Logo image
Logo image

Algumas dicas para decorar o terraço de uma cobertura

4 minutos
Quando chega o verão, é importante acondicionar os nossos jardins e terraços para desfrutarmos ao máximo desse espaço. Por isso, apresentaremos algumas ideias para inspirá-lo.
Algumas dicas para decorar o terraço de uma cobertura
Última atualização: 12 janeiro, 2019

Neste post, lhe daremos algumas ideias para decorar o terraço de uma cobertura de uma forma prática. A verdade é que no verão os nossos jardins e terraços se tornam os mais importantes cômodos da casa, nos quais passamos muito tempo. Por isso, é importante prepará-los adequadamente, para aproveitarmos ao máximo as suas características.

Dicas para decorar o terraço de uma cobertura

Não importa se o terraço não é muito grande, sempre há opções válidas. Uma correta escolha da mobília, dos acessórios e uma boa distribuição do espaço serão suficientes.

Como já dissemos outras vezes, em um terraço nunca podem faltar plantas e nem uma iluminação acolhedora, para criar um ambiente íntimo e relaxante, onde possamos descansar e relaxar.

A seguir, daremos cinco dicas para você levar em conta para decorar o terraço de uma cobertura.

1- Distribua o espaço da forma correta

Isso é fundamental, especialmente nos terraços menores. Se um espaço pequeno for bem distribuído, pode parecer maior do que realmente é. Se houver espaço suficiente, você pode tentar dividir o terraço em várias áreas:

  • Área para refeições: com um conjunto de sofá, pufes e mesa baixa ou cadeiras, bancos e mesa mais alta.
  • Área verde: como já dissemos, as plantas são fundamentais. Você também pode distribuí-las por todo o terraço, darão um toque bastante natural e colorido.
  • Espaço para armazenamento: nunca é demais. Dessa forma, você terá mais organizados os itens domésticos que usará no terraço.
  • Espaço para descansar: com sofás, redes, espreguiçadeiras, pérgulas ou guarda-sol.

Além disso, quando temos ambientes mais diferenciados, fica mais fácil limpar e classificar; e visualmente dará uma melhor impressão.

2- Valorize a vista, na medida do possível

Sem dúvida, as vistas são uma das melhores coisas da cobertura. Por isso, é importante potencializá-las, para aproveitá-las ao máximo. Uma opção é colocar balaustrada de vidro, para que não existam limites de nenhum tipo quando se trata de admirar a vista. Você deve ter cuidado ao colocar pérgulas ou toldos, para que exerçam a sua função sem nos privar da vista.

Outra possibilidade é o fechamento com vidro. Embora seja mais caro, ele vale a pena, pois é um bom investimento. Com ele, podemos desfrutar do nosso terraço ao longo do ano, uma vez que estaremos protegidos das intempéries. Além disso, dessa forma, penetrará mais luz natural no interior da sua cobertura, aumentando também a sensação de espaço.

3- Una o interior com o exterior

Quando distribuímos o espaço no nosso terraço talvez não pensemos nisso, mas certamente é importante. Por exemplo, se o acesso ao nosso terraço é através do quarto, não devemos colocar a área de alimentos ao lado dele, já que iria entrar o cheiro de comida no quarto. Nesse caso, seria aconselhável colocar a área de descanso ou para relaxar perto do acesso ao quarto.

Por outro lado, se o terraço é acessado através da cozinha, aí sim nós podemos colocar perto da área de refeições. Dessa forma, será mais fácil de levar e retirar pratos, utensílios domésticos e alimentos. É algo muito lógico que não devemos nos esquecer para alcançar uma otimização do espaço.

Some figure

4- Escolha o mobiliário adequado

Além disso, você deve pensar na mobília que escolherá para decorar o terraço da sua cobertura. Certifique-se de que os móveis da área para refeições sejam do mesmo estilo que os da área de descanso ou de armazenamento.

Nos terraços, as redes e as cadeiras suspensas (aquelas que têm um formato de ovo) são muito usadas, já que são muito confortáveis. É importante manter a ordem e a continuidade visual. Assim, nós nos sentiremos mais confortáveis. Além disso, tenha em mente que alguns materiais precisam de mais cuidados do que outros. Sendo assim, pense sobre isso antes de comprar os móveis.

Em exteriores, as fibras naturais, como o rattan ou o vime ficam muito interessantes. Elas fornecem um toque simples e muito natural.

Você também pode considerar a ideia de fazer os seus próprios móveis, algo que é visto sobretudo nas áreas de descanso e de relaxamento. Os paletes são muito usados para isso, você só precisa lixá-los e já pode começar a usá-los. Se você gosta da sua cor natural, não precisa dar uma camada de tinta.

Se não houver muito espaço de armazenamento disponível, recomendamos que você opte por cadeiras, espreguiçadeiras e redes, para que quando precise guardá-las no inverno, ocupem pouco espaço.

5- Dê importância aos complementos

Nós não cansamos de repetir que os complementos também têm um peso visual.

No caso de terraços, as pérgulas, os para-sóis ou os toldos são alguns exemplos. A cobertura recebe a luz do sol de forma mais direta. Por isso, é importante ter elementos de proteção, especialmente se quisermos permanecer no nosso terraço nas horas mais quentes do dia.

E não devemos nos esquecer da iluminação, principalmente para o entardecer e anoitecer. Você pode colocar guirlandas de luzes, lanternas ou velas (você pode escolher as aromáticas).

Além disso, devemos prestar atenção aos tecidos, como as capas das almofadas, complementos essenciais em um terraço. Outro exemplo são os tapetes, que podem combinar muito bem na área de descanso e de relaxamento.

Como você viu, isso não envolve muita dificuldade. Você só tem que distribuir e fazer bom uso do espaço. Escolha um estilo decorativo conforme o seu gosto pessoal, que preferencialmente coincida com o interior da sua casa.