O estilo cozy deixa a sua casa mais aconchegante

24 de setembro de 2019
O estilo cozy foi configurado para ser um dos designs mais interessantes para gerar conforto e bem-estar pessoal.

Quando chegamos à nossa casa depois de um longo dia, queremos desfrutar da tranquilidade que só é capaz de nos proporcionar um espaço confortável e acolhedor. Portanto, é essencial organizar ambientes em que o bem-estar domiciliar transmita essa proteção. Para isso, a melhor maneira é usar o estilo cozy.

O termo cozy aparece cada vez mais no mundo da decoração. No entanto, o que exatamente significa isso? O termo vem de uma palavra inglesa (cozy) que se refere a essa sensação de bem-estar, como se estivéssemos em um espaço agradável e confortável.

Portanto, mais do que um estilo decorativo, o conceito cozy evoca uma experiência de conforto e intimidade que é conseguida através de uma decoração acolhedora e confortável. Hoje apresentamos 3 dicas para obter essa sensação de paz e recolhimento em sua própria casa.

Estilo cozy ou a melhor maneira de dizer: ‘lar doce lar’.

Iluminação quente em um espaço aconchegante

conheça o estilo acolhedor

A iluminação é um dos aspectos mais importantes ao criar espaços confortáveis e acolhedores. De fato, a luz tem um efeito profundo no estado físico, mental e emocional das pessoas.

Dessa forma, dependendo de como a aplicamos, transmitiremos algumas sensações específicas. Portanto, a iluminação deve fazer parte da decoração da casa e estar integrada nela.

Uma maneira de obter a intimidade certa para um estilo cozy é com o uso de uma luz quente, que imita, na medida do possível, a luz natural. Esse tipo de iluminação produz uma grande sensação de calor que, por sua vez, transmite sentimentos felizes e positivos.

Em geral, essa luz é mais acolhedora. Além disso, é ideal para climas frios e para uma sensação de intimidade e reclusão. Uma forma original de conseguir este tipo de iluminação é com o uso de velas decorativas, que proporcionam uma luz mais suave e romântica.

A luz quente nos ajuda a dar amplitude aos espaços tornando-os mais agradáveis.

Estilo cozy: vista a sua casa com cobertores e mantas para um espaço aconchegante

criando um espaço acolhedor

Cobertores e mantas são um dos recursos mais utilizados para fornecer calor nas estações mais frias do ano. Além disso, esse complemento pode tornar qualquer espaço mais acolhedor. No entanto, quem disse que eles devem ser deixados dobrados num canto do sofá?

Essas são algumas das fórmulas que você poderá usar para trazer um ambiente aconchegante para sua casa com mantas ou cobertores:

  • Use uma manta de linho como uma capa de sofá improvisada. Esta opção é perfeita para proteger os nossos móveis no caso de ter animais de estimação em casa. Dessa forma, basta lavar a manta na máquina de lavar roupa para manter o seu sofá impecável.
  • Você poderá pendurar um cobertor ou uma manta como cabeceira de cama. Com isso, cria-se um ótimo impacto visual ao mesmo tempo que adicionamos cor ao ambiente.
  • Combine um bonito bordado xadrez com almofadas. Esta combinação produz intimidade e conforto para os quartos.
  • As mantas com textura ou pelos longos são o complemento ideal para o seu canto de leitura. Dá um toque chique ao criar uma atmosfera única e acolhedora.

Estilo cozy: incorpore a natureza em sua casa

crie você mesmo seu espaço acolhedor

A decoração baseada em elementos da natureza é essencial para criar ambientes acolhedores que convidam ao conforto. Ao incorporar esses recursos, conseguimos um espaço orgânico que, por sua vez, nos traz bem-estar. Podemos conseguir essa inspiração na natureza de várias maneiras:

  • Escolher a paleta de cores adequada para a nossa casa é uma decisão simples. Dependendo das cores que usarmos, poderemos transmitir diferentes sensações.
  • Dessa forma, no caso em questão, para alcançar sensações quentes e aconchegantes, o ideal é utilizar uma gama cromática de inspiração natural: tons terrosos, verdes ou azuis.
  • Além disso, uma maneira original de criar uma atmosfera de relaxamento e isolamento é através do aroma adequado. Para isso, plantas aromáticas ou flores são ideais. Ao mesmo tempo em que causam impacto visual, elas nos ajudam a obter uma fragrância fresca.
  • Os elementos feitos de materiais naturais são o complemento perfeito para alcançar o efeito cozy que tanto gostamos. Materiais naturais, como madeira, pedra ou vime, proporcionam a sensação calorosa que estamos procurando.
  • AA.VV.: Decoración de interiores, Málaga, Vértice, 2011.
  • Margolius, M.: Espacios para vivir: una guía completa para la decoración del hogar, Barcelona, Planeta de Agostini, 2006.