistas, pois a sua simplicidade e sobriedade também trazem elegância.

O aparelho de jantar

É necessário evitar a combinação de diferentes tipos de aparelho de jantar porque isso dará à mesa um aspecto desorganizado e até mesmo pouco planejado.

A apresentação da mesa não estará completa sem um sousplat. Esta é uma peça que é colocada sob os pratos para evitar que a toalha se suje. Também serve para decorar a mesa; por isso, é extremamente importante que combine tanto com os talheres quanto com o aparelho de jantar.

4. Copos e taças

Quando se pensa em copos e taças, é muito comum dirigir o pensamento apenas para a típica taça de vinho. No entanto, este não é o único recipiente que deve ser levado em consideração.

Na verdade, nenhuma mesa para um jantar formal pode dispensar o conjunto composto por: jarras, taças e copos para servir e beber líquidos.

O número máximo de taças, por convidado, é quatro. Certamente, isso também dependerá da quantidade de bebidas que serão servidas. E, assim como nos casos anteriores, não é recomendado misturar diferentes tipos de copos e taças.

Acessórios para a mesa

É necessário ter em mente que os acessórios não devem impedir ou dificultar o acesso aos aperitivos e bebidas na mesa; assim como também não devem ser uma barreira entre os convidados, impedindo a interação social. Portanto, devemos tentar evitar colocar mais itens do que o necessário. Da mesma forma, também devemos evitar elementos de grande tamanho e volume.

Acessórios para a mesa

Não devemos nos esquecer do fato de que tanto a roupa de mesa quanto o aparelho de jantar também são considerados como acessórios, e não apenas como elementos básicos. Assim, além deles, os acessórios que mais fazem sucesso em jantares formais são:

  • Os enfeites florais.
  • Os castiçais e candelabros para velas.

Caso você decida decorar com castiçais ou candelabros para velas, o mais recomendado é que as velas sejam brancas ou de cores quentes claras. Os castiçais e candelabros devem ser de prata ou então uma imitação. A cor prateada reflete a luz e, por consequência, traz um toque de luminosidade de uma forma sutil e elegante.

Por outro lado, se você optar por enfeites florais, deverá evitar aqueles muito altos e sobrecarregados; tanto em termos de cor quanto de número de elementos.

Em vez disso, os enfeites mais recomendados são os de tamanho pequeno; principalmente aqueles que podem ser facilmente colocados no centro da mesa.