As últimas tendências em decoração usando o preto

· 24 de agosto de 2018
No mercado, podemos encontrar diferentes tendências de decoração usando o preto. Tanto móveis como outros elementos decorativos podem contribuir muito com a decoração da sua casa.

O preto, uma cor que combina com tudo, mas que, por sua vez, transmite muita personalidade e possui um caráter próprio, sério e elegante. Vamos conferir quais são as tendências mais recentes em termos de decoração usando o preto.

Decoração usando o preto: a última moda

Tanto na moda quanto na decoração, é muito fácil combinar o preto com outras cores. A virtude dessa cor é a sua capacidade de se integrar em qualquer espaço.

No mundo do design de interiores, o preto é uma cor neutra que não adquire um enorme destaque, caso haja outros tons mais fortes que ele.

No entanto, pode oferecer múltiplas possibilidades de decoração. Vejamos quais são as tendências que existem atualmente no mercado.

Móveis

Em qualquer espaço comercial, você pode encontrar móveis pretos. Entretanto, devemos ter em mente que a combinação com outras cores deve ser bem estudada.

cozinha moderna preta- decoração usando o preto

As bancadas baixas, altas e as prateleiras podem ser recursos em que o preto pode ficar muito bem. O que vai acontecer é que esses móveis não vão adquirir total destaque, mas sim ficarão em segundo plano. Mesmo assim, eles vão combinar com a decoração do ambiente.

Além disso, as cadeiras costumam ser outro móvel interessante quando apresentam esse tom. Normalmente, ficam bem nessa cor quando possuem linhas simples e básicas.

Em que estilos decorativos esses móveis podem se encaixar?

  • Contemporâneo
  • Estilo urbano
  • Minimalismo
  • Vintage

Outra possibilidade é o sofá. A aplicação dessa tonalidade nesse móvel vai proporcionar à sala de estar personalidade e força, e até mesmo, uma seriedade que outros móveis não conseguem transmitir.

No caso em que o sofá é preto, não coloque almofadas desse mesmo tom; é preferível fazer um contraste de cores mais claras com o preto. Se você usar cores como o vermelho, dourado, azul… eles se destacarão muito.

Exemplos de sofás pretos:

Luminárias

Uma luminária, seja de pé ou pendente, pode ter mais ou menos destaque dependendo do tipo da cor que apresenta. É verdade que não estamos acostumados a ver luminárias na cor preta.

Na verdade, uma luminária dessa tonalidade vai passar despercebida; ela ficará relegada a um segundo plano, mas proporcionando também uma harmonia decorativa geral.

 O olhar se volta para aqueles móveis que possuem cores mais intensas.

Alguns exemplos de produtos atualmente no mercado são os seguintes:

  • Nymane, Ranarp e Kvart (IKEA)
  • Virginia, Pop preto (Leroy Merlin)
  • Amsti (Super estudio)
luminária preta- decoração usando o preto

Paredes na cor preta

Não só os móveis podem ter essa cor, como também as paredes podem ser pintadas com esse tom. É preciso saber muito bem como pintar sem tornar o ambiente excessivamente sombrio.

Claro que não se deve pintar todo o espaço com a cor preta, já que causaria impacto demais e quase não haveria luminosidade. Assim sendo, você deve descartar essa ideia completamente.

O ideal é pintar uma única parede de preto e as outras paredes com outro tom (os cinzas combinam perfeitamente com o preto).

O que se conseguirá através deste tipo de decoração? Seriedade, ousadia, estilo alternativo e contraste. Ou seja, transforma a atmosfera do lugar.

 A cor diz muito sobre a pessoa; o preto vai mostrar como você é. 

Molduras para quadros

Qualquer pintura ou fotografia se transforma em um elemento de decoração em um cômodo; no entanto, muitas vezes, comete-se o erro de colocar molduras que não combinam bem com os móveis.

Mesmo que uma moldura seja fina, pequena e possa passar despercebida, na realidade, também pode romper completamente a sensação decorativa do espaço.

As molduras pretas para quadros, fotografias, mapas, etc., permitem que você combine bem esses elementos com a decoração do lugar; adaptam-se perfeitamente ao tom da parede e, por sua vez, passam despercebidas.

Exemplos de molduras:

  • Ribba, Fiskbo (IKEA)
  • Dalma (El Corte inglês)
  • Eléonore (Maisons du monde)

Colcha para a cama

A seriedade do preto pode ser transportada para os quartos. A elegância e a personalidade do negro devem ser combinadas apropriadamente com o restante da decoração e a pintura das paredes: cinza.

cama colcha preta- decoração usando o preto

Obviamente, alguns tipos de colchas reforça a personalidade do morador e se encaixam perfeitamente com a harmonia do quarto e do próprio lar.

Alguns nomes relevantes que estão atualmente no mercado são os seguintes:

  • Spanst (IKEA)
  • Jacquard (Gauus)
  • Vegas (Conforama)

Conclusão

O preto fica bem em qualquer espaço da casa, seja na sala de estar, no quarto ou no banheiro. Ele pode proporcionar originalidade, seriedade, personalidade e harmonia.

A principal pretensão e virtude desse tom é que ele combina com qualquer ambiente, oferecendo uma atmosfera tranquila.