Qual é o melhor lugar para colocar a televisão na sala de estar?

· 5 de fevereiro de 2019
Se você tem dúvidas sobre onde colocar a televisão na sala de estar, tenha em mente os seguintes aspectos que o ajudarão a decidir.

Desde meados do século XX, a invenção da televisão representa uma nova forma de entretenimento para toda a família. Por isso, qual é o melhor lugar para colocar a televisão na sala de estar?

Antigamente, as comunidades do bairro se reuniam em torno de uma única televisão, com imagem em preto e branco. No entanto, atualmente, esse aparelho está presente em todos os lares.

Você saberia dizer qual é o melhor lugar para colocar a televisão na sala de estar? Existe um espaço específico que seja ideal para a sua visualização?

Formatos de televisão e a sala de estar

Até pouco tempo atrás, a população possuía grandes televisores tubulares que condicionavam o espaço da sala de estar. Sendo assim, elas costumavam ser muito grandes.

As televisões não se encontravam só na sala de estar. As famílias mais ricas também poderiam ter outro aparelho na cozinha ou nos quartos. No entanto, a de maior volume estava sempre na sala.

A distribuição da sala variava muito dependendo de onde se estava assistindo à televisão. Mas, por sua vez, a sua posição variava de acordo com dois fatores fundamentais:

  • A antena
  • A luz da janela

– Se você não tem uma TV, então para onde os seus móveis estão direcionados? –

Joey Tribbiani (Friends)

Novos conceitos de televisão

A chegada das TVs planas causou uma revolução tecnológica e mudou radicalmente o conceito de sala de estar.

Muitos aparelhos de televisão também fornecem um significado em termos de decoração da casa, devido a dois conceitos:

  • A forma
  • A qualidade

Os televisores atuais possuem as seguintes características:

  • Tamanho grande.
  • Vidro em suas molduras em vez de plástico
  • São mais finos
  • Formato retangular (de paisagem)

O que foi alcançado com a mudança para esses modelos de TV? Ganhou-se espaço na sala, uma vez que eles podem ser colocados na parede ocupando não mais do que 10 centímetros.

Na verdade, também pode ser pendurado como se fosse um quadro, tornando-se outro elemento decorativo e obtendo um grande destaque na sala.

Você também pode se interessar por: 5 dicas de decoração para ter uma casa alegre e feliz

 Onde colocar a televisão?

melhor lugar para colocar a televisão

 

Qual seria o lugar ideal para colocar a televisão? Provavelmente, essa dúvida surja entre a população e, em muitos casos, ela está localizada em áreas inadequadas e desconfortáveis.

Recomenda-se principalmente que seja orientada de acordo com o sofá, para que o espectador possa visualizar diretamente sem virar a cabeça.

Por sua vez, recomenda-se que a luz natural entre pela lateral. Isso permite que não haja reflexos na tela que agridem os olhos. Assim, você deverá evitar janelas atrás da televisão ou do espectador.

Não as eleve de forma exagerada. É preferível que esteja em uma altura considerável. Dessa forma, você não será forçado a mover o pescoço nem se sentirá desconfortável.

Acessórios da televisão

Quais são os acessórios mais comuns que são conectados à televisão?

  • DVD
  • Consoles de videogame
  • Sistemas de som

Ao colocar esses dispositivos na sala, é preferível ocultá-los e não saturar o ambiente com muitos elementos. Eles podem ser colocados debaixo da mesa, em um armário pequeno ou no chão.

O que realmente queremos é que a televisão tenha destaque. O conceito geral de organização atual centra-se no conforto. Tudo o que incomoda ou quebra a estética do lugar deve ser eliminado da nossa vista.

O sofá e a mesa

melhor lugar para colocar a televisão

 

Um bom sofá ou uma poltrona que permita curtir o conteúdo da televisão por horas, favorece o nosso conforto, descanso e bem-estar. Chegar em casa e relaxar assistindo TV traz felicidade aos moradores.

-A televisão e o sofá são dois aliados que geram conforto.

Quanto à mesa, geralmente é uma peça do mobiliário que está localizado entre o sofá e a TV. No fundo, é muito útil. Por isso, é recomendável que sempre haja uma mesa que cumpra as seguintes funções:

  • Permita colocar objetos sobre a superfícies.
  • Gavetas ou prateleiras inferiores para guardar revistas e outros utensílios (controle do console, fones de ouvido, controle remoto, etc.)
  • Colocação de elementos decorativos: velas, vasos, toalhas de mesa, etc.

Conclusão

Uma coisa é certa, mais e mais horas são gastas em frente à televisão, por isso, é importante gerar conforto no ambiente. A localização da televisão deve ser levada em conta para a orientação da mobília da sala de estar.