O design de interiores de Nate Berkus

O design de Nate Berkus oferece uma estética alternativa e harmoniosa. No final das contas, consegue-se fazer com que tudo esteja em perfeito equilíbrio.
O design de interiores de Nate Berkus

Última atualização: 18 janeiro, 2020

Ao decorar um espaço, é interessante pesquisar revistas e sites de decoração profundamente. Se você quiser recorrer a uma fonte original e interessante, sem dúvida, o design de interiores de Nate Berkus é o melhor caminho para obter as ideias fundamentais para realizar qualquer decoração.

Este designer de interiores se consagrou internacionalmente como um dos melhores designers da atualidade. Os seus trabalhos são aplicáveis ​​a qualquer tipo de casa. Sem dúvida, as abordagens oferecidas são uma verdadeira revolução e despertam uma atração inigualável.

A seguir, vamos conhecer um pouco mais de perto a figura de Nate Berkus, os seus trabalhos e as chaves que fizeram com que eles se tornassem uma referência para o mundo do design de interiores.

Quem é Nate Berkus?

design de interiores de Nate Berkus

Sala de Nate Berkus.

Nascido na Califórnia (EUA), esse designer de interiores iniciou a sua carreira no mundo da decoração aos 24 anos de idade. Desde bem cedo, ele começou a se interessar pela arte do design de interiores e pelos princípios que governam a organização dos espaços e a correta disposição dos elementos.

A sua principal pretensão é alterar as fórmulas predefinidas do passado e procurar por novos horizontes para o futuro. Nas casas, devem ser procuradas novas fórmulas que ofereçam originalidade e conforto. Segundo ele, os dois conceitos devem estar unidos.

Os seus trabalhos foram publicados em diferentes revistas, como a Architectural Digest ou Vogue, provocando uma verdadeira revolução ao divulgar informações sobre a sua figura e, ao mesmo tempo, as fotos dos seus projetos. Ele foi considerado um dos melhores designers dos últimos anos.

Os melhores projetos de design são aqueles nos quais as pessoas quebram as regras.

-Nate Berkus-

A abertura para o exterior de Nate Berkus

O design de interiores de Nate Berkus

Cozinha com janelas / nateberkus.com

Ao analisar algumas de suas obras, é possível verificar como Nate Berkus abre os interiores para o exterior, não apenas através de grandes janelas que permitem a abertura dos espaços, mas também através de cores que possam ser realçadas pela luz natural.

  • Os projetos oferecidos por este designer mostram as diferentes possibilidades para relacionar os cômodos com todo o exterior. Dessa forma, é possível verificar que, nas salas, por exemplo, serão usadas diferentes gamas de cores que serão realçadas, por sua vez, pela luz natural.
  • Evita a tendência de saturar os espaços com uma única cor. Obviamente, sempre haverá uma que pode predominar ou se repetir, mas estabelece determinados contrastes para alcançar harmonia e equilíbrio.
  • Deve haver luz quente proveniente das lâmpadas, mas elas devem ser usadas nas horas do dia nas quais a luz externa não possa mais ser aproveitada. Por isso é tão importante que existam janelas grandes que naturalizem o ambiente.

O principal objetivo: a busca do equilíbrio

Nate Berkus

Biblioteca de Nate Berkus / nateberkus.com

Em termos de espaço, estabelecer um equilíbrio entre os cômodos deve ser considerado uma prioridade. Segundo Berkus, a estabilidade e o correto equilíbrio de cores e formas farão da casa um lugar aconchegante e em perfeita harmonia.

Dessa forma, a distribuição dos móveis é, sem dúvida, um componente importante. No seu design, é possível verificar como os espaços não devem ficar vazios. Na verdade, ele gosta de ter uma ampla diversidade de recursos espalhados por todo o espaço.

No entanto, não podemos falar de uma saturação decorativa como tal, pois o espaço está sendo organizado da melhor maneira possível. Além disso, equilibra as formas e tamanhos e, por sua vez, complementa tudo com cores apropriadas.

As cores e as formas estabelecem uma relação perfeita no seu design.

Nate Berkus e a sua inclinação para os tons de marrom e cores neutras

sala de jantar

Sala de jantar em tons de preto e marrom / nateberkus.com

Berkus apresenta uma clara tendência ao uso de tons de marrom e cores neutras. Os marrons geralmente são direcionados principalmente para mesas, prateleiras e sofás, enquanto as cores neutras ficam localizadas em paredes, tapetes e outros móveis secundários.

Além dessa distribuição cromática, ele também usa outras cores mais marcantes em elementos importantes do cômodo; ou seja, ele tenta fazer com que tudo esteja em sintonia e que um tom mais marcante possa ser destacado. Portanto, pode-se dizer que os projetos deste designer de interiores são pensados milimetricamente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Berkus, Nate: The things that matter, Nueva York, Spiegel & Grau, 2012.