Como aplicar a cor preta nas paredes da sua casa
Para dar a um cômodo um toque sério e interessante não é necessário aplicar um tom intenso. Na verdade, um tom neutro pode ficar perfeito, como por exemplo, a cor preta na parede.
Normalmente, aplicamos nos quartos e salas de estar cores mais claras e vivas com a finalidade de transmitir sensações positivas através da cor e promovendo uma sensação de tranquilidade.
O que acontece com a cor preta? Parece que existe um certo medo de utilizá-la em uma residência. Mas, na verdade, é preciso saber utilizá-la na superfície adequada. É preciso ter consciência das limitações que ela tem e, além disso, não pode ser aplicada de qualquer maneira.
Contribuição estética da cor preta
A cor preta transmite uma sensação de seriedade. Evidentemente, ela não transmite vivacidade nem aconchego, mas dá um toque escuro e mais intimista, como se o ambiente estivesse mais fechado.
Acontece o contrário com os tons mais claros como o branco, que transmite pureza e limpeza. O preto, por sua vez, escurece mais o cômodo e elimina qualquer traço de profundidade ou abertura.
Além disso, costuma ser elegante e se encaixa perfeitamente em qualquer estilo de decoração. Dessa forma, as cores que estiverem ao seu redor podem se complementar perfeitamente com o preto.
– O preto combina com tudo, tanto na moda têxtil quanto no mundo do design de interiores. –
Cômodos onde podemos aplicar a cor preta
Se houver dúvida com relação ao local onde aplicar a cor preta, ela poderá ser utilizada em qualquer cômodo da casa. No entanto, a chave está em combiná-la adequadamente com as outras cores para que, assim, haja uma correta distribuição cromática sem que os cômodos fiquem sobrecarregados.
- A sala de estar: claro, você não deve pintar toda a sala de estar de preto. Isso porque poderá ter um efeito muito intimidador e gerar certa rejeição por parte dos convidados. Pinte apenas uma parede de preto e aplique outra cor nas outras paredes.
- Quarto: nesse caso, o preto pode sim ter maior visibilidade graças ao contraste direto que fará com os outros recursos decorativos e, especialmente com a cama e a cabeceira. Preferivelmente, deve ser combinado com o branco.
- Cozinha: esse cômodo na cor preta pode ficar fechado demais, então, não fica bem. É preferível pintar uma única parede com preto, contrastando com a cor dos móveis.
- Hall e corredor: pode haver também uma parede na cor preta e as demais em uma cor contrastante. Poderá ficar muito bem pintar apenas meia parede de preto, mais especificamente, a metade inferior.
- Banheiro: pode ter um resultado interessante quando contrastar com os vasos sanitários de cor branca. Tanto os azulejos quanto a tinta podem ser pretos.
Definitivamente, podemos incluir o preto em todos os cômodos da casa. No entanto, é preciso combiná-lo adequadamente e não deixar que ele se destaque demais no cômodo. Na verdade, é preciso fazer tudo ao contrário, deve ser um elemento secundário e que participe da decoração.
Complementaridade do preto com outras cores
Na hora de pintar uma parede com preto, como dissemos anteriormente, não devemos pintar todas as paredes na mesma cor. É melhor pintar somente uma parede e deixar o restante com outra cor, exceto se você quiser que o cômodo tenha um toque sério e contundente: quarto, sala de estar, banheiro…
- O preto pode combinar muito bem com o branco. Cria-se um contraste direto entre ambos e, claro, o branco se sobressai mais, ganhando maior destaque.
- Combinação com o marrom: é melhor um marrom que não seja muito escuro. De preferência, um marrom mais claro, que se aproxime mais do ocre. Um exemplo seria combiná-lo com madeira.
- Combina bem com o cinza: tanto um quanto o outro criam uma sintonia muito boa na casa. Dessa forma, dará um forte toque de seriedade.
- Com o roxo: ambos transmitem a sensação de seriedade, mas também de elegância. Seria um tipo de decoração mais chique, original e alternativa. O roxo não se destacará tanto como outros tons mais claros.
Não podemos esquecer que o preto é um recurso muito bom para criar uma interessante combinação no interior da casa. No entanto, é preciso trabalhar adequadamente a relação do conjunto.