Cozinha com ilha: tudo o que você precisa saber

· 13 de setembro de 2018
As ilhas de cozinha se transformam em um elemento decorativo com muitas funções.

O sonho das pessoas que gostam de decoração de interiores é uma grande cozinha com ilha no estilo americano. Vemos este tipo de cozinhas em blogs, revistas de decoração e, consequentemente, queremos ter uma na nossa própria cozinha.

Além de ser um elemento decorativo, é uma peça central prática que cumpre com muitas funções. Entre elas, preparar os alimentos, ampliar o seu espaço de trabalho e até mesmo um espaço para comer. Além disso, uma cozinha com ilha nos permite cozinhar para os convidados, gerando uma atmosfera divertida de interação.

No post de hoje, falaremos sobre as ilhas na cozinha. Além disso, daremos algumas dicas sobre qual é a melhor escolha em termos de tamanho, função e estilo.

Cozinha com ilha: o tamanho ideal

É necessário planejar o design da sua cozinha. Por isso, é preciso levar em conta se há espaço suficiente para instalar uma ilha. É essencial que você tenha no mínimo 1,10 metros para não incomodar ou ficar muito apertado para você e seus convidados.

Os três elementos básicos que você deve ter são: chapa para cozinhar, torneira de água e bancada para preparação de alimentos. Também é importante deixar um espaço lateral para colocar os utensílios de cozinha que usamos enquanto cozinhamos.

Se você tem uma cozinha com grandes dimensões, o ideal seria instalar uma ilha com um tamanho de pelo menos 2,5 metros. Isso lhe dará conforto quando se trata de cozinhar e gerenciar o espaço.

Cozinha com ilha e espaço de jantar

Funções de uma cozinha com ilha

A primeira coisa que você precisa pensar é sobre o uso que dará a ilha da cozinha: se vai usá-la como uma bancada para a preparação de alimentos, como uma mesa de jantar ou se quer que ela seja um elemento multifuncional. Você tem que manter isso em mente, já que será importante na hora de decidir a altura da sua bancada. Aqui estão algumas das funções que esse tipo de módulo pode ter.

Como separador de ambientes

Se você quiser instalar uma ilha de cozinha para separar ambientes, terá que escolher muito bem a sua localização no espaço. Isto é muito comum em casas de plano aberto ou em cômodos onde a cozinha e a sala de estar estão integradas no mesmo espaço. Para este tipo de cozinha, você precisará ter um espaço de fácil acesso para mover-se confortavelmente.

Para comer

Se você quer uma ilha com essa função, deverá dar prioridade à área das cadeiras. Pode incorporar cadeiras e uma bancada que permita que você coloque as suas pernas confortavelmente. A altura também deverá ser maior. Dessa forma, ela ficará com a aparência de um balcão de bar.

Para cozinhar

Se você quer que a ilha se torne o seu lugar de trabalho na preparação de alimentos, terá que instalar uma chapa para cozinhar e uma pia. Também é muito útil ter um exaustor. Claro, o exaustor deve ser colocado no teto.

Como um sistema de armazenamento

Se você tem mil coisas na cozinha e precisa de uma bancada maior, a ilha também pode ser uma boa opção para guardar coisas. Este módulo tem quatro lados que oferecem uma flexibilidade única, já que todos os espaços podem ser utilizados.

Você pode projetar com os compartimentos que você preferir. Ou seja, você pode adicionar gavetas, portas, prateleiras ou nichos para colocar embalagens e ter tudo à mão.

Cozinha com ilha em estilo vintage