Ideias para um apartamento aconchegante e luminoso

· 11 de agosto de 2018
A seguir, propomos diferentes ideias para um apartamento aconchegante e luminoso. Você verá como é muito fácil encher o seu apartamento de luz.

Se você procura criar um espaço confortável e luminoso, você está no lugar certo. Por menores que sejam as suas janelas ou com a localização incorreta, com essas ideias para um apartamento aconchegante e luminoso, você fará a sua moradia parecer acolhedora.

Cores quentes

Para ter um apartamento aconchegante e luminoso, você deve optar por cores claras. Deste modo, o espaço parece mais amplo e incide mais luz. Você deve ter cuidado porque uma habitação branca demais dá a sensação de frieza e isto é o oposto do que queremos alcançar. Por esta razão, às vezes fica difícil criar um espaço que seja ao mesmo tempo luminoso e aconchegante.

Uma forma de conseguir isso é optar por pintar as paredes com cores em tons pastéis ou ocre. Elas refletem quase tanta luz quanto o branco, mas não dão a sensação de frieza. O mesmo acontece com a cor dos móveis. Escolha-os em tons claros e suaves. Reserve as estampas para os acessórios.

cores quentes para apartamento aconchegante e luminoso

Se, por outro lado, você optar por cores escuras, seja o preto ou tonalidades bem escuras de marrom ou azul, você irá tirar a luz do apartamento. Estas cores são adequadas apenas para ambientes de grandes dimensões e muito luminosos.

A decoração: fundamental para criar um apartamento aconchegante e luminoso

Uma das melhores maneiras de criar um ambiente aconchegante é através da decoração. Inclua em cada ambiente elementos decorativos e memórias pessoais. Poucas coisas tornam um lar tão aconchegante quanto as memórias que geramos. Algumas maneiras de decorar de forma aconchegante são as seguintes:

  • Faça uma colagem com as suas fotos mais especiais. No final do ano, tiramos milhares de fotografias, mas depois não as desfrutamos por ficarem sempre no celular ou no computador.  Resistimos em pensar que as fotos em papel são uma coisa do passado. Você pode pendurá-las como uma grinalda, fazendo uma composição ou em uma moldura pendurada na parede.
  • Memórias de suas viagens. Se você é uma daquelas pessoas que guardam todas as suas lembranças, nós o encorajamos a tirá-las das caixas e procurar um lugar no hall de entrada ou na sala de estar. Além de criar um ambiente mais aconchegante, você recordará dos momentos especiais vividos em suas viagens.
  • Evite espaços vazios. Para criar um ambiente aconchegante, você deve encontrar o ponto médio entre um espaço vazio e um sobrecarregado. Se os ambientes estão vazios, transmitem frieza, exatamente o oposto do que desejamos.
colagem de fotos como decoração

Espelhos: os aliados dos ambientes luminosos

A primeira coisa que você deve fazer para conseguir um apartamento aconchegante e luminoso é aproveitar ao máximo a luz que entra pelas janelas. Às vezes, a localização não é adequada ou as janelas são muito pequenas. É por isso que temos que utilizar outros elementos que nos ajudem a ter mais luz na residência.

Um espelho colocado no lugar adequado pode mudar radicalmente o aspecto do ambiente.

Colocar espelhos em lugares estratégicos é uma boa forma de tornar o ambiente mais luminoso. Se as cores claras predominam na residência e, além disso, um espelho projetar a luz, pode haver uma mudança radical entre o antes e o depois.

espelho para gerar um ambiente aconchegante e luminoso

Você deve colocar os espelhos na frente das janelas ou nas paredes onde a luz do sol geralmente incide. Dessa forma, a luz será refletida e dará a sensação de que entra mais luminosidade.

Decorar a sua residência com tecidos

almofadas para decoração

Uma casa sem tecidos é uma casa nua. Vista-a para criar um ambiente muito mais aconchegante. Não se pode comparar a sensação transmitida ao entrar em um ambiente sem tecidos com outro em que há cortinas, tapetes, almofadas ou tapeçarias… A nossa recomendação é a seguinte:

  • Almofadas. Como já comentamos anteriormente, sofás e poltronas serão preferencialmente em tons claros e suaves. Uma boa maneira é utilizar os estampados que iríamos reservar para os acessórios nas almofadas.
  • Tapetes. Os tapetes fornecem calor para a casa além de serem muito confortáveis de pisar. Embora tenhamos dito que as cores predominantes devem estar em um tom claro, tenha cuidado ao escolher uma cor muito clara para o tapete. Se você fizer isso, terá que limpar constantemente.
  • Cortinas. Nesse caso, as cortinas cumprem a dupla função que buscamos. Criam um ambiente mais aconchegante e ao mesmo tempo dão luminosidade. Escolha-as em um tom claro para permitir a passagem da luz.