IKEA Art Event: obras de arte aos seus pés

8 de junho de 2019
O IKEA Art Event nos traz 8 tapetes artesanais desenhados pelos melhores artistas urbanos do momento. Você quer levar um pouco de arte para a sua casa?

A visão da IKEA sempre foi a de melhorar o dia a dia das pessoas. Com esta filosofia, foi lançado o IKEA Art Event em 2014. Trata-se de uma colaboração com artistas contemporâneos que trazem um pouco de arte para as nossas casas.

Por que as galerias e museus deveriam ficar com todas as obras? No fim das contas, a arte e o design são parte de nós e deveriam estar disponíveis para todos.

Henrik Most, diretor criativo do IKEA Art Event, diz: “A arte deveria ser algo acessível e disponível para a maioria das pessoas do mundo. Criamos uma coleção de arte da IKEA simplesmente porque acreditamos em uma arte democrática. Há aqueles que têm a ideia pré-concebida de que a arte é composta apenas pela pintura ou escultura. Mas, por que não podemos usar arte em um tapete? Este é o objetivo do IKEA Art Event 2019”.

IKEA Art Event: tapetes muito artísticos

Tapetes muito artísticos

Tapete / moovemag.com

Este é o quinto IKEA Art Event, uma edição limitada que combina arte e tapeçaria por meio de tapetes impregnados pela cultura urbana. Tudo isso graças aos oito líderes do setor criativo que colocaram o seu design vanguardista em peças únicas e versáteis.

De acordo com o que a marca nos diz, essas obras de arte tecidas são únicas, sendo projetadas para a vida cotidiana ao mesmo tempo em que tentam fazer com que nos sintamos em uma galeria de arte.

Todos eles são feitos com 100% de lã ou outros materiais naturais, e apenas um deles foi tecido à máquina. O restante foi feito por artesãos da Índia e do Egito, o que os torna peças cheias de charme para colocar aos nossos pés.

A partir do mês de maio, esses designs chegarão às lojas. Então, você poderá espalhar a arte por todos os espaços da sua casa.

IKEA Art Event: alguns dos artistas

Chiaozza

Alguns dos artistas

Tapete / ikea.today

Esta dupla trabalha uma grande variedade de categorias, incluindo a escultura pintada, as instalações artísticas, a colagem e a fotografia.

A sua criação foi inspirada nas cenas típicas da primavera dos desertos americanos. Está cheia de blocos de cores, rabiscos e formas divertidas que convidam as pessoas a se deixarem envolver por este tapete feito 100% de lã com urdidura de algodão.

Craig Green

Craig Green

Tapete / ikea.today

Este londrino é um dos designers de moda masculina mais inovadores do Reino Unido. A sua proposta se concentra em neutralizar os padrões de gênero.

Ele nos oferece um paraíso que nos permite fugir da realidade, uma paisagem que nos transporta para um lugar melhor.

Misaki Kawai

Misaki Kawai

Tapete / moovemag.com

Esta artista japonesa é conhecida internacionalmente pelas suas instalações criadas com papel machê, madeira, tecidos e outros materiais artesanais, como feltro e lã. A sua crença é a de que a arte consiste em se divertir.

Sobre a sua criação para o Art Event, ela disse:As coisas engraçadas, as coisas bobas e as peludas me inspiram. Esta é uma das razões pelas quais eu fiquei entusiasmada em criar este tapete, já que ele é um item muito peludo. Eu acho que o resultado ficou ótimo; é confortável e suas cores são impressionantes. Eu adoro a ideia de que tantas pessoas vão poder apreciá-lo. Vá em frente, acaricie esses gatos enormes!”

Seulgi Lee

Seulgi Lee-IKEA Art Event

Tapete / moovemag.com

Esta artista de origem franco-coreana dá vida à expressão “mais feliz do que um peixe dentro d’água”. Ela tenta trazer a luminosidade da água e as cores radiantes.

Ela diz que, com esse tapete, queria trazer a luminosidade da água para os interiores. Estava pensando nos artesãos do norte da Índia, na cidade de Ayodhya, na antiga rainha coreana Heo Hwang-ok e, acima de tudo, no poder das cores.

Virgil Abloh

Virgil Abloh-IKEA Art Event

Tapete / moovemag.com

Virgil é o diretor artístico da linha masculina da Louis Vuitton. Ele fundou a marca de moda Off-White. A sua contribuição para o IKEA Art Event 2019 consiste em um foco irônico sobre os pais controladores que protegem os seus móveis a qualquer preço.

A frase escrita e o motivo tradicional que servem como pano de fundo fazem com que a nossa ideia de um tapete persa seja modificada radicalmente.

“Eu queria usar uma abordagem irônica quanto à atitude que é tradicionalmente adotada na hora de mobiliar, na qual a sala é considerada uma sala de exposição, não um lugar para se sentar. Eu acho que a frase paternalista ‘não estrague os móveis’ teve um verdadeiro impacto na maneira como os jovens pensam sobre os móveis hoje em dia”.

Estes são somente alguns dos tapetes que você poderá ter na sua casa para apreciar a arte urbana. Qual deles é o seu favorito?