As 4 propostas de maior destaque em 2020

16 de fevereiro de 2020
As tendências decorativas geralmente mudam a cada ano, triunfando aquelas que são mais marcantes e práticas.

Neste artigo apresentaremos as 4 propostas de maior destaque em 2020 em termos de decoração. Todos os estilos que estão arrasando neste ano e as correntes decorativas que mais causaram furor.

1. Misturar texturas

as propostas de maior destaque

A tendência de misturar texturas, como, por exemplo, na decoração do sofá ou das paredes, está crescendo. Em 2019, isso se consolidou como uma ótima opção para a decoração. A ideia de misturar texturas em paredes, pisos e móveis dá um toque moderno e acolhedor aos seus espaços.

No revestimento das superfícies, é possível brincar com as cores dos azulejos, que podem ser iguais em tamanho, mas de cores diferentes. Mantendo o formato, é possível montar formas com peças de diferentes texturas e padrões.

Uma dica: é interessante brincar com texturas contrastantes, adicionando assim um toque pessoal. Você pode misturar materiais naturais como a madeira, metal ou fibras com tapetes, objetos de vidro e madeira reciclada. Esta sempre será uma boa alternativa.

2. A cor preta nas cozinhas: uma das propostas de maior destaque em 2020

as propostas de maior destaque

Uma das tendências que está dando o tom entre os designers em 2020 é usar as cores preto e branco nas cozinhas. Apostar na cor preta na decoração de uma cozinha é, por assim dizer, algo no mínimo arriscado.

Por esse motivo, é necessário ter em mente algumas considerações mínimas antes de optar pelo uso do preto nesses espaços.

A primeira consideração é vital, pois, para garantir a luminosidade adequada no espaço, essa cor deverá ser combinada com cores claras.

A segunda consideração também é muito importante e se trata de garantir que tenhamos luz natural suficiente na cozinha. Se esse não for o caso, as cores claras devem prevalecer sobre o preto. Optar por móveis de cozinha pretos com diferentes acabamentos sobre uma parede branca dará um toque de elegância e distinção ao espaço.

No chão, é aconselhável usar um revestimento de grês de cor clara, evitando assim uma sobrecarga visual. Nós o incentivamos a escolher esta tendência, pois ela esteve muito presente na decoração das cozinhas em 2019 e continua muito atual.

3. Armários abertos

as propostas de maior destaque

Uma das contribuições mais interessantes da decoração de estilo nórdico, especificamente no caso dos quartos, são os armários abertos. Até recentemente, eles eram simples espaços para objetos, nos quais a prioridade era dada à funcionalidade.

Atualmente, no entanto, eles se tornaram objetos decorativos onde a ornamentação e a beleza também prevalecem. De corte minimalista, a opção mais simples são os cabides portáteis, dobráveis ​​e fáceis de movimentar, que proporcionam versatilidade e leveza ao quarto. 

Em um armário, devemos tentar aproveitar todo o espaço que ele nos oferece. Como recomendação, devemos garantir que a altura desses elementos chegue até o teto. 

É sempre bom ter um maleiro na parte superior que possa ser usado ou não, sendo assim um espaço extra de armazenamento. No entanto, uma das grandes desvantagens dos armários abertos é que eles não permitem que a roupa seja isolada do pó. Se você deseja dar ao seu quarto um toque bem pessoal, essa é uma ótima alternativa de design.

4. Espaços mais amplos com as propostas de maior destaque em 2020

cozinha e sala de jantar

tendência atual do design de interiores procura espaços mais diáfanos, sem muitas divisórias, ainda mais se estivermos falando sobre espaços domésticos. Atualmente, cada vez mais divisões e divisórias estão sendo demolidas nas obras de reforma, buscando um melhor aproveitamento dos espaços, bem como a união e a conexão entre eles.

Assim, é cada vez mais comum encontrar casas nas quais a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha compartilham um único espaço organizado paralelamente, tendo a bancada de café da manhã como uma divisão visual entre a sala de jantar e a cozinha.

A premissa preferida dessa tendência é: quanto menos divisões, melhor. Mas, se você não puder ficar sem elas, escolha materiais como o vidro ou o acrílico, pois eles permitirão que haja continuidade na passagem da luz e na conexão entre um espaço e outro.

Ainda que separados por apenas dois ou três degraus, a tendência de reunir diferentes níveis da casa está em alta. A sala de estar em um nível e a dupla sala de jantar-cozinha em outro, garantindo-lhes independência.

Se você pretende reformar a sua casa em breve, não se esqueça das propostas de maior destaque em 2020, bem como das tendências em decoração de interiores que você deve levar em consideração atualmente.