Logo image
Logo image

Nossas ideias para organizar a sua garagem

4 minutos
Não sabe como tirar o máximo proveito da sua garagem? Vamos mostrar como fazer isso de uma maneira muito simples e prática.
Nossas ideias para organizar a sua garagem
Última atualização: 13 fevereiro, 2019

No artigo a seguir, mostraremos como organizar a sua garagem com passos simples, para aproveitar todo o espaço possível.

Muitas vezes as garagens são espaços nos quais não prestamos muita atenção, no entanto, elas fazem parte da casa. Por isso, devemos vê-las não apenas como algo funcional, mas também como um lugar que pode ser decorado.

Também é verdade que muitas vezes as usamos apenas para guardar o carro e, no máximo, para armazenar tudo o que não cabe na casa.

O que você deve ter em mente para organizar a sua garagem

Para organizar a sua garagem com passos simples, em primeiro lugar você deverá pensar no tamanho do carro ou moto que você vai guardar ali. Sem dúvida, são os elementos que podem ocupar mais espaço, por isso condicionarão o espaço restante.

A segunda coisa a fazer é pensar na funcionalidade para adaptar a decoração. Com bom gosto, funcionalidade e decoração poderão combinar perfeitamente.

Em geral, as garagens são lugares mal iluminados, onde predominam as cores escuras. Devemos tentar mudar isso o máximo possível, por exemplo, pintando as paredes com cores um pouco mais claras. Porém, escolha tintas que sejam resistentes e fáceis de limpar.

Some figure

 

Uma boa iluminação também é importante, pois normalmente não há janelas, e por isso são espaços tristes.

Embora dependa do tamanho de cada garagem, nunca é demais dar importância aos espaços de armazenamento. A seguir, daremos algumas ideias que você poderá levar em conta para organizar a sua garagem com passos simples:

Armários

Se houver espaço suficiente, recomendamos cobrir uma ou mais paredes com armários. Assim, conseguiremos novos espaços de armazenamento que não ocupam muito espaço.

Os mais comuns são os metálicos, já que suas prateleiras aguentam muito peso sem se curvar. Elas suportam muitos tipos de cargas, algumas muito pesadas.

Além disso, as suas divisórias geralmente são totalmente ajustáveis, portanto, esses armários são muito versáteis e funcionais.

Eles são muito fáceis de adquirir, uma vez que estão disponíveis inclusive on-line. Por outro lado, a sua montagem não apresenta nenhuma complicação, em muitos deles não são necessários parafusos.

Some figure

Portanto, se não tivermos um galpão e formos usar nossa garagem como depósito, esses armários podem ser uma ótima opção para armazenamento. Eles devem alcançar a parte mais alta da parede, cobrindo o máximo de espaço possível.

Coloque armários resistentes à corrosão e umidade, bastante comuns neste tipo de espaço.

Outras opções que você poderá considerar são:

1. Armários, que você poderá construir você mesmo.

2. Armários (como os das escolas), reutilizados para armazenar objetos de todos os tipos.

3. Armários tipo arquivo, para os quais também podemos dar uma função de armazenamento.

Ganchos e suportes

Se você gosta de bricolagem ou de mecânica, também poderá destinar parte da sua garagem para isso. E mais, é possível criar uma mini oficina sem ocupar muito espaço. Você poderá colocar uma mesa dobrável de tal forma que ela não ocupe espaço quando não a estiver usando.

Como? Colocando painéis verticais nas paredes. Você poderá pendurar todas as ferramentas ou outros objetos, como por exemplo os utensílios para o cuidado do jardim. Para os maiores, poderá usar paletes, você só terá que colocá-los verticalmente na parede.

Assim, com esta disposição vertical, dificilmente ocuparão espaço, mesmo que sejam grandes.

Some figure

 

Por isso é aconselhável colocar ganchos, pinos e suportes nas paredes, sempre em várias alturas.

Além disso, você não precisa colocar apenas objetos pequenos, você também poderá pendurar bicicletas, por exemplo.

E se o teto for alto o suficiente, uma possibilidade é armazenar em gaveteiros suspensos. Eles permitem que você libere muito espaço no chão.

Caixas

Ideais para os objetos menores, mais fáceis de perder. Dessa forma, todos estarão no mesmo lugar e de uma maneira mais organizada.

As caixas plásticas multifuncionais são perfeitas para serem colocadas nos armários. Melhor ainda se o seu interior for totalmente liso, para que se aproveite o máximo de espaço possível.

Além disso, algumas delas são empilháveis. Elas geralmente têm muita capacidade de carga e alta resistência aos impactos.

Some figure

Sem dúvida, elas são uma solução simples e ao mesmo tempo econômica. Você também poderá colocá-las em carrinhos com rodinhas, para facilitar o transporte.

Seria ideal que tivessem uma tampa, para dessa forma, manter os produtos nas melhores condições de conservação e proteção.

Outra opção é comprar divisórias verticais para dividir o interior das caixas maiores, aumentando assim a sua funcionalidade. Seria como criar dois ou mais compartimentos independentes.

Conclusão

Esperamos que com estas dicas você dê mais importância à sua garagem. Pense que com um pouco de criatividade e organização você poderá obter um espaço decorativo, prático e, além disso, funcional. Organizar a sua garagem nunca foi tão fácil.