Dicas para escolher uma mesa de jantar

· 1 de agosto de 2018
Assim como as cadeiras, a mesa é algo básico na nossa casa. Temos sempre que escolher aquela que seja perfeita de acordo com os nossos gostos e que também seja de boa qualidade. 

Na nossa casa, queremos que o mobiliário esteja de acordo com os nossos gostos e necessidades; por isso, para momentos cotidianos, como as refeições, é essencial escolher uma mesa de jantar adequada.

Em muitas ocasiões, não percebemos a importância de alguns móveis e o destaque que eles têm no espaço onde ficam. A disposição de uma mesa de jantar deve ser harmoniosa e não atrapalhar o trânsito de pessoas.

É claro que o estilo decorativo deste tipo de mesa deve estar em sintonia com o estilo do restante da sala ou da casa; qualquer desequilíbrio harmônico produz instabilidade e tensão.

Então, quais são as melhores dicas para escolher uma mesa de jantar? A seguir, apresentaremos uma série de diretrizes que poderão lhe ajudar a escolher a mesa mais apropriada.

O espaço

Em primeiro lugar, é preciso levar em conta o espaço onde a mesa vai ser colocada. Ela deve ser escolhida de acordo com a amplitude ou estreiteza do cômodo.

Uma vez escolhido o local, tomam-se as medidas aproximadas. É muito importante ter certeza sobre o tamanho que a mesa deve ter antes de prosseguir com a sua compra.

Em qualquer caso, uma mesa quadrada ou retangular se ajustará às linhas do cômodo; por outro lado, uma mesa redonda é mais ousada e dinâmica, proporcionando a mesma importância para cada um dos comensais.

Material da mesa de jantar

Evidentemente, a mesa de jantar é um elemento muito usado na casa. O seu uso será praticamente diário, o que pode gerar um grande desgaste; por essa razão, a mesa deve ser feita com um material resistente e forte.

Em primeiro lugar, um dos materiais mais recorrentes é a madeira nobre. Como é um material resistente permite que, apesar do uso diário, ela resista e tenha uma boa durabilidade.

Além disso, elas geralmente são tratadas no final da fabricação para que não se deteriorem ao longo do tempo.

Material da mesa de jantar

Por sua vez, a madeira pode ser modelada e trabalhada facilmente; qualquer design pode ser perfeitamente adaptável ao estilo das casas. A madeira geralmente não oferece, com relação ao design, oposição ao restante do mobiliário.

Por outro lado, outro material pode ser destacado: o vidro. A sua elegância mostra um caráter clássico e é o aliado perfeito do ferro ou do alumínio para a infraestrutura que sustenta o vidro da mesa.

O vidro suporta o calor por um curto espaço de tempo; no entanto, tem uma clara desvantagem, que são as mudanças bruscas de temperatura. Elas podem causar rachaduras no material.

É preciso ser muito cuidadoso com este tipo de mesa. É verdade que o vidro é muito propenso a arranhaduras ou ficar com marcas devido a pancadas, por isso é importante usar toalhas de mesa que protejam o vidro.

precauções devem ser tomadas ao escolher as mesas de vidro

Mesa de jantar de vidro / m.maisonsdumonde.com

Em geral, para cuidar deste tipo de mobiliário, seja de um material ou outro, é preciso usar toalhas de mesa que cobrem e protegem. Acima de tudo, deve-se manter cuidados constantes para que a mesa dure o maior tempo possível.

Cor da mesa

A cor desempenha um papel fundamental para as mesas. A sua adaptação ao design da casa deve ser fácil e harmoniosa; é preciso evitar tensão ou dificuldade visual simplesmente por ter feito uma má escolha da cor.

A mesa geralmente ocupa um lugar principal na sala. Normalmente, quando uma pessoa entra na sala, primeiramente dá uma olhada geral; é nessa hora que o estilo do lugar é avaliado.

Se os móveis principais (sofás, prateleiras ou mesas) não estiverem em uma boa distribuição ou mostrarem uma combinação ruim de tonalidades, a harmonia será completamente quebrada.

Dessa forma, a cor é um recurso fundamental e a sua escolha deve ser acertada. A mesa de jantar geralmente ocupa um lugar importante na sala, por isso deve ter uma cor apropriada e se encaixar na decoração.

Ultimamente, a cor preta está ganhando força no mundo das vendas de móveis. Tanto em termos de decoração como de moda, a cor preta combina e dialoga perfeitamente com os materiais do seu ambiente.

As formas suaves e simples das mesas, sendo ao mesmo tempo de tonalidade negra, permitem que se encaixem harmoniosamente com o design de qualquer estilo. Por isso, pode-se dizer que o preto não é uma cor ousada, mas sim sugestiva.

Cor da mesa

Se forem usadas cores em tons terrosos, será transmitida uma sensação de tranquilidade, relaxamento e isso também facilita o relacionamento com outros elementos. É uma cor fácil de combinar e que não se destaca demais, uma vez que não é uma cor ousada.

No caso de usar um tom mais frio ou mais forte, como no caso do vermelho, azul, laranja, etc., tenha cuidado e tente não gerar tensão no ambiente.