Lambri: uma tendência que sobe pelas paredes

25 de junho de 2019
Você conhece o lambri? É uma tendência decorativa para as nossas paredes que existe há séculos.

Há alguns anos um elemento decorativo que parecia obsoleto e, inclusive esquecido, retornou: o lambri. Neste artigo queremos lhe dar as chaves para que você aprenda a utilizá-lo, a colocá-lo e a escolher o material que melhor se adapta às suas necessidades e à personalidade da sua casa.

O que é?

O lambri é um revestimento de parede colocado apenas na parte inferior até certa altura
Lambri de madeira na cor branca / hubinmobiliario.cat

O lambri ou lambril é um revestimento de paredes colocado apenas na parte inferior até certa altura, evitando que o movimento de móveis ou de pessoas as danifiquem.

Lambri e rodapé são a mesma coisa?

Lambri e rodapé são a mesma coisa?
Parede com lambri / pinterest.es

Não. Um rodapé é colocado na parte inferior junto ao piso, e não ultrapassa os 10 cm de altura. A sua função é proteger a parede da umidade, do aspirador de pó ou da vassoura. Pode ser de madeira, pedra ou cerâmica.

Um lambri, por outro lado, sobe pela parede atingindo 90 ou até 150 cm, dependendo da altura do teto. É ideal para áreas conflituosas, como corredores, cozinhas ou quartos infantis.

Com ele evita-se sujar a parede, e geralmente é feito de materiais laváveis; então com um pano úmido costumam sair quase todas as manchas.

Onde posso colocar o lambri?

Onde posso colocar o lambri?
Lambri nas paredes do corredor / pinterest.es

Como já dissemos, ele é perfeito para proteger áreas de circulação, como os corredores, que é uma das áreas da nossa casa mais propensas à batidas. Assim, com um lambri faremos com que a pintura fique em boas condições por mais tempo, o que se traduz, inclusive, em uma economia.

Outra das áreas mais conflituosas são as paredes ao redor da mesa de jantar. Assim, com um lambri evita-se que as cadeiras as danifiquem. Nos quartos das crianças, ele proporciona muitas possibilidades. Você poderá criar belos desenhos e utilizá-los como suporte para pendurar alguns elementos decorativos.

Na cozinha, eles atuam cuidando para que a gordura não penetre na pintura e, mais uma vez, o lambri facilita as tarefas de limpeza. Você poderá lhe atribuir um duplo uso se deixar um friso largo que possa ser utilizado como uma prateleira, para decorar ou colocar alguns vasos com plantas aromáticas.

Além disso, se você escolher um lambri com molduras e o pintar com uma cor suave, poderá ser a cabeceira perfeita em seu quarto. Você já havia pensado sobre isso?

Alguns materiais para lambri

O lambri é perfeito para proteger áreas de circulação, como os corredores
Lambri no quarto / trucosparadecorar.com

Os mais comuns são de madeira, embora os de PVC também sejam muito práticos. Em banheiros e cozinhas são típicos os lambris de cerâmica, ou a típica parede de azulejos à meia altura. Se você quiser melhorar o seu design, inclua uma tira decorativa que sirva de separação entre os dois materiais.

Se você colocar o papel de parede da mesma maneira que se coloca um lambri, ele terá a mesma função prática e decorativa. Tenha o cuidado de escolher um material lavável, para que você possa mantê-lo em condições ideais por mais tempo.

O mesmo acontece com os lambris de tecido. Neste caso, recomendamos que você não os coloque em uma área que deseja proteger, apenas naquelas nas quais queira dar um toque decorativo, pois os tecidos são mais difíceis de limpar.

Como se instala?

Madeira para revestimento de parede

Se você mesmo quiser fazê-lo, não é complicado. O mais fácil, caso seja de madeira, é fazê-lo com tábuas. Você poderá colocá-las a partir da base e a sua espessura poderá determinar a largura de cada tábua, para que fiquem harmônicas.

Depois escolha uma altura e fixe a madeira na vertical. Você poderá fazer isso com adesivo especial ou com pregos. Uma vez fixados, coloque a parte superior, que é o remate.

Agora, tudo depende do que você quer fazer. Poderá colocar algumas tábuas verticais e variar entre quadrados e retângulos. Também poderá pintar toda essa parte inferior da mesma cor ou combinar duas cores diferentes.

Além disso, outra opção é colocar molduras menores na parte inferior e maiores na parte superior, tudo dependerá da sua imaginação. Coloque lambris em sua casa, a decorando com estilo ao mesmo tempo em que protege as paredes.