As melhores tintas para o interior da sua casa

5 de março de 2020
Se você não sabe como pintar sua casa, leia este post. Nele, deixaremos informações sobre todos os tipos de tinta disponíveis no mercado.

Neste artigo daremos algumas ideias sobre tintas para o interior de sua casa disponíveis no mercado.

No entanto, elas não devem ser algo apenas funcional, também podemos usá-las para dar um toque decorativo nos diferentes cômodos da casa.

Muitas vezes, pensamos que o mais importante é acertar na cor das paredes ou do teto e é só isso. No entanto, devemos ter em mente que, em cada parte da casa, precisaremos de um tipo específico de tinta, adequado às características de cada uma dessas áreas.

Considere que existem áreas mais úmidas, outras expostas a fumaça ou vapor, etc. São essas áreas que vão precisar de determinadas tintas adequadas a essas condições do ambiente.

Por isso, a seguir daremos algumas ideias sobre os diferentes tipos de tintas que existem atualmente no mercado.

Tintas para o banheiro

Nos banheiros é essencial optar por uma tinta antifúngica. Por quê? Porque podemos dizer que esse é o cômodo da casa mais exposto à umidade e às mudanças de temperatura.

Nesse cômodo, sem o devido tipo de tinta, haveria a proliferação de fungos quando houvesse a primeira mudança de temperatura ou de quantidade de vapor no ar. Muitas tintas têm essa propriedade.

As melhores tintas

 

Você também pode considerar pintar diretamente sobre os azulejos (se houver algum). Eles vão parecer novos. Apenas tome o cuidado de limpá-los antes da pintura. Caso contrário, a tinta não irá aderir bem.

Uma última opção é a tinta fotocatalítica. Poderíamos dizer que funciona como um purificador de ar. Dessa forma, elimina fungos, bactérias, odores, etc. Além disso, faz com que as superfícies permaneçam mais limpas.

Tintas para cozinhas

Para as cozinhas, também precisamos de um tipo muito específico de tinta. Lembre-se de que as cozinhas acumulam gordura diariamente, além de umidade, vapores, etc. Por essa razão, da mesma forma que os banheiros, recomenda-se também uma tinta antifúngica.

Há também tinta anticondensação (para evitar manchas de umidade) ou tinta antimancha (quando as manchas já apareceram).

As melhores tintas

 

Você também pode optar por pintar as paredes com um acabamento bastante brilhante. Dessa forma, haverá menor aderência de sujeira. Você vai agradecer muito por isso na hora da limpeza.

Outra opção é a tinta catalítica, que já discutimos na seção anterior. Pense que na cozinha geralmente há fumaça, gordura, etc. Além disso, não contém qualquer elemento tóxico, por isso não fará mal ao meio ambiente.

É verdade que é uma opção mais cara do que as outras, mas vale a pena; manterá as superfícies mais limpas.

Outras tintas para o interior de sua casa

Nos demais cômodos podemos optar, em primeiro lugar, por tintas laváveis. A verdade é que elas são uma boa solução na hora de limpar essas superfícies.

Embora sejam adequadas para qualquer área, recomendamos especialmente para as paredes de quartos de crianças ou áreas de lazer. Simplesmente, elas são as áreas onde, provavelmente, há mais manchas na parede. Tudo o que você precisa fazer é passar um pano úmido sobre a superfície.

Outro tipo muito específico é a tinta hipoalergênica ou uma tinta inodora. Elas são totalmente recomendadas para pessoas com alergias ou com problemas de saúde.

As melhores tintas

 

Como você pode ver, a têmpera é a pintura mais comum para interiores. Outra opção é a tinta plástica, que funciona como uma camada protetora ou impermeável, por isso não podemos utilizá-la em áreas da casa onde haja umidade. Nesse caso, os vapores não passam e formam bolhas na superfície.

Uma última opção são as tintas decorativas, que têm um acabamento muito bonito que imita mármore ou estuque, por exemplo. Com elas, podemos fazer com que a aparência final se pareça com a de interiores rústicos ou antigos. Elas são uma solução bastante original.

Conclusão

Em primeiro lugar, esperamos que essas ideias tenham sido úteis. Além disso, lembre-se de que você pode dar diferentes acabamentos ou texturas dependendo do seu gosto pessoal. E também, pode combinar cores, criando composições visualmente equilibradas.

Embora neste artigo tenhamos nos concentrado em tintas para interiores, não se esqueça que também existem tintas específicas para os exteriores ou para áreas como as garagens.