Jean-Louis Deniot: design de interiores com assinatura

26 de março de 2019
Hoje lhe apresentaremos um jovem designer que se consagrou como uma figura de projeção internacional. O seu estilo pessoal de inspiração neoclássica cria uma mistura magistral com outros estilos.

Neste artigo mostraremos o trabalho daquele que é considerado o mais promissor dos jovens designers de interiores da França. Após o reconhecimento internacional pelos seus projetos ecléticos e absolutamente pessoais, Jean-Louis Deniot se estabeleceu como um verdadeiro mestre. Afinal, o seu trabalho se destaca pelo equilíbrio, harmonia e por criar ambientes atemporais.

Além disso, os seus projetos destilam a sua paixão pelo século XVIII, um estilo neoclássico que combina perfeitamente com o estilo boutique francês e americano. Inclusive, os projetos misturam diferentes estilos decorativos, mas não se identificam com nenhum em particular.

Diante disso, o estilo de Deniot é caracterizado por preferências muito naturais em termos de texturas e materiais. Afinal, as suas paletas são geralmente monocromáticas, especialmente com tons cremes, cinzas e toda a gama de azuis frios. Portanto, hoje vamos aprender mais sobre esse extraordinário designer. Ele é conhecido por ser ousado, sofisticado ao extremo e mágico em seus projetos que estão totalmente distantes do minimalismo.

Quem é Jean-Louis Deniot?

Sala de estar/1stdibs.com

Este jovem designer de interiores encontrou a sua paixão muito cedo na vida. Aliás, parece que com doze ou treze anos ele já tinha uma ideia clara do que ele queria passar o resto de sua vida fazendo. Por isso, ele passou a infância desenhando e criando modelos arquitetônicos e projetando espaços em miniatura. Desde muito jovem, Deniot aprendeu a distinguir estilos decorativos com a sua brincadeira de projetar espaços interiores.

Essa paixão inicial o levou a estudar design de produtos e arquitetura de interiores na École Camondo. Então, foi nessa prestigiada escola de design em Paris que ele se formou. Após terminar os seus estudos, ele abriu a sua própria empresa de design em 2002. Atualmente, a empresa Jean-Louis Deniot tem escritórios em Nova York e Paris.

Sua inspiração

sala do apartamento

apartamento/luxdeco.com

Existem vários designers de interiores que Jean-Louis Deniot admira, considera como mestres clássicos. Por isso, essa é a fonte de inspiração dos seus trabalhos. Ele é apaixonado pela teatralidade dos projetos de Dorothy Draper, o selo de peças de coleção de Lorenzo Renzo Mongiardino e o rigor de Adolf Loos.

Além disso, ele encontra inspiração nos trabalhos de Henri Samuel e Alberto Pinto. Portanto, foi através deles que ele aprendeu a relacionar o projeto de design de interiores com a arquitetura do ambiente. Finalmente, há também muitas referências a Palladio e Le Corbusier.

Jean-Louis Deniot mencionou muitas vezes que sente admiração pelos projetos de luxo de Peter Marino. Além disso, ele admira os acabamentos de qualidade de François Catroux. E, é claro, a elegância de outro dos grandes designers franceses de todos os tempos: Jean Michel Frank.

Seu estilo

Sala de jantar

Sala de jantar/1stdibs.com

Sem seguir rigorosamente um estilo decorativo específico, este extraordinário artista é capaz de misturar elementos de diferentes estilos. Assim, ele consegue criar espaços cheios de pureza, harmonia e serenidade. Por isso, a sua marca é muito pessoal e facilmente identificável.

Sendo assim, os seus trabalhos são caracterizados pelo equilíbrio de cores, materiais, texturas e magníficos pontos focais que criam profundidade e jogam estrategicamente com luzes e sombras. Os cômodos onde Jean-Louis Deniot coloca as suas mãos e o seu talento parecem retirados de outra época.

“Quando eu planejo um interior, penso no movimento em torno do cômodo, seu uso, sua função e a distribuição do espaço”.

Jean-Louis Deniot.

Ele é um mestre em trazer serenidade e dramaticidade para todas as suas obras. O estilo neoclássico é a base dos seus desenhos. Apesar disso, ele tem uma habilidade especial para introduzir peças e elementos de outros estilos e fazê-los encaixar perfeitamente.

Seus trabalhos

jean-louis-deniot

Duplex/bestinteriordesigner.eu

Jean-Louis Deniot trabalhou em alguns projetos decorativos comerciais de primeira linha. O seu trabalho em alguns hotéis de Paris é espetacular. Apesar disso, ele está focado principalmente no design de interiores de casas e imóveis particulares.

Ele executou magistralmente projetos de decoração em muitos países, além é claro, de sua terra natal. Ele fez vários de seus melhores projetos nos Estados Unidos, mas também há criações extraordinárias na Índia e na Europa.

Existem várias empresas internacionais que colaboram na concepção de mobiliário e acessórios decorativos de Jean-Louis Deniot. A Baker Furniture e a Pouenat Ferronnier são algumas das empresas que apresentam as suas coleções.

A editora Rizzoli também publicou o seu livro: “Jean-Louis Deniot: Interiores”. Um trabalho magnífico que contém 18 de seus projetos, alguns dos quais foram feitos para ele mesmo em sua própria casa decorada no estilo Hollywood Regency.

O sucesso internacional de Jean-Louis Deniot

Jean-Louis Deniot diz que o seu sucesso se deve à sua adaptação aos clientes, a quem ele tenta ajustar as suas expectativas e seus gostos. Ele define o seu estilo como chic francês. Um estilo um pouco dramático e com influências de outros estilos.