Escadas em espiral: qual é o modelo ideal?

· 7 de outubro de 2018
Leia este artigo e escolha a melhor escada em espiral para sua casa.

As escadas em espiral também chamadas de escadas caracol, sempre trazem um toque de distinção à casa. Elas não são tão comuns como as escadas convencionais e, portanto, sempre chamam atenção.

Se sua casa tem dois andares e você está procurando por uma escada que ocupa pouco espaço, a escada em espiral é a melhor opção. A seguir, falaremos sobre esse tipo de escada.

Onde ficará localizada?

A primeira coisa que temos que levar em conta para escolher o modelo perfeito da escada em espiral é o lugar onde vamos instalá-la. Dependendo se vai ficar dentro ou fora da casa, deveremos escolher um ou outro material.

Existem escadas em espiral que são adequadas tanto para o exterior como para o interior e, por outro lado, outras não são recomendadas para instalação no exterior.

Se a sua escada em espiral será instalada no exterior da casa, deverá ter as seguintes características:

  • Metálica. As escadas em espiral são geralmente feitas de metal, madeira ou vidro. Se vamos instalá-las no exterior, devemos optar pelo metal. É muito mais resistente à chuva e umidade.

Também resiste muito bem às altas temperaturas. A única coisa que você terá que levar em conta é que, se estiver em uma área muito ensolarada durante o verão, alcançará temperaturas muito altas.

  • Degrau antiderrapante. Outro aspecto a ser considerado quando se escolhe uma escada em espiral externa é o material de que os degraus são fabricados. É importante que, quando se molharem por causa da chuva, não fiquem escorregadios, pois seria muito perigoso.

Por isso, você deverá escolher uma escada que seja fabricada com materiais antiderrapantes. É a melhor maneira de garantir que não haverá perigo em subir a escada, seja qual for a época do ano.

  • Estabilidade. Todas as escadas em espiral devem ser estáveis, mas especialmente as externas. Estão expostas a fortes rajadas de vento e, portanto, devem ser muito seguras.

Compre uma escada com corrimão de segurança e a maior estabilidade possível.

escadas em espiral
Escadas em espiral para pequenos espaços

Se você decidiu instalar uma escada em espiral porque a sua casa é pequena, recomendamos um tipo específico. São aquelas feitas com aço e vidro. São verdadeiras obras de arte e ganharão muito destaque. Embora sejam aparentemente frágeis, oferecem resistência absoluta a pancadas e uso contínuo.

As escadas de aço e vidro são praticamente transparentes, por isso o ambiente parecerá maior. À primeira vista, dará a sensação de que a escada não ocupa nenhum espaço, por isso traz amplitude à sala. A princípio, será difícil se acostumar com elas, pois é difícil ver os degraus. Após alguns dias de uso, você a subirá até de olhos fechados.

Se optar por uma escada deste tipo, você não deve economizar nos gastos. Uma escada de vidro e aço muito barata acabará criando problemas. É preferível gastar mais dinheiro e comprar uma escada de qualidade e, assim, garantir que tanto o vidro como o aço sejam resistentes e duráveis.

escadas em espiral

Cuidado com o design

Como dissemos anteriormente, há escadas em espiral que são verdadeiras obras de arte. Certamente você já foi em alguma loja de móveis e algum modelo o deixou de boca aberta.

Suas formas sinuosas e impossíveis, seus materiais incomuns ou designs vanguardistas sempre serão o centro de todas as atenções.

Se sua casa é moderna e você quer escolher um design desse tipo, recomendamos que você experimente na loja e se certifique de que é confortável subir e descer com facilidade. Você deverá pensar nas crianças, pessoas idosas e também nos outros moradores da casa que, muitas vezes, terão que subir carregados com sacolas e caixas ou com roupas da máquina de lavar.

Observe também se os pés se encaixam na parte externa do degrau. Muitas vezes, há escadas onde você só pode pisar com a ponta dos pés, e isso pode ser perigoso quando subimos carregando coisas.

escadas em espiral

Com isso, queremos dizer que você não precisa sacrificar o conforto pelo design. É importante encontrar o equilíbrio entre design e funcionalidade.