Logo image
Logo image

Combinações de cores pastel para interiores

3 minutos
O uso de cores pastel nos interiores é um sucesso. Existe uma boa sintonia entre elas, favorecendo a harmonia do conjunto.
Combinações de cores pastel para interiores
Última atualização: 16 maio, 2022

A relevância adquirida pelos esquemas de cores em casa é notável. Eles são um componente fundamental para construir o diálogo interno e configurar um conteúdo específico. Por isso, hoje falaremos sobre como devem ser trabalhadas as combinações de cores pastel para interiores.

Um dos princípios básicos para a harmonização de todo o conjunto é a correta adaptação dos tons na decoração. Não devemos fazer aplicações aleatórias, mas sim um estudo anterior e consensual. O mais importante é que cada passo dado seja o correto.

Um aspecto que deve ser valorizado no mundo do design de interiores é a conquista do bem-estar. Como isso pode ser alcançado? Principalmente, através da relação entre os elementos decorativos, aqueles que, afinal, guardam um vínculo essencial para definir o estilo.

Princípios estéticos das cores pastel

Some figure

De que maneira podemos conceber as cores pastel? Em primeiro lugar, devemos levar em conta que se trata de uma gama sofisticada cuja aparência agrada aos olhos e que proporciona um certo conforto, como se percebêssemos a doçura da sua essência.

As variedades são múltiplas: do quente ao frio, e inclusive algumas são mais marcantes do que outras. Porém, todas têm um princípio comum: a perda de intensidade, como se não tivessem toda a força que as outras cores costumam ter.

Nesse sentido, podemos dizer que são muito apropriadas para o lar. Não importa onde estejam dispostas ou de que forma sejam apresentadas, o mais importante é que adquiram um certo destaque. No final das contas, sempre acertaremos com a sua aplicação em casa. Onde quer que estejam, contribuirão positivamente.

São cores suaves e fáceis de trabalhar.

Combinações de cores pastel para interiores

Ao combinar essas cores, podemos encontrar diferentes possibilidades. O material, a forma ou o produto não são relevantes, o que mais importa é o processo de junção de determinados tons com outros e a forma como participam na decoração. Vejamos alguns exemplos:

  • Podem ser facilmente aplicadas em tapetes. Os cinzas e brancos podem ser úteis para que, por outro lado, apareçam outros mais marcantes, como rosa, amarelo, laranja, verde, etc., da mesma forma que se usássemos tons avermelhados, granada, roxo e bege.
  • No caso do sofá, pode ser de uma cor dominante que ganhe mais destaque na sala. Entretanto, é através das almofadas que o contraste deverá ser produzido. Por exemplo, azul com salmão, rosa e laranja, verde e azul, etc.
  • Se quisermos ter três cores diferentes em três pontos principais de um cômodo, devemos estar cientes da nossa escolha. Não se esqueça de que terão grande repercussão estética. As combinações mais comuns são o azul, o salmão e o bege. Com essas três cores, muitas coisas podem ser feitas.
  • As cores frias são um pouco mais superficiais e sutis. Ou seja, não são tão chamativas, mas geram uma sensação antiestresse. Consequentemente, os azuis mais claros, roxos ou turquesas estão ganhando grande destaque.

Cores complementares

Some figure

Se levarmos em conta como funcionam as cores complementares, será através dos tons pastel que poderemos trabalhar a relação estética ao mesmo tempo em que produzimos um contraste elegante e curioso.

Os tons azuis com os laranjas, os verdes com os vermelhos ou os amarelos com os violetas geram uma diferenciação que, de uma forma ou de outra, confere uma sofisticação elegante com um aspecto primaveril.

Em nenhum momento se percebe um contraste violento ou intenso, muito pelo contrário. Predominam a concordância e a boa harmonia, pois as cores complementares são diferentes, mas dialogam corretamente entre si.

Por que escolher cores pastel para interiores?

No design de interiores, existem diferentes formas de trabalhar as cores. No entanto, é através dos tons pastel que se abre um caminho que, na verdade, é muito fácil de percorrer.

Essas cores provavelmente não geram conflito na decoração em nenhum momento. Dessa forma, criaremos ambientes onde a harmonia e a boa sintonia brilham por si mesmas. Por isso, o fato de optar por essas cores nos ajuda a consolidar a harmonia do conjunto.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Atkins, Caroline:Colorea tu hogar, Londres, Ceac, 2003.