Dicas para escolher uma estante para o escritório
Escolher uma estante para o escritório nem sempre é uma tarefa fácil. Especialmente considerando o grande número de possibilidades que existem. Uma ampla gama de cores, formas, materiais e preços, muitas vezes nos ‘deixam em dúvida’ entre um ou outro.
As estantes são um elemento sempre presente em nossas casas e escritórios. Isso devido ao fato de nos ajudarem a manter a ordem e, ao mesmo tempo, serem um elemento decorativo.
No artigo de hoje, daremos algumas dicas ou orientações para que a escolha da estante do seu escritório não seja algo muito complicado.
Onde colocar a estante para o escritório?
Uma das primeiras perguntas que devemos nos fazer ao escolher uma estante é onde vamos colocá-la. O material da estante dependerá se ela ficará no exterior ou no interior. Por exemplo, estantes em jardins, terraços ou varandas devem ser de um material que suporte os impactos do clima.
Se vão ficar dentro da casa, podem ser feitas de outros materiais, como aglomerado ou madeira. Em nosso caso, trata-se de estantes internas. É importante conhecer muito bem o espaço de que dispomos para saber claramente quais são as nossas possibilidades. Ou seja, o tamanho da estante, cor, tipo, etc.
Dependendo do estilo do nosso escritório, a estante deve ser de um estilo ou outro. Lembre-se de que este não é apenas um elemento de armazenamento, mas também um elemento decorativo e deve se integrar perfeitamente no ambiente.
Qual função a estante terá?
Escolher a estante para o escritório com sucesso também envolve saber claramente a função. Para que irei utilizar a estante? Isso é importante especialmente ao procurar os materiais adequados.
Por exemplo, se formos colocar objetos pequenos como uma coleção e eles não pesam tanto, não será necessário uma estante muito robusta. Se, por outro lado, quisermos colocar uma coleção de livros, a estante que precisaremos será outra completamente diferente.
Existem diferentes tipos de materiais a partir dos quais as estantes são fabricadas:
- Aglomerado revestido de melamina: é um material versátil e que oferece uma grande variedade de cores. Alguns até misturam este material com PVC para aumentar a sua resistência.
- Pinheiro maciço: são muito resistentes e você pode escolher sem acabamento para dar um toque mais pessoal. Se adaptam muito bem a todos os tipos de estilos.
- Aço: são estantes leves, fáceis de limpar e resistentes. São perfeitas para o estilo industrial ou para utilizar na garagem.
Profundidade
Saber para que vamos utilizar a estante nos ajudará a escolhê-la com a profundidade adequada:
- Até 25 cm de profundidade: ideais para guardar DVDs, CDs, porta-retratos, etc.
- 25-30 cm de profundidade: perfeitas para livros, arquivos e louças.
- Mais de 30 cm: objetos mais pesados, como equipamentos de música.
Espessura
A espessura das prateleiras também tem a ver com a função que vamos lhe dar. Geralmente, as prateleiras possuem uma espessura entre 15-30 mm. A espessura está intimamente relacionada com a resistência e a estabilidade da prateleira. Quanto mais larga a prateleira, mais espessa deve ser.
3. Orçamento
Ao escolher uma estante para o escritório, devemos também ‘prestar atenção’ ao preço apropriado. No mundo da decoração é importante ter um orçamento e estabelecer prioridades para que não fuja do nosso controle. Portanto, antes de sair de casa correndo para a loja de decoração, estabeleça um orçamento.
Obviamente, o material da estante afetará diretamente o seu preço, assim como o seu tamanho e design. Portanto, você deve saber que as estantes de madeira maciça são mais caras. As mais econômicas são as de aglomerado ou as tábuas de melamina ou de plástico.
As estantes modulares também são uma boa opção e uma alternativa àquelas feitas sob medida. Elas oferecem a possibilidade de combiná-las como mais lhe convém, de acordo com a utilidade e o espaço de que você dispõe.
Com essas três dicas simples, temos certeza de que você acertará ao escolher a estante para o seu escritório. Além disso, tenha em mente que o estilo de decoração que você já tem deve combinar com o estilo de decoração da estante. Como mencionamos no início, há uma grande variedade de estantes de diferentes tamanhos, modelos e, claro, estilos.