Estilos boêmios para a sua casa

· 5 de outubro de 2018
Se você gosta de arte e das diferentes culturas, então o estilo boêmio dará um aspecto interessante e original à sua casa. Daremos algumas sugestões para inspirá-lo.

Os estilos boêmios costumam dar um caráter artístico e, ao mesmo tempo, descontraído para as casas. A sua originalidade e a mistura de elementos interessantes de diferentes culturas vão fazer os seus espaços vibrarem.

O que mais chama a atenção nos estilos boêmios é que eles são caracterizados pela mistura de elementos de diferentes culturas. As tendências vintage e hippies estão presentes em todos os cantos, trazendo assim uma aparência boêmia e original. Este estilo proporciona aconchego e relaxamento aos espaços.

Ao adotar este estilo decorativo, é importante não sobrecarregar o ambiente. Você deverá combinar cada objeto, cada espaço ou a parede ideal para cada elemento que você usará na decoração.

Neste artigo, apresentaremos as principais características do estilo boêmio e algumas ideias interessantes a serem consideradas caso você queira decorar a sua casa seguindo esse conceito.

Os estilos boêmios e suas cores quentes

É importante considerar a incorporação das cores quentes nos espaços, se você quiser decorar a sua casa com este estilo. Os tons de amarelo, laranja e avermelhado serão fundamentais. Eles podem ser incluídos por meio de tapeçarias, almofadas, paredes e móveis.

Por outro lado, também é aconselhável pintar as paredes de branco ou com um tom bem claro; dessa forma, o restante dos elementos coloridos ficarão em destaque.

Materiais e texturas

Conforme já mencionamos, a mistura é fundamental nos estilos boêmios. De forma semelhante ao estilo eclético, o boêmio é caracterizado pela combinação de elementos decorativos e objetos funcionais de diferentes culturas.

Materiais e texturas

A arte estará presente em todos os cantos. Portanto, a mistura de diferentes materiais e texturas será fundamental. Você poderá combinar, por exemplo, madeira com metal, adicionar espelhos e plantas decorativas no mesmo espaço.

A importância dos tecidos

Os tecidos são fundamentais nos estilos boêmios. Há uma infinita variedade de estampas e texturas em tapetes, tapeçarias, almofadas e mantas.

A ideia de incorporar bastante tecido com cores vibrantes proporcionará ainda mais calor aos seus espaços. Os tecidos listrados em tons avermelhados são tendência atualmente; anime-se a usá-los.

Móveis

Os móveis mais baixos são os que mais se destacam nos espaços boêmios. Geralmente, são incluídas mesas de centro bem baixas com grandes almofadas no chão.

Além disso, você poderá adicionar pufes ou banquetas pequenas. Essa tendência de móveis baixos cria uma sensação de conforto e de um ambiente descontraído.

Pinturas e arte nos estilos boêmios

Combinar e misturar elementos decorativos e artísticos de diferentes culturas tornará a sua casa muito interessante. Você só precisará escolher bem os seus objetos e colocá-los nos espaços correspondentes.

Se você comprou enfeites ou lembranças de diferentes culturas nas suas viagens, então esta será uma ótima oportunidade para mostrá-las e combiná-las nos seus espaços. Assim, você criará um ambiente muito original.

Combine muitos quadros e tapeçarias nas paredes

Uma ideia muito interessante visualmente é escolher uma grande parede vazia e combinar quadros de diferentes estilos com tapeçarias, espelhos e outros elementos. Assim, um cantinho especial será criado e vai parecer que você tem uma galeria de arte na sua casa.

Elementos suspensos

Os elementos suspensos também são típicos do estilo boêmio. Você poderá criar guirlandas de pompons coloridos, franjas e até mesmo apanhadores de sonhos, também conhecidos como filtro dos sonhos. Coloque estes elementos nas paredes ao lado dos seus quadros, no teto e nas janelas.

Ilumine o espaço

A iluminação complementa o ambiente que você quer criar nos seus espaços. Além de proporcionar claridade, a luz também gera sensações. O estilo boêmio é caracterizado pela criação de espaços aconchegantes; então, a iluminação quente será algo essencial na sua casa.

Experimente colocar guirlandas de luzes amarelas em algum canto; também poderá optar por usar pequenas lanternas ou candelabros. Além disso, as velas são uma bela alternativa que dará uma aparência romântica ao seu estilo boêmio.

Ilumine o espaço

Crie cantinhos personalizados

Os cantinhos são espaços personalizados e geralmente mais íntimos. Você poderá criar um cantinho com almofadas e mantas, por exemplo, para se sentar no chão. Adicione uma pequena mesa baixa e aproveite um café e um livro. Os momentos de relaxamento e prazer pessoal são fundamentais para limpar a mente e, dessa forma, estar com você mesmo.

Todos esses elementos, assim como muitos outros, devem estar presentes e combinados cuidadosamente na sua casa. Lembre-se de não sobrecarregar os espaços.

Quando você terminar a decoração, a sua casa estará cheia de lembranças, viagens, elementos artísticos e seus objetos favoritos. Misture e faça uma composição criando uma totalidade interessante, divertida, descontraída e, acima de tudo, boêmia na sua casa.