Logo image
Logo image

Luzes ao nível do chão, um novo efeito estético

3 minutos
As luzes ao nível do chão estão se configurando como um recurso estético que favorece a decoração da casa, tanto em interiores quanto em exteriores.
Luzes ao nível do chão, um novo efeito estético
Última atualização: 04 dezembro, 2020

A ideia de criar um ambiente descontraído, calmo e tranquilo pode ser concretizada a partir das luzes ao nível do chão, um novo efeito estético para mudar a imagem dos interiores e obter um ambiente mais acolhedor.

Na maioria das vezes, ficamos limitados unicamente às luzes de teto. Geralmente, elas são embutidas ou usadas com luminárias; no entanto, temos outras opções que podem oferecer possibilidades estéticas realmente atraentes.

O nosso objetivo é nos sentirmos confortáveis ​​em casa, mas também queremos ter a possibilidade de exibi-la sempre que recebermos convidados. É hora de mudar a decoração e buscar outras alternativas, seja para o prazer pessoal, para uma festa ou para impressionar alguém.

Qual é a sua contribuição para a casa?

Some figure

Este é considerado um tipo de iluminação que rompe com a tendência habitual; ou seja, em vez de ser colocada no teto, a luz vem do chão. Sem dúvida, a funcionalidade muda, buscando uma visão decorativa tanto para interiores quanto para exteriores.

Os focos são inseridos no chão e podem direcionar a luz de forma vertical ou horizontal. Neste caso, não é possível esperar uma iluminação intensa que permita abranger todo o espaço; na verdade, é oferecida direcionalidade com efeito esfumado.

Caracteriza-se por criar um ambiente plácido, calmo e sossegado, sendo muito mais conveniente a luz quente do que a branca, pois esta última gera um caráter mais frio que, no fundo, não nos interessa. O uso do formato led é recomendado para a economia de energia e maior eficiência energética.

Com essas luzes, estamos criando um cenário totalmente inovador.

Luzes ao nível do chão no jardim

Some figure

O jardim é um espaço para criar um ambiente acolhedor durante a noite. É preciso trabalhar a vegetação, organizar o aspecto decorativo e a disposição do todo. Por outro lado, também pode ser aplicada uma estética que busque oferecer uma aparência curiosa e sofisticada.

Geralmente, essas luzes são embutidas no próprio piso, como se estivessem integradas de forma natural. Elas podem até mesmo ter um sensor de movimento. Vejamos alguns exemplos para extrair mais ideias:

  1. Uma das fórmulas que assume maior destaque são as luzes colocadas em paralelo a um caminho. Elas são colocadas em uma fileira, em uma ou em ambas as extremidades; desta forma, o caminho é delimitado de uma forma muito mais cuidadosa e elegante.
  2. Outro exemplo seria a sua disposição junto a uma parede, tentando produzir um reflexo no muro. Isso tem como objetivo criar um efeito atraente e requintado, como se o jardim se tornasse um cenário que, visualmente, resulta agradável.
  3. Quanto aos balizadores, eles não são embutidos no piso, mas possuem pouca altura e ajudam a iluminar o ambiente em geral, um caminho ou qualquer parte em que quisermos um maior destaque. Além disso, existem vários tipos e designs.
  4. Por fim, é preciso fazer uma menção especial às luminárias ou lanternas que geram uma imagem um pouco mais clássica.

Luzes ao nível do chão nos interiores da casa

Some figure

Imagem: pinterest.es

Como regra geral, dentro de uma casa, geralmente temos luzes que vêm de cima, para iluminar os espaços de forma generalizada. No entanto, existe outra possibilidade para criar um ambiente descontraído, agradável e tranquilo.

As luzes ao nível do chão, colocadas em um corredor ou na parede da sala de estar, podem ser uma opção estética muito interessante. Sem dúvida, elas são um capricho e não possuem uma funcionalidade como tal, mas são utilizadas com um princípio ornamental.

Elas podem ser encontradas em uma faixa alongada e as lâmpadas ou focos ficam ocultos. Outro exemplo são as luzes que ficam visíveis, de forma consecutiva e com uma iluminação direcionada uniformemente em uma única direção.

Integração no rodapé

Some figure

Imagem: pinterest.es

Se quisermos uma fusão de diferentes componentes decorativos, os focos podem ser integrados no rodapé. Assim, é obtido um sentido muito mais distintivo, onde a consecução das luzes gera um ritmo preciso, principalmente se estiverem localizadas nos degraus da escada.

Os hotéis e espaços comerciais utilizam este tipo de iluminação, da mesma forma que os parques públicos. A ideia é obter um efeito visual que seja agradável e acalme o espírito.

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Parramon: Decore su hogar, Paidotribo, 2006.