Ideias para decorar paredes e pisos com madeira

· 17 de novembro de 2018
A madeira é um elemento natural e versátil que pode ser utilizado de diversas formas na decoração.

Decorar paredes e pisos com madeira é uma ideia mais do que interessante. Esse material traz aconchego aos ambientes e a sua instalação é mais simples do que imaginamos. Com essas ideias para decorar paredes e pisos com madeira, qualquer ambiente ficará perfeito. Aproveite todas as qualidades desse material em sua casa.

Por que decorar paredes e pisos com madeira?

Você não precisa viver no meio da floresta para ter uma decoração com madeira. Se você quer usar esse material nas paredes e pisos, terá muitos benefícios:

1. Ambiente acolhedor e natural

Um muro ou piso revestido de madeira dão a sensação de estarmos em contato com a natureza. Além disso, cria-se um ambiente agradável e muito acolhedor… Ainda mais se combinarmos com uma bonita lareira!

2. Adapta-se à maioria dos estilos

Além do estilo campestre ou nórdico, também podemos decorar paredes e pisos com madeira em outros tipos de decoração. Inclusive na moderna ou minimalista.

3. É isolante

Os painéis de madeira, assim como os pisos deste material, são isolantes acústicos e térmicos. Por isso, são perfeitos para a sala de cinema ou televisão, para a sala de estar ou de jantar. Você evitará os barulhos da rua e manterá o calor no inverno.

4. Aumentam a luminosidade

Se escolhermos uma madeira de tons claros como o pinus, poderemos dar mais luminosidade aos ambientes. Por isso, cada vez mais a madeira é usada em casas tipo loft, com janelas grandes. Também traz uma sensação de frescor e, ao mesmo tempo, de aconchego e elegância.

Ideias para decorar paredes e pisos com madeira

Não há dúvida de que colocar madeira em paredes e pisos fica realmente muito bonito, já que esse é um material muito nobre e versátil. Se você quer decorar com madeira, vamos lhe dar algumas ideias:

1. Somente à meia altura

Você não precisa colocar placas de madeira desde o chão até o teto. Também temos a possibilidade de fazer isso do piso até a metade da parede, ou a partir daí até as vigas ou o teto.

2. Continuação do piso

Nas casas “modernas”, onde o interior e o exterior são divididos somente por uma grande janela de vidro, podemos criar um efeito de amplitude usando a mesma madeira para todos os pisos.

Assim, os espaços se integram e se combinam com elementos da natureza do jardim, como as árvores ou arbustos.

decorar paredes e pisos com madeira

3. Com paletes

Quem disse que precisamos gastar muito dinheiro para decorar paredes e pisos com madeira? Também temos as opções DIY (faça você mesmo), que incluem reciclar os famosos paletes. Separamos as tábuas, lixamos e envernizamos (ou pintamos da cor desejada) e depois, colocamos onde quisermos. 

4. Para o hall de entrada ou fachada

Entrar em uma casa onde a primeira coisa que nos recebe é a madeira, sem dúvida é sinônimo de que se trata de um lar muito amigável, agradável e acolhedor. Dessa forma, podemos usar esse material para pisos e paredes exteriores (juntamente com uma porta grande), ou no hall, pintado de diferentes cores.

5. Também no banheiro e cozinha

Mesmo que você não acredite, uma decoração de madeira no banheiro fica muito bem, mesmo contrastando com a modernidade dos objetos. Um piso de madeira fica perfeito com uma parede de azulejos em tons cinzas ou azuis.

No que diz respeito à cozinha, a madeira não deve estar presente somente nos armários e mesas, mas também nas paredes “vazias” e, é claro, no piso. Você deve considerar que é preciso dar um tratamento diferenciado ao material, para que “suporte” a limpeza profunda que a cozinha requer, já que se suja muito facilmente.

6. Por que não no quarto?

Podemos criar um quarto muito campestre e natural, no melhor estilo country, ou usar placas de madeira para criar um ambiente moderno e até minimalista. Tudo dependerá dos móveis que usaremos, das cores escolhidas e dos objetos utilizados na decoração.

Que tal usar a madeira em paredes e pisos na sua casa? Há milhares de opções e, de acordo com seu gosto, você poderá criar ambientes lindos sem gastar muito. Você poderá deixá-la ao natural ou pintá-la como preferir.