Algumas sugestões para deixar uma biblioteca organizada

20 de janeiro de 2019
Organizar uma biblioteca não requer planos complexos nem técnicas diferenciadas. Na prática é muito mais simples do que pode parecer.

Uma biblioteca organizada pode ser um verdadeiro paraíso para um leitor, mas também para as pessoas mais metódicas. No entanto, os métodos para conseguir a almejada organização nem sempre são os mais apropriados e, em alguns casos, inclusive, podem chegar a ser contraproducentes.

Antes de mais nada, o que o leitor deseja é praticidade e eficiência. Uma biblioteca organizada permite à pessoa visualizar de forma prática cada título, evitando perder tempo na sua busca. Em outras palavras: a praticidade reduz o número de dificuldades que podem surgir na horar de querer iniciar (ou retomar) a leitura de um livro.

A praticidade pode ser definida da seguinte maneira: ordem, facilidade para colocar e retirar títulos e manutenção simples. Claro que isso não deixa de lado um visual atraente, harmonioso, original e agradável.

Aspectos preliminares que devem ser levados em consideração

Existem algumas considerações que devem ser feitas antes de começar a idealizar ou colocar em prática determinado método de organização. Para começar: o que existe em uma biblioteca?; Só livros ou também há revistas, fanzines, Comics e outros textos? E além disso: quais são os acessórios que também podem ser incluídos nas prateleiras?

Quando a biblioteca não dispõe apenas de livros, mas também de outros objetos, é necessário ver como eles interagem nesse espaço. Ou seja: funcionam bem em conjunto? O seu agrupamento permite aproveitar o espaço da prateleira? Ou talvez fosse melhor retirá-los ou redistribuí-los?

organizar uma biblioteca

 

Além disso, é preciso considerar que muitas vezes acumulamos documentos que já não aproveitamos de jeito nenhum. De maneira geral, os textos acadêmicos, manuais, documentos variados e afins inutilizam espaços e fazem com que as prateleiras pareçam desorganizadas.

Nesse caso, é possível realizar uma doação dos textos que estiverem em bom estado de conservação e que continuem válidos, para bibliotecas públicas ou instituições educacionais. Dessa forma, será possível liberar espaços em casa e contribuir positivamente com o bem-estar cultural e social.

Quanto aos livros que apresentem alguma deterioração por causa da umidade, infestação de certos insetos ou formas de degradação, será necessário tomar certas medidas. Por exemplo: pode-se levar os livros a um restaurador, ou, então, separá-los do restante dos textos para evitar que eles se deteriorem também.

Passo a passo para deixar uma biblioteca organizada

Em primeiro lugar, retire todos os livros e esvazie por completo a biblioteca. A seguir, limpe cada parte do móvel e, em seguida, faça o mesmo com cada livro. Assim que você puder visualizar todo o espaço livre de que dispõe, será muito mais fácil criar uma organização real.

Em segundo lugar, pense de que forma você gostaria de encontrar os seus livros: pela cor, tamanho, espessura, editora, autor, gênero, etc. Caso seja por característica física, pense se você quer ver só as lombadas do livro ou se quer deixar à vista alguma capa da sua preferência.

De maneira geral, recomenda-se evitar empilhar os livros na forma de torres, quer dizer, um sobre o outro, já que isso não ajudaria a manter a organização. Na verdade, poderá impedir a visualização de cada um dos títulos e também sendo um pouco incômodo para a vista. Isso porque atrapalha a consulta dos volumes inferiores.

Em terceiro lugar, é preciso delimitar o espaço. Muitas vezes, quanto mais limitado for o espaço, acaba sendo mais fácil colocar os livros de uma forma organizada. Claro que não é preciso chegar a extremos nesse aspecto.

organizar uma biblioteca

 

Como é possível delimitar o espaço de uma estante? Muito fácil. Pode-se colocar um acessório que ocupe uma parte da estante e que, por sua vez, sirva como ponto de apoio para manter os livros na posição vertical. Tal acessório pode ser uma obra de arte, um relógio, uma planta, etc.

Como medida complementar, caso tenha o hábito de pegar livros emprestados, pode-se designar um pequeno espaço separado para eles. Dessa forma, manterá a sua biblioteca organizada. Recomenda-se dispor de prateleiras mais baixas, já que fica mais simples colocar e retirar os livros.

O método KonMari para organizar sua biblioteca

O famoso método da autora japonesa Marie Kondo inclui uma seção especial para a organização dos livros e, resumidamente, propõe-se a avaliar com precisão o que se deseja manter para dispor disso com maior facilidade.

Anime-se a pôr em prática essas dicas e a buscar as opções que melhor se adaptam tanto ao seu espaço disponível quanto ao seu estilo de decoração. Você vai se surpreender em como uma biblioteca organizada pode contribuir com o seu espaço e com seu bom humor.