Como você pode combinar o cinza e o marrom na decoração?
No artigo a seguir, queremos lhe dar algumas ideias sobre como combinar o cinza e o marrom de uma forma bonita e elegante. Embora ambas sejam cores usadas na decoração, não é tão frequente aparecerem juntas, mas sim combinadas com branco ou com cores mais vivas.
Como você pode combinar o cinza e o marrom
Se decidirmos combiná-los, devemos tomar muito cuidado, pois eles podem criar espaços muito escuros ou sem graça. Isso faria com que não nos sentíssemos tão confortáveis em determinado cômodo.
Além disso, pense no amplo leque de cores que cada um oferece:
- Cinza: cinza, chumbo, cinza-acastanhado, linho, pérola…
- Marrom: areia, bege, avelã, mogno, café, chocolate, canela, ocre …
Esses são apenas alguns exemplos. Você poderia pensar em fazer algumas combinações monocromáticas com um deles e dar pequenos toques com o outro.
O cinza e o marrom podem ficar ótimos em qualquer cômodo da sua casa. Por essa razão, daremos alguns exemplos e ideias para cada cômodo da casa. Esperamos que você goste das nossas ideias e lembre-se de que é importante criar espaços que também sejam luminosos.
Banheiros
No caso dos banheiros, devemos partir da ideia de que o chuveiro, a pia e o vaso sanitário costumam ser de cor branca. São simples, mas nunca saem de moda.
Uma opção seria escolher azulejos cinzas para todo o piso e revestir uma das paredes com madeira escura. Se você não está convencido sobre a madeira, pode considerar a escolha de um revestimento que imite o acabamento da madeira.
É preferível deixar as outras paredes livres, pintadas com um cinza claro, um bege ou algo assim. Caso contrário, o ambiente poderia ficar sobrecarregado demais.
Outra opção seria combinar diferentes tipos de cerâmica nas paredes e no piso. Para dar o toque de marrom, podemos comprar a tampa para o vaso sanitário e a bancada para o lavabo de uma madeira bem clara.
Obviamente, lembre-se de que você também pode aproveitar para combinar os acessórios com essas duas cores. Estamos nos referindo às saboneteiras, tapetes, cortinas de chuveiro, toalhas ou roupões de banho.
Cozinhas
Nas cozinhas, você pode pensar em brincar com as possibilidades trazidas pelo aço inoxidável. Ficará muito bem toda a zona da bancada feita nesse material, enquanto que os móveis podem ser de madeira (melhor se for clarinha).
Quanto aos aparelhos eletrodomésticos, normalmente os vemos em cinza, não na cor marrom. Falando especificamente das ilhas de cozinha, há muitas que combinam aço e madeira.
Outra opção pode ser colocar um piso de madeira (ou com um revestimento que se assemelhe a ela). Com relação aos móveis com bancada e os eletrodomésticos, podem ficar muito bem na cor cinza. Para que haja maior contraste visual, você pode optar por móveis suspensos de madeira; melhor ainda se forem parecidos com a madeira do piso.
Da mesma forma que nos banheiros, você também deve buscar combinar os acessórios: talheres, recipientes, guardanapos, etc. Nas cozinhas de estilo industrial, é comum ver essa combinação de cores e materiais.
Salas de estar
Em geral, os sofás têm muito peso visual nas salas de estar, especialmente, se tiverem uma chaise-longue. Por isso, é importante escolher a cor certa. Se você escolher um sofá marrom, os de couro são uma excelente opção.
Quanto às paredes, vai ficar mais fácil pintá-las de cinza. Você pode pintar uma parede de um cinza mais escuro que as outras, assim criará dinamismo. Se você optar pela cor marrom, considere pintar apenas uma parede dessa cor e as outras com um marrom bem claro (como o bege) ou até mesmo branco.
Se você tem uma sala de jantar, pode escolher cadeiras com pés de madeira, mas estofadas em cinza. Falando dos pisos, vão ficar muito bem aqueles de madeira, como os pisos flutuantes, que podem ser encontrados também em cinza.
E então, lembre-se também de combinar os tecidos: cortinas, tapetes, almofadas, mantas… você pode combinar modelos e tonalidades diferentes.
Quartos
Combinar cinza e marrom nos quartos é mais fácil do que parece. Uma possibilidade seria colocar um revestimento de madeira na parede onde esteja a cama e pintar as outras paredes de bege ou, até mesmo, de branco.
Ou então, colocar um revestimento cinza escuro e pintar as outras paredes de cinza clarinho. Em seguida, coloque a cabeceira da cama da outra cor, para criar um pouco de contraste.
Quanto a mobília, escolha as peças de madeira de cor clara, que tenham recebido apenas tratamento, tais como as da IKEA. Você vai criar um espaço mais iluminado.
Como você pode ver, combinar essas cores é muito fácil. Recomendamos que você escolha os tons mais claros de cinza e marrom. Assim, você evitará que sejam criados espaços escuros, que também pareçam menores do que são na realidade.