Como eliminar o mau cheiro dos canos

15 de junho de 2019
Além de eliminar o mau cheiro dos canos, é fundamental saber o que causa esse problema. Assim poderemos evitá-lo no futuro.

Um dos problemas mais comuns nas residências é a falta de limpeza no encanamento. Eliminar o mau cheiro dos canos é mais fácil do que pensamos, mas para isso precisamos nos comprometer a cumprir uma certa rotina de higiene.

É claro que os tubos não entopem ou ficam sujos apenas por falta de limpeza, já que as atividades diárias os vão manchando e carregando de mofo e outros resíduos. Neste artigo daremos algumas dicas.

Canos e mau cheiro: causas

Tanto o encanamento doméstico como o sistema de esgoto podem provocar maus odores. Não importa se você o utiliza muito ou pouco, ele vai acabar entupido e com mau cheiro mais cedo ou mais tarde.

Como primeira medida, você deve verificar por que os canos cheiram mal e, assim, evitar que eles fiquem entupidos novamente:

1. Uso de sabões e detergentes

Tubos e mau cheiro: causas

Hoje em dia, os produtos de limpeza são muito fortes e contêm uma boa dose de substâncias químicas. Os resíduos de sabões, detergentes e produtos de limpeza vão ficando presos nos canos e com o tempo se decompõe causando maus odores. Assim, a melhor maneira de evitá-lo é comprando fórmulas mais naturais, ou usando apenas a quantidade mínima para cada lavagem.

2. Água parada

Algumas seções dos canos não têm um desague completo, e é assim que a água vai ficando parada

Algumas seções dos canos não têm um desague completo, e é assim que a água vai ficando parada. Se a isso somarmos o calor, os produtos de limpeza e a comida que passa por ali, é fácil entender por que as bactérias se proliferam e há um mau cheiro.

3. Degradação dos canos

Devido à umidade, ao mofo e à degradação natural dos materiais com os quais são feitos, os canos vão se deteriorando com o tempo

Devido à umidade, ao mofo e à degradação natural dos materiais com os quais são feitos, os canos vão se deteriorando com o tempo. Como resultado, a situação se agrava e o mau cheiro é sentido em todo momento. Talvez seja hora de trocar os canos e colocar alguns mais modernos.

4. Restos de comida

Os restos de comida são um dos principais motivos pelos quais os canos têm um mau cheiro

Este é um dos principais motivos pelos quais os canos têm um mau cheiro. Quando lavamos pratos ou cozinhamos, muitos restos de comida vão pelo ralo. Destes, uma boa quantidade não é completamente eliminada e assim acaba obstruindo a passagem da água. Além disso, entra em decomposição e gera aromas desagradáveis ​​para a cozinha.

Algo semelhante acontece no banheiro, mas com o cabelo que cai quando tomamos banho. Portanto, é essencial colocar filtros de ralos para assim reduzir ao máximo a quantidade de restos orgânicos que apodrecem nas tubulações.

Dicas para eliminar o mau cheiro dos canos

Existem diferentes receitas caseiras que podem ser úteis para eliminar o mau cheiro dos canos e realizar uma limpeza mais profunda desta área tão problemática da casa:

1. Vinagre branco

Dicas para eliminar o mau cheiro dos canos

Uma receita “de avó” que serve bem para desentupir os canos e eliminar odores desagradáveis. Você precisa de uma xícara de vinagre branco, um copo de água e cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Em uma panela, coloque a água e o vinagre branco e aqueça até ferver. Retire do fogo e adicione bicarbonato de sódio. Misture bem e, antes que esfrie, despeje-o na pia, no ralo do chuveiro ou no vaso sanitário. Para um melhor efeito, não utilize a água em um intervalo de meia hora.

2. Levedura ou fermento de pão

A levedura pode ajudar contra o mau cheiro em canos

Uma alternativa caseira muito eficaz, fácil e rápida de usar. Basta despejar uma colher de sopa de fermento na pia à noite e deixar agir até a manhã seguinte (sem abrir as torneiras).

3. Café

O café é uma dos produtos mais utilizados ​​quando se trata de maus odores

O café é um dos produtos mais utilizados ​​quando se trata de maus odores. E o melhor de tudo é que você vai gastar grãos de café já utilizados​… portanto, uma excelente reutilização! Jogue o café pelo ralo e procure não abrir a torneira por algumas horas.

Tenha em mente que, às vezes, essas soluções domésticas não são suficientes e você precisará contratar uma empresa especializada em limpeza de encanamentos. Eles contam com ferramentas e produtos especiais, utilizados ​​especialmente quando há obstruções ou um grande acúmulo de alimentos.