Sugestões para organizar os livros na estante

9 de janeiro de 2019
Você tem muitos livros em casa e não sabe o que fazer com eles? Vamos lhe dar algumas sugestões para mantê-los em ordem.

Se você é apaixonado por leitura e em sua casa há muitos livros e revistas, isso poderá se tornar um problema se não houver organização. Portanto, vamos lhe dar algumas sugestões para organizar os livros na estante.

Um problema que acontece em muitas casas é a falta de um lugar específico para guardar os livros. No entanto, com a era digital, eles estão começando a perder espaço nas casas. Mas, isso não impede que os livros continuem sendo utilizados e guardados.

E é aí que surge o problema: o que fazer com tantos livros? Às vezes, falta espaço, e outras vezes não há organização pessoal. Algumas dessas sugestões poderão lhe ajudar na hora de organizar os livros.

Não fazer da casa um depósito

A nossa casa não é um depósito para guardar todos os livros possíveis. A maioria deles foi utilizada uma só vez e, depois, fica obsoleto e sem utilidade em casa.

organizar livros

O que se pode fazer a respeito? Não guardar somente pelo fato de guardar. Se há algum livro que você já sabe que não vai utilizar mais, o melhor é não levar para casa. Dessa forma, não compre de maneira compulsiva e nem guarde tudo o que recebeu de presente.

É preciso ser seletivo, escolher os livros que serão úteis e não cair no armazenamento irracional. Assim, deixaremos de lado o que não nos interessa e, por consequência, não acumularemos livros em nossa casa.

– Escolha os livros que você vai levar para casa de acordo com a utilidade que lhes dará. –

Organizar os livros na estante

É importante que seja feito uso das estantes na medida do possível. O que não é aceitável é que os livros estejam de um lado e as estantes do outro.

  • Coloque uma estante na sala. Você ganhará um toque mais sofisticado e culto. Nela, você poderá colocar os livros organizadamente e preencher todos os espaços.
  • Outra ideia é colocar outra estante no quarto ou na dispensa. É preciso levar em conta que ela não cumpre apenas a função de organização, mas também de decoração.
  • Além disso, você poderá organizar os livros na estante por seção ou tema. O objetivo é não misturar os diferentes gêneros literários e organizá-los seletivamente.
  • O que se consegue através das estantes? Uma sensação de ordem e clareza, permitindo que você encontre o livro desejado rapidamente e trazendo um toque estético muito interessante.

 

livros

– Não há nada melhor do que uma casa bem organizada –

Encontre ordem e funcionalidade

A estante traz uma funcionalidade que outros móveis, como baús ou armários, não trazem. A estante ajuda na decoração e fica diretamente disponível para ser utilizada.

  • Coloque os livros menores nas prateleiras de cima e os maiores nas prateleiras de baixo (especialmente as enciclopédias, que pesam muito).
  • É preferível misturar os livros e não os organizar por cor. Isso poderia dar a impressão de que você é uma pessoa com algumas manias.
  • Limpe semanalmente eliminando o pó e, quando fizer uma limpeza geral, retire todos os livros e limpe-os um a um com um pano.
  • Não é interessante que a estante seja a protagonista da sala, e sim um complemento decorativo. Por isso, a coloque ao lado de um dos principais pontos do cômodo.
  • Mantenha tudo em ordem, sem negligenciar. Sempre que utilizar um livro, coloque de volta no lugar de onde o pegou, para não quebrar o equilíbrio e a harmonia do lugar.
decorar com livros

O que fazer com os livros que você já não utiliza?

Se você sabe que tem livros que são inúteis, seja porque você já leu ou porque não precisa mais, é possível desfazer-se deles. Assim, você não vai gerar mais armazenamento em casa.

Isso não quer dizer que você deve jogá-los no lixo. No fundo, os livros podem ter outra destinação. Você poderá doá-los a uma biblioteca, dar de presente a alguém que precisa e que possa usá-los ou vendê-los na internet.

No entanto, a principal pretensão é não ter muitas coisas em casa que você já não usa mais. Com o passar do tempo os livros podem chegar a se tornar verdadeiras montanhas, que atrapalham a decoração da casa e dificultam a limpeza. Por isso, fique apenas com os essenciais e siga essas dicas para organizar os livros na estante.