Como integrar um piano à decoração da sua casa?

· 28 de dezembro de 2018
Se você tem um piano e não sabe onde colocá-lo ou de que maneira decorar seus cômodos, neste artigo mostraremos como fazê-lo.

Se você tem músicos em casa, com certeza está se perguntando de que forma poderá integrar um piano à sua decoração. Existem pianos de diversas formas, tamanhos, materiais e cores. De maneira geral, costuma-se ver pianos verticais e de madeira, ou seja, pianos clássicos. Para manusear esse instrumento sem problemas é preciso colocá-lo em um local ideal da sua casa. Além disso, ele deverá combinar com o restante da decoração dos seus cômodos. 

Você deverá levar em consideração a iluminação e quanto espaço você tem disponível em sua casa. Além disso, deverá analisar com que tipo de materiais e cores deverá decorar para combinar com o seu piano. Por esse motivo daremos algumas dicas para ajudá-lo na hora de fazer uma bela decoração nos seus cômodos.

Como integrar um piano à decoração da sua casa

Você deverá integrar o seu piano de forma que ele se destaque nos ambientes e, por sua vez, combine com o restante dos elementos decorativos. A seguir, daremos algumas dicas para que você possa integrar o seu piano à decoração da sua casa da melhor maneira possível.

piano de madeira-integrar um piano à decoração

 

Escolha o local adequado

Primeiro, você deverá analisar o espaço disponível antes de incorporar o seu piano à decoração da casa. Escolha o cômodo adequado, onde você deseja colocá-lo. Você poderá colocá-lo na sala de estar, no quarto, na sala de jogos, como preferir. Procure proporcionar iluminação natural e artificial adequada. Dessa forma, será mais confortável para a pessoa que toca esse instrumento musical.

Se você tiver um piano vertical poderá colocá-lo contra a parede. Dessa maneira, economizará mais espaço. Evite deixar o seu piano exposto diretamente aos raios do sol ou a temperaturas muito altas. A combinação de piso radiante e os raios do sol diretos vão danificar e desafinar o instrumento.

Além disso, se você tiver um piano de cauda deverá tomar ainda mais cuidado na hora de integrar um piano à decoração. Esses pianos são de grande porte e, em geral, têm cores escuras. Por esse motivo, procure reservar um cômodo amplo e o local mais adequado para colocar o instrumento.

Escolha as cores adequadas

As cores clássicas de piano são o marrom, o branco e o preto. Se você tiver um piano de cor preta, procure acrescentar tons claros ao cômodo. Você poderá pintar as paredes de branco e combinar com cortinas e sofás em tons brancos ou naturais. Dessa maneira, o preto do piano ganhará destaque no seu espaço e os tons claros vão ajudar a “ampliar” visualmente o cômodo.

integrar um piano à decoração-piano branco

 

Crie um belo canto para o seu piano

Se você quer colocar o seu piano contra a parede em um canto do ambiente, poderá aproveitar esse espaço para acrescentar outros objetos decorativos. Uma boa alternativa é instalar nessa parede prateleiras com motivos musicais.

Além disso, você poderá colocar um quadro grande na parede com uma guirlanda de luzes. Dessa forma, criará um espaço aconchegante e confortável para desfrutar das músicas em casa. Coloque ao lado do seu piano uma lâmpada de pé, iluminando o seu cantinho especial com uma luz quente.

Você também poderá colocar pequenos objetos de decoração sobre a tampa do seu piano. Procure escolher objetos que não sejam muito pesados e que possam ser retirados com facilidade. Caso contrário, eles vão danificar o seu instrumento musical e você não conseguirá reverter isso. Coloque jarras, pequenos vasos de plantas ou suportes para colocar suas partituras musicais.

integrar um piano à decoração-piano preto

 

Inclua uma banqueta que combine com o piano

Se você não dispõe de uma banqueta para o seu piano pode colocar uma que combine com ele. Procure escolher uma banqueta cuja estrutura seja da mesma cor do seu piano. Se você tiver uma banqueta velha, essa será uma grande oportunidade para restaurá-la. Pinte-a da cor preta, marrom ou branco de acordo com o tom do seu piano. Se você quiser, poderá estofar o assento com tecidos de motivos coloridos. Dessa maneira, dará um toque original ao seu ambiente.

Como você pode ver, existem diversas maneiras de integrar um piano à decoração da sua casa. Você poderá criar espaços aconchegantes e tranquilos combinando as cores e os objetos adequados. Lembre-se sempre de manter o seu instrumento protegido das altas temperaturas que poderão danificá-lo. Brinque com as cores, as texturas, os contrastes e a atmosfera musical da sua casa.