5 passos para criar um mezanino e ganhar espaço
Atualmente, as casas e os apartamentos não têm muito espaço disponível. De fato, nos acostumamos aos estilos minimalistas não só porque eles ficam bem, mas também porque não temos espaço para muitos móveis. Uma boa maneira de ganhar alguns metros na nossa casa é através de um ambiente adicional. Mas como? Você poderá criar um mezanino e transformá-lo no seu cantinho especial para dormir, estudar ou meditar.
O mezanino nada mais é que uma área aberta no segundo pavimento de um cômodo. É uma forma de aumentar o espaço dentro da sua casa. Neste artigo, falaremos mais sobre isso.
Características dos mezaninos
Trata-se de um entrepiso, um espaço à meia altura ou até mesmo um móvel com duas alturas… Graças ao mezanino, poderemos aproveitar ao máximo os nossos ambientes, principalmente se morarmos em um apartamento pequeno.
Como uma primeira condição para criar um mezanino, é necessário que o teto tenha uma boa altura. Dessa forma, teremos o andar de baixo e, no meio, um teto que será o piso do andar superior. Se você precisa de um quarto extra, de um lugar reservado para trabalhar ou estudar, ou se você simplesmente quer ter mais espaço para guardar as suas coisas, esta pode ser a solução.
Além disso, a sua comodidade vai depender do uso do local, já que poderá usar o mezanino para armazenar livros, para dormir ou trabalhar. Caso ele seja usado ativamente, o isolamento térmico e acústico será fundamental, bem como, na medida do possível, o acesso à luz natural através de uma janela ou claraboia.
A escada que interliga os dois ambientes poderá ser fixa ou móvel, tudo depende do design e do espaço que tenhamos. E, certamente, devemos garantir que o piso do mezanino seja forte e seguro para andar sobre ele e colocar peso (móveis).
Dicas para criar um mezanino
Se você gostou da ideia de ter um mezanino em casa, seja como sala de jogos, área de leitura ou como quarto de hóspedes, vamos lhe dar algumas dicas:
1. Considere a altura
Como foi dito anteriormente, a altura é indispensável para criar um mezanino. O ambiente a ser ‘dividido’ deve ter pelo menos 4,5 metros de altura. Dessa forma, tanto acima quanto abaixo, será possível andar livremente sem bater a cabeça no teto.
Caso queira utilizar o mezanino apenas para colocar uma cama, então 1,5 metro de altura poderá ser o suficiente.
2. Coloque uma escada confortável
Existem diferentes designs e opções de escadas para subir ao mezanino. Além do conforto, a segurança e a qualidade não devem ser deixadas de lado. Se ela tiver uma certa inclinação, coloque-a próxima à parede, com o objetivo de não interferir na circulação de pessoas no piso de baixo.
Mezanino / elcomercio.pe
O espaço debaixo da escada, você poderá aproveitar para colocar uma biblioteca, uma mesa de televisão, uma escrivaninha, um sofá ou o que você preferir. Afinal, a ideia é aproveitar todos os espaços disponíveis!
3. Garanta a luz natural
Talvez isso não seja possível, já que geraria gastos extras no seu orçamento, mas se estiver dentro das suas possibilidades, recomendamos que, ao criar um mezanino, você também adicione uma janela. Pode ser uma claraboia pequena, que serve para ventilar e permitir a entrada da luz natural.
4. Pinte com cores claras
Você pode deixar o piso ou o teto de madeira (caso este seja original), mas para as paredes, aconselhamos pintá-las de branco ou com um tom muito claro. Isso dará uma amplitude maior ao ambiente, além de reduzir a sensação de confinamento.
5. Compre móveis sob medida
O espaço nos mezaninos é bastante reduzido, portanto, não se pode colocar qualquer móvel… Até mesmo porque eles nem sequer podem ser levados para lá subindo as escadas! Existem opções que são montadas no local ou que são compradas em blocos ou partes.
Mezanino / elcomercio.pe
Acima de tudo, evite o acúmulo de móveis, não só para ter mais espaço para caminhar e se mover, mas também para não colocar muito peso na construção.
Finalmente, tenha em mente que, durante os primeiros dias, você deverá se acostumar a ter o teto tão próximo. Talvez em alguns cantos, se o teto estiver inclinado, você tenha que se abaixar para passar sem bater a cabeça.
Mas, a parte boa é que você vai amar esse novo espaço criado na sua casa. Ele será um tipo de refúgio, exatamente o que você precisava para a sua desconexão, sua tranquilidade ou para os seus hobbies. Criar um mezanino é fácil, mas é melhor contratar alguém especializado e assim, evitar problemas no futuro.