5 tipos de torneiras de cozinha

· 28 de agosto de 2018
Qual torneira se adapta melhor à sua cozinha? Talvez uma fixada na parede? Ou seria melhor uma com mangueira? Veja quais são os diferentes tipos existentes no mercado.

Se você está pensando em renovar a torneira da sua cozinha, certamente encontrou tantos tipos que achou difícil escolher. Para facilitar a sua escolha, propomos 5 tipos de torneiras de cozinha e explicamos cada um deles. Certamente, depois de ler este artigo, você terá muito mais clareza sobre qual escolher, ou pelo menos terá descartado algumas das opções.

No tocante às torneiras, podemos escolher entre uma grande variedade. Dependendo do estilo, cor e material, podemos ter uma torneira muito comum que passa despercebida ou então uma marcante que seja a protagonista da cozinha. A seguir, mostraremos quais são os principais tipos de torneiras de cozinha para que você escolha o que melhor se adapte às suas preferências e necessidades.

Uma vez escolhido o tipo, só restará escolher o material e a cor. Pode ser da mesma gama de cores que a cozinha ou então em um tom totalmente diferente para que dessa forma, seja mais marcante.

5 tipos de torneiras de cozinha

1. Torneira clássica

A torneira de cozinha clássica é aquela que é fixada na base da parte superior da pia. Normalmente, as metálicas trazem uma silhueta incorporada que indica onde é necessário perfurar para instalá-la. Este tipo de torneira geralmente não é muito chamativo porque são metálicas e de linhas simples. Ao contrário, elas se destacam por sua funcionalidade, durabilidade e porque nunca saem de moda.

A torneira clássica é móvel, portanto, pode ser girada em sua base. Isto é muito prático se a sua pia estiver dividida em duas. Se usarmos ambas as partes ao mesmo tempo ou apenas uma, podemos virar a torneira e trabalhar confortavelmente em qualquer um dos lados. É possível dizer que esta torneira é a mais utilizada, porque é muito prática e econômica. Então, se você está procurando por uma torneira que cumpra com a sua função e que não tenha um design que chame a atenção, essa é a torneira para a sua cozinha.

2.Torneira com mangueira extensível

As torneiras com mangueira extensível são as mais práticas. Elas apareceram no mercado há alguns anos e podemos dizer que elas vieram para ficar. Elas têm um preço mais alto que o restante e isso é razoável; já que elas são mais complexas em termos de estrutura.

Se você quiser ter uma torneira com dupla função, esta é a torneira certa para você.

Estas torneiras de cozinha são 2 em 1. Elas fazem a função de uma torneira clássica; então elas são muito confortáveis e têm algum movimento. Por outro lado, a parte final da torneira, aquela através da qual a água sai, pode ser removida como se fosse uma mangueira. É perfeita para lavar recipientes grandes ou para encher o balde de limpeza.

Torneira com mangueira extensível-tipos de torneiras de cozinha

3. Torneira fixada na parede

As torneiras fixadas na parede são as mais clássicas. Elas deixaram de ser as mais usadas para praticamente desaparecer. Elas são mais estáticas do que o restante, não são tão versáteis, ainda mais porque não podemos movê-las de um lado para o outro, já que o seu movimento é limitado por estarem fixas na parede.

Se, como é o mais comum, você vai usá-la com frequência, recomendamos que você descarte essa opção. Atualmente existem muitos outros tipos disponíveis no mercado, como os que apresentamos. Adquirindo algum deles, o seu dia a dia será mais prático e confortável.

4. Torneira flexível

As torneiras de cozinha flexíveis se parecem muito com as torneiras com mangueira. A diferença é que elas só têm a função de mangueira; então elas são mais longas e mais flexíveis. A cabeça das torneiras flexíveis geralmente é semelhante a um chuveiro; assim a água sai por uma superfície maior e é melhor distribuída.

5. Torneira com acionamento automático

As torneiras com acionamento automático são a última novidade do mercado. Elas permitem o acionamento sem a necessidade de um comando que regule a saída de água. Elas são perfeitas se estivermos com as mãos sujas e não quisermos sujar a torneira. Isso é algo que acontece muitas vezes na cozinha e, posteriormente, é necessário limpar a torneira. Embora existam vários tipos, a maioria é acionada aproximando o pulso da parte superior da torneira. A água sairá enquanto o pulso estiver próximo e deixará de sair quando o afastarmos.