7 dicas para decorar a sua casa no estilo inglês

14 de fevereiro de 2019
O estilo inglês é elegante, sofisticado e muito particular. Isto todo mundo reconhece! Você poderá utilizá-lo na sua casa e fazer inveja a qualquer palácio, salão ou castelo britânico.  

O que nos vem à mente quando dizemos estilo de decoração inglês? Sem dúvida, um palácio ou castelo, onde tomar um chá à tarde! Flores, xícaras de porcelana, cadeiras de veludo com bordas curvas e muita elegância. Neste artigo, daremos sete dicas para que sua casa não deixe a desejar se comparada ao Palácio de Buckingham.

Como decorar no estilo inglês?

A decoração no estilo inglês é clássica, elegante e muito sofisticada. É isso que você quer para a sua casa? Então, você deve levar em consideração algumas dicas mais que importantes. Se você deseja criar uma decoração tanto urbana quanto campestre (estilo cottage, em inglês), preste atenção ao seguinte:

1. Coloque papel de parede

O papel de parede é um dos fundamentos desse estilo, mas atenção porque o design precisa apresentar estampas floridas alegres, mas que deem um toque sério ao cômodo, como a sala de estar. Outra alternativa são as listras em tons escuros para o quarto ou a cozinha. Você poderá até escolher diferentes texturas e estampas.

decoração estilo inglês

 

2. Escolha móveis de madeira

É outro dos elementos que não pode faltar em uma decoração no melhor estilo inglês. Os móveis precisam ser de madeira clara, trabalhada de forma artesanal, para que tenham uma aparência mais antiga possível.

Na sala de jantar, opte por mesas compridas para vários convidados. Na cozinha não se esqueça de instalar uma despensa ou armário para deixar os objetos “à vista”.  No quarto, inclua uma cama com dossel e escolha uma mesinha de cabeceira auxiliar onde colocar a louça e as xícaras para o chá. Cada ambiente terá o seu encanto!

3. Coloque uma lareira na sala de estar

Nem todas as casas atuais têm espaço para colocar uma bela lareira, mas caso você disponha, não hesite em instalar esse ‘must’ do estilo Inglês! Na decoração britânica a lareira é o eixo do ambiente e no seu entorno são colocados o sofá, as mesas ou as cadeiras.

4. Para o teto, é melhor optar por lustres

A iluminação em um cômodo poderá servir para destacar um local específico, mas também para criar um ambiente apropriado. No caso do estilo inglês, os tetos são “vestidos” com lustres, aqueles que vemos nos palácios e castelos ou em salas de estar marcantes.

decoração etilo inglês

 

Você também poderá colocar luminárias que se assemelhem a candelabros (com lâmpadas em vez de velas) e algumas peças que incluam vidro. Quanto às cores, o dourado, branco e prateado lhe conferem mais elegância.

5. Compre um sofá Chesterfield

A sua sala de estar em estilo inglês deve ter um sofá clássico com encosto botonê. Os sofás tradicionais são decorados com couro, possuem bordas arredondadas e pés muito trabalhados. Os atuais sofás Chesterfield vêm com almofadas de veludo ou tecidos com estampas florais. Tome cuidado neste último caso para que ele não sobrecarregue o ambiente, caso você opte por um papel de parede também florido.

Uma outra opção é o pufe Chester, que são pequenos bancos para apoiar os pés enquanto estamos recostados no sofá. Perfeitos para assistir TV!

6. Coloque flores em toda parte

Uma sala de estar, uma sala de jantar, uma cozinha ou um quarto sem grandes vasos repletos de flores não podem ser considerados ingleses. Contudo, esse recurso também pode ser empregado em outros lugares. Além dos papéis de parede e sofás acima mencionados, em almofadas, tapetes e cortinas.decoração estilo inglês

 

Uma curiosidade que talvez possa lhe interessar: as antigas casas de campo inglesas utilizavam tantas flores na decoração para suportar os rígidos, longos e tristes invernos. Na primavera e verão poderiam apreciar os seus belos e famosos jardins coloridos; além disso, colhiam as suas flores para decorar o interior e perfumá-lo com os seus aromas.

7. Não se esqueça dos detalhes

Para que o estilo inglês fique perfeito, escolha quadros decorativos para as paredes (por exemplo: fotografias antigas). Reserve uma bandeja com xícaras e pratos de porcelana (prontos para a hora do chá), instale espelhos em estilo clássico que combinem com os pés dos sofás ou cadeiras (e que, além disso, criam a ilusão de que o ambiente é maior). Por fim, escolha luminárias de chão para as laterais da lareira.

Os tapetes também podem ser muito úteis para criar a atmosfera adequada e as almofadas de veludo sobre o sofá ficam perfeitas. As cortinas bem longas até o chão contrastam com os outros tecidos e dão um toque ao mesmo tempo clássico e elegante.