Como renovar a casa com tecidos
Se você deseja renovar a casa com tecidos, deve considerar que eles contribuem com a sua cor, textura e design para enriquecer os espaços. Além disso, proporcionam calor e vitalidade.
Ao longo da história, os tecidos naturais sempre estiveram presentes na decoração das casas. Os tecidos têm a qualidade de se adaptar a qualquer ambiente, tanto em espaços íntimos da casa – quarto ou banheiro – quanto nas áreas comuns da sala, da cozinha, do hall de entrada…
Os tecidos são capazes de modificar a percepção das formas arquitetônicas. Dessa forma, renovam a aparência de um móvel ou regulam a quantidade de luz que entra em um cômodo.
Renovar a casa com tecidos: como escolhê-los
O seu valor como elemento decorativo é indiscutível. No entanto, para escolher um tecido, você não deve se esquecer dos aspectos práticos, como a lavagem, manutenção e resistência.
Assim, para o uso diário, é aconselhável escolher tecidos laváveis e resistentes. Deixe os tecidos mais delicados para decorar locais com pouco uso. Também é recomendado usar tecidos texturizados, já que eles trazem mais profundidade.
Se houver alguém com asma ou alergias na casa, devemos escolher tecidos naturais como o algodão, por exemplo, uma vez que eles acumulam menos poeira.
Combinações bem-sucedidas
O design e a textura do tecido podem transformar a percepção de um espaço. Assim, em cômodos pouco iluminados e pequenos, é aconselhável usar tecidos de cores claras e quentes – laranja, ocre – ou com estampas muito sutis.
Por outro lado, em espaços grandes, ficam melhor os tecidos de cores frias – azul, verde, violeta… – pois proporcionam frescor ao ambiente. Além disso, as estampas com motivos grandes são muito recomendadas.
Para manter o equilíbrio estético, é interessante que a gama de cores dos tecidos e a sua textura estejam de acordo com os pisos, paredes e móveis.
Para termos uma ideia do resultado final, é recomendável solicitar amostras dos tecidos e materiais que queremos combinar; por exemplo: um tecido para a cortina, outro para o sofá, a madeira para o parquet e a tinta para a parede.
Como a luz influencia ao renovar a casa com tecidos
Antes de adquirir um tecido, é aconselhável olhá-lo sob luz natural e artificial, uma vez que, dependendo da iluminação que incidirá sobre ele, irá adquirir tonalidades diferentes e a textura será percebida com maior ou menor destaque.
Para evitar surpresas inesperadas, o melhor a fazer é colocar a amostra do tecido selecionado na parte da casa onde ele será usado. Dessa forma, é possível observar o tipo de luz que ele receberá e decidir se o efeito desejado será alcançado.
Crie o seu próprio estilo
Tapeçaria de tear / telaresytapices.blogspot.com
Como isso poderá ser feito? Ao misturar tecidos, algumas considerações devem ser levadas em conta para evitar sobrecarregar o espaço. É muito importante buscar coerência entre as diferentes cores e designs.
Uma opção interessante é colocar tecidos em locais pouco previsíveis. Por exemplo, além de usar os tecidos para vestir as janelas, a mesa e o sofá, você também poderá renovar a aparência de uma cômoda com tecidos, cobrindo a parte da frente das gavetas.
Na parede, os tecidos conferem bastante calor. Eles podem ser usados na maioria dos cômodos da casa, exceto nas cozinhas e banheiros, por causa do acúmulo de gordura no primeiro caso e de umidade no segundo.
Devido às suas características, os tecidos funcionam como um isolante térmico e acústico, sendo especialmente indicados para cobrir as paredes das salas e dos quartos. Os tecidos mais apropriados são aqueles que têm caimento, como o algodão, por exemplo.
Renove a casa com tecidos: tipos
O peso de um tecido ou a sua qualidade diáfana ou opaca determinam os usos que ele poderá ter na casa. Assim, pelo uso, distingue-se entre tecidos para forro, estofamento ou para roupa de cama, entre muitos outros.
Tecidos pesados
Os tecidos pesados fornecem solidez, embora possam ser sufocantes, principalmente se usados em lugares quentes. Eles são muito adequados para estofamentos, cortinas grandes e capas. Muitas vezes, é difícil lidar com eles porque são volumosos e pesados. Destaca-se o fio de froco (chenille), o veludo e a lã.
Renovar a casa com tecidos leves
Quanto mais leves, mais delicados e translúcidos forem, menor presença eles parecem ter no espaço. Eles são usados para cortinas, estofamentos simples, roupa de cama e mesa. São fáceis de manusear e limpar. Seda, algodão, linho e cashmere são os mais comuns.
Tecidos diáfanos e opacos
Os tecidos diáfanos, como a musselina, chiffon ou tule, são muito adequados para cortinas. Em geral, eles não são fáceis de trabalhar, mas sim de franzir. Os mais densos ou totalmente opacos, como o cetim de algodão e o tafetá indiano, são os preferidos para forros.