Utilizar o conceito de simetria ao pendurar seus quadros

Se você estiver um pouco perdido no mundo dos quadros e sua disposição, não se preocupe. É mais simples do que parece.
Utilizar o conceito de simetria ao pendurar seus quadros

Última atualização: 13 janeiro, 2019

Os quadros, além de decorar e dar cor aos ambientes de uma casa, servem para mostrar a sua personalidade. Se você gosta de um estilo mais sóbrio, mais minimalista ou mais pictórico, eles serão uma ótima opção para dar mais versatilidade a sua casa.

Uma das coisas mais importantes para dar uma sensação de organização e limpeza é manter a harmonia. Você não pode colocar um quadro de qualquer maneira. Deve seguir algumas regras que, naturalmente, se adequem ao seu gosto. Isso dependerá do seu tamanho, formato e qualidade.

Não podemos negar que os quadros são as roupas das paredes. Sem eles tudo ficaria nu e entediante. Sem dúvida, trazem aconchego para o lar. É por isso que, no post de hoje, lhe daremos algumas dicas para obter essa simetria ao pendurar os seus quadros. Vista as suas paredes da melhor maneira possível!

Que não pareça um museu de quadros

Colocar quadros é ótimo. Porém, não exagere. Não queremos que seja um tipo de exposição. Você deve ter cuidado ao selecionar as obras, pois elas precisam se equilibrar umas às outras e não serem discrepantes.

Dependendo do ambiente onde estiverem, teremos que pensar em diferentes funções antes de colocá-los. Ou seja, não se deve colocar todas os quadros que temos em casa sem qualquer sentido e apenas pelo fato de “decorar”. Deve-se estabelecer previamente o “para que”.

Utilizar o conceito de simetria ao pendurar seus quadros

Como todos nós sabemos, na decoração de interiores está começando a ser muito utilizado o estilo minimalista, onde o menos é mais. E a mesma coisa acontece com os quadros. Portanto, uma das coisas que você deve fazer é medir o tamanho da parede e calcular quanto espaço quer ocupar e como. Se será com vários, com apenas um ou uma espécie de colagem. Outra coisa que você deve sempre ter em mente é a questão das distâncias. Os quadros maiores deverão ter uma distância maior. Pelo contrário, os menores devem ter uma distância menor para que possam ser melhor apreciados.

Os melhores lugares para colocar quadros

Acreditamos que não há um lugar perfeito para colocá-los. Aqui entrará em jogo a sua imaginação e o seu gosto pela decoração. Tudo é válido. Desde a cozinha, o banheiro ou o quarto.

Nas áreas comuns da casa, deveremos cuidar dos pequenos detalhes. Utilizar a harmonia para criar a organização para que os seus convidados sempre se sintam confortáveis. Talvez um dos tipos de quadros mais usados por excelência sejam os de paisagens e retratos. No entanto, algo que está se tornando tendência atualmente são os quadros com frases inspiradoras ou citações famosas. E isso, não poderia nos agradar mais. Além de dar outro visual ao espaço, trará muita personalidade.

No escritório podemos optar por incluir pequenos quadros distribuídos em uma parte da parede. Você poderá ser totalmente livre. Sugerimos que você coloque peças que o inspirem e não o cansem, já que é um local de trabalho e criatividade.

Quadros pendurados simetricamente

Alguns espaços da casa são mais delicados e não recomendamos colocar quadros. Falamos de lugares que são mais suscetíveis a receber impactos como nas paredes laterais das escadas, locais de baixas alturas se temos crianças em casa ou de grandes alturas já que não poderemos apreciar a peça.

Disposição dos quadros

A disposição dos quadros será um dos aspectos mais importantes a serem considerados. Isso mudará tudo. Dessa forma, poderemos brincar com eles para alongar ou estirar um espaço pendurando quadros que analisamos anteriormente onde localizá-los.

Dependendo de como é o quadro, podemos colocá-lo na vertical ou na horizontal. A verticalidade ajuda a ampliar espaços. A sensação visual que projeta é que a parede é mais alta do que parece.

A horizontalidade, por outro lado, alarga o espaço. Vai muito bem em certas áreas, como corredores, escadas e até cozinhas. Uma boa ideia é incluir uma composição seguindo uma linha horizontal nessas áreas.

A simetria nos quadros

Usando a simetria, poderemos incluir um posicionamento mais simples e, acima de tudo, acertado, ao decorar. Será uma aposta segura e poderemos ser mais criativos e “corretos”.

Simetria para pendurar seus quadros

Se você gosta de organização, os padrões geométricos o ajudarão a estabelecer uma disposição. Você poderá criar o seu próprio posicionamento colocando-os em simetria uns com os outros.

Mesmo assim, você deverá levar em consideração que em ambientes estreitos não será bom saturar o espaço. Portanto, o melhor será deixar espaços livres que ajudem a limpar visualmente o ambiente para fazê-lo parecer maior e mais iluminado.

Decorar sob os princípios da simetria proporciona uma limpeza visual que, sem dúvida, recomendamos que exista em todos os lares. Vá em frente e dê mais personalidade à sua casa!