Estilo shabby chic: tudo o que você precisa saber

· 22 de setembro de 2018
Shabby chic, um estilo que conseguiu conquistar os corações dos amantes da decoração.

Talvez você já tenha ouvido falar do estilo shabby chic em diversas ocasiões. Mas, o que ele é realmente? Para começar, é um estilo que une o vintage e o clássico com toques modernos para torná-lo muito mais interessante.

Com inspirações inglesas, o estilo shabby chic não poderia estar mais em alta nesta temporada. Ele conseguiu conquistar os corações dos amantes da decoração, trazendo um sutil toque romântico à ambientação da casa.

No artigo de hoje, falaremos sobre esse estilo e daremos algumas ideias para o caso de você decidir incorporá-lo na decoração da sua casa.

Se você ainda não definiu o estilo que deseja para sua casa, o shabby chic será uma ótima opção!

Origem 

O estilo shabby chic teve a sua origem na época das grandes casas de campo da Grã-Bretanha. O seu significado se fundamenta em dois termos. “Shabby”, que faz referência ao desgastado ou desalinhado e, “chic”, que se refere a tudo que é elegante, refinado e diferenciado.

A sua principal peculiaridade é que mistura elementos antigos e modernos para dar um aspecto diferenciado aos ambientes. Para isso, aposta em peças clássicas de decoração e, desse modo, proporciona um visual mais sofisticado, com um toque doce e feminino.

O estilo shabby chic teve sua origem nas casas de campo da Grã-Bretanha

Cores shabby para ambientes chiques

Os tons que se destacam nesse estilo são os pastéis. Azul-claro, verde-menta ou rosa são constantemente vistos em casas com essa ambientação. As cores conhecidas como “candy colors” são as que caracterizam o estilo shabby chic. Elas combinam perfeitamente e dão um ar suave e doce para o ambiente.

Entretanto, a cor mais significativa deste estilo é o branco. É utilizado para quase tudo: paredes, móveis, acessórios, tecidos… Dessa forma, traz uma sensação de maior amplitude. Além disso, essa cor proporciona ambientes mais cálidos e mais acolhedores.  

As pessoas também tendem a optar pelo bege. Principalmente aquelas pessoas que têm filhos ou animais em casa, e por isso têm dificuldade em mantê-la limpa porque o branco, como todos sabem, suja com facilidade. Portanto, o bege é outra ótima opção para construir esse mesmo ambiente, tendo uma manutenção um pouco mais simples.

Cores shabby para ambientes chiques

Flores: muitas flores

Como já dissemos anteriormente, as cores predominantes neste estilo são tons pastéis. E é claro, as flores não poderiam deixar de dar esse toque chic ao ambiente. Elas são, sem dúvida, um ‘must have’ na decoração.

A proeminência dos motivos florais deve-se, como mencionamos anteriormente, a sua origem nos ambientes ingleses campestres. Por isso, elementos naturais como flores e plantas estão sempre presentes.

Podemos incorporá-las nos ambientes, seja em ramos de flores frescas, bem como em quadros, ilustrações e até impressões. Podemos vê-las pintadas em capas nórdicas, almofadas, tapetes e até mesmo nas louças, entre outras. É uma ambientação romântica em todas as suas manifestações. Isto dará um toque de elegância e distinção que não passará despercebido.

as flores não poderiam deixar de dar esse toque chic ao ambiente.

Móveis estilo shabby chic: o antigo se torna moderno

Uma coisa boa sobre o estilo shabby chic é que você tem total liberdade quando se trata de incluir os móveis que você mais gosta. Aqui entra a criatividade e a imaginação. Uma tendência observada neste estilo é customizar os seus próprios móveis e restaurá-los como quiser. Atreva-se a misturar diferentes materiais e elementos. Seja original e surpreenda todas as suas visitas.

Não há nenhum problema em utilizar móveis que sejam de outro estilo. O importante é que você adicione personalidade a cada peça. Você pode incluir móveis com detalhes em ferro forjado ou cobre. Assim, você dará um toque a mais na sua decoração. Mas, sem dúvida, os móveis mais utilizados ​​são, por excelência, os de madeira.

Nesse sentido, escolha móveis que tenham linhas arredondadas e suaves. Um móvel muito retangular ou quadrado quebraria essa estética sutil que o shabby chic procura. Além disso, tenha em mente que você quer dar aquele ar antigo para os ambientes. Portanto, verifique se os móveis têm um toque ‘desgastado’ e com imperfeições. Dessa forma, será mais autêntico!

Uma ideia para os quartos é que você incorpore cabeceiras de madeira maciça ou de metal com toques envelhecidos. Se combinarmos tudo isso com roupas de cama com estampas florais, você terá exatamente o que esse estilo procura.

A nossa recomendação é que você pesquise em lojas de usados ou antiquários. Além de ser mais barato, você encontrará uma variedade de móveis que poderá retocar e adaptar às suas necessidades.

Móveis estilo shabby chic: o velho se torna moderno

O shabby chic é um dos nossos estilos favoritos. A maneira com que procura o moderno no antigo é algo que nos apaixonou totalmente. Vá em frente e mude o ambiente da sua casa com este estilo. Deixe-se seduzir pela doçura desta decoração!