Crie o closet dos seus sonhos com uma boa iluminação

· 2 de dezembro de 2018
Não é preciso ser milionária para ter o closet dos seus sonhos. Com uma boa iluminação e cores adequadas, o espaço parecerá maior, mais confortável e mais espaçoso. Além disso, poderá se ver melhor no espelho e encontrar tudo em menos tempo.

O closet dos seus sonhos está muito mais perto de ser realidade do que você imagina. Não é preciso ter uma casa com 20 quartos e dezenas de metros quadrados… tudo o que você precisa é de uma boa iluminação no local onde você guarda as suas roupas. Os closets são cômodos que substituem os tradicionais armários para guardar roupas, sapatos, acessórios, etc., onde podemos nos vestir com conforto e privacidade.

No artigo a seguir, mostraremos alguns truques, os mesmos utilizados pelos designers de interiores, para que o seu closet pareça mais bonito, sem gastar muito dinheiro nem reformar a casa toda.

Se você tem um quarto (ainda que seja pequeno) para guardar roupas e sapatos, você é uma pessoa de sorte. Existem milhares de pessoas que querem ter um closet igual aos dos filmes!

Talvez o closet dos seus sonhos seja muito diferente do que o que você tem atualmente. Você gostaria que ele fosse mais confortável, mais acessível, mais espaçoso… E mais iluminado! Provavelmente, se você melhorar a sua iluminação, ele ficará muito melhor e vai parecer que você entrou no armário de uma celebridade. Assim, preste atenção nas dicas a seguir para que ele fique perfeito.

1. Pinte o closet com cores claras

Isso pode até parecer algo insignificante; mas na verdade não é de forma alguma. Em muitos casos, os closets são escuros porque são feitos de madeira ou então de algum outro material muito sóbrio.

Pinte com cores claras

Por isso, se você pintar ou escolher prateleiras e gavetas de tons claros (de preferência brancos), o ambiente vai parecer maior, mais espaçoso e mais iluminado, mesmo que você não troque as lâmpadas do teto.

2. Tente ter luz natural neste espaço

Uma janela, por menor que seja, poderá ser o que você precisa no closet dos seus sonhos para que você possa encontrar as roupas com facilidade ou então se ver melhor no espelho. Outra opção é uma claraboia no teto.

Mas, se não for possível construir ou alterar a localização das aberturas, então você poderá, por exemplo, deixar a porta do closet aberta para aproveitar a luz do quarto.

3. Modifique a instalação elétrica

Não é necessário fazer uma mudança muito radical; é apenas uma questão de instalar pontos de luz em cantos estratégicos do closet. Siga a mesma técnica das lojas de roupas: luzes brancas nos provadores para que assim você fique mais alongada frente ao espelho.

Os spots embutidos na parede são uma excelente ideia para iluminar um closet sem luz natural. Você também poderá optar por spots do tipo cardan ou os chamados ‘olho de boi’ que permitem orientar a luz na direção que você quiser. Dessa forma, você verá tudo com mais claridade.

Recomendamos que você coloque este tipo de luz para focar em um elemento especial do armário, por exemplo. Ou seja, que haja um spot apontado para os sapatos, outro para as bolsas, outro para as jaquetas, outro para as gavetas, outro para o espelho, etc. Eles devem estar separados cerca de 30 centímetros dos móveis e usar lâmpadas brancas ou amarelas, de acordo com o que você preferir.

4. Coloque fitas de LED

Elas estão muito na moda atualmente e são realmente eficazes para iluminar sem fazer muitas mudanças na instalação elétrica. As fitas de LED geralmente são usadas na cozinha; mas também podem ficar mais que perfeitas em certas áreas do closet dos seus sonhos.

Recomendamos que você as coloque na parte superior dos móveis, na linha de rodapé (ou onde o piso encontra os móveis), nas prateleiras, nos cabides, na porta… Onde você quiser!

Coloque fitas de LED

5. Opte por uma luz central

Esta seria a alternativa mais simples, mas também requer o cumprimento de certas ‘regras’. Para começar, que o objeto combine não apenas com a decoração, mas que também forneça a iluminação que você precisa. No entanto, o tamanho do closet é um fator a ser considerado para saber que tipo de luminária escolher.

Caso você ainda não tenha um closet como você gostaria e conta apenas com um guarda-roupa ‘comum’, também poderá seguir estes truques para o iluminar melhor.

Dessa forma,  você verá que ele vai ficar muito mais bonito do que era antes. Você encontrará as roupas rapidamente, a menos que seja muito desorganizada. A iluminação dará um toque diferente à decoração do quarto. Procure por luzes que combinem com o estilo do ambiente e você perceberá uma grande diferença na hora de trocar de roupa.