Como decorar com murais botânicos
Neste post falaremos sobre como decorar com murais botânicos: uma maneira diferente de decorar com plantas. A sua casa pode ter a sua natureza própria, já que a cor verde oferece alegria ao espaço e ajuda a oxigenar o ambiente.
As novas tendências de decoração tratam de introduzir as plantas no design de interiores. As sensações que eles transmitem às pessoas são muito positivas.
Normalmente, nos acostumamos a ter as plantas em vasos. No entanto, existem outras maneiras de decorar, sem a necessidade de utilizar somente plantas naturais. Estamos nos referindo aos murais botânicos.
O que são murais botânicos?
Basicamente, um moral botânico consiste na decoração através de composições com motivos florais, de plantas ou folhas.
Na verdade, essa é uma maneira de dar toques naturais a nossa casa. Podemos dar, inclusive, um toque científico, evocando os álbuns botânicos de cientistas e estudiosos do século XIX. Mas, sem perder a capacidade expressiva da decoração de interiores.
Em geral, as pessoas se acostumaram a utilizar plantas vivas, mais ou menos coloridas, com a intenção de dar frescor ao ambiente.
Os murais botânicos são outra maneira de utilizar a natureza. Ou seja, a mão do designer transforma o natural em um recurso decorativo.
Mural botânico de plantas naturais
Em primeiro lugar, veremos no que consiste fazer um moral botânico de plantas naturais e alguns exemplos que poderão ser úteis.
Na hora de decorar, pode-se utilizar folhas ou ramos com várias folhas. Elas devem estar prensadas e secas para que, assim, possamos passar ao passo seguinte.
Utilizando um vidro e uma moldura escura, deixa-se o vegetal bem prensado e preso pela parte de trás. A moldura ajuda a criar uma linha de enquadramento, assim como se faz com fotografias e pinturas.
Podem ser pendurados na parede ou colocados em cima de mesas e bancadas. Podem ser de vários modelos e de diferentes tamanhos, para dar dinamismo ao local.
De acordo com o seu gosto, poderá escolher plantas mais verdes, coloridas ou escuras, dependendo da linha de design que você queira em casa:
- Verdes: para decoração rustica, vintage ou clássica.
- Plantas e flores coloridas: se você quer dar vivacidade e naturalidade ao ambiente.
- Escuras: decoração minimalista, vintage ou modernista. Seria uma transformação da natureza de acordo com a conveniência das pessoas.
Mural botânico pintado
Outra maneira de fazer murais botânicos é com a faceta artística da pintura. Que técnicas podemos utilizar?
- Aquarela
- Acrílico
- Óleo
Utilizando essas técnicas, podemos realizar ilustrações coloridas de qualquer tipo de planta, e seguindo o mesmo formato dos murais naturais.
As pinturas podem ser feitas em tela ou papel especial de aquarela, enquadrando com uma moldura e colocando na parede. Assim, consegue-se um ambiente mais fresco, dinâmico e artístico.
Além disso, podem combinar perfeitamente com outros quadros ou elementos decorativos da casa, já que esse mural seria mais artístico do que natural.
Mural botânico em papel de parede
Outra opção é o mural no papel de parede. Esse formato é muito mais simples de fazer, de colocar e existem diferentes tamanhos.
Podemos encontrar em formato de paisagem, que ocupa uma parede inteira; ou simplesmente um espaço concreto, mais reduzido.
Existem diversos tipos de conteúdo nesses papeis de parede. São os denominados Rebel Walls:
- Flores: estampas de primavera com motivos florais.
- Plantas: diversidade natural de plantas que proporcionem frescor na sala: cactos, árvores, plantas silvestres, etc.
- Estampa pintada: representação de plantas naturais. Ou seja, uma representação simples sobre um fundo neutro.
- Fotografia: pode-se fazer uma fotografia de um determinado lugar e colocá-la na parede.
Murais fotográficos: como decorar com murais botânicos
Um tipo de mural que ganha cada vez mais destaque no design de interiores é o fotográfico. Esse formato traz sensações diferentes aos descritos anteriormente.
Em uma parede, pode-se colocar uma fotografia em tamanho real de um espaço singular da natureza: um bosque, uma praia, uma floresta, um jardim, etc.
A finalidade deste tipo de murais é transportar as pessoas para esse lugar. Ou seja, podemos contemplar a natureza enquanto aproveitamos o aconchego do lar.
Algumas lojas permitem que você leve uma fotografia e, a partir daí, fazem um papel de parede personalizado.
Conclusão
Não hesite e faça com que a sua sala ou quarto seja um espaço verde, onde as plantas estejam presentes. Você terá sensações de tranquilidade e relaxamento. Com essas ideias de como decorar com murais botânicos, você poderá aproveitar a natureza todo dia de uma maneira diferente e alternativa.