O melhor lugar para colocar o computador em casa

· 26 de agosto de 2018
Você ainda não sabe onde colocar o computador na sua casa? Tenha em mente os seguintes aspectos para ajudá-lo a escolher o lugar mais adequado.

Na hora de instalar o computador em casa, você pode ter algumas dúvidas, como: onde ficaria melhor? reservo um ambiente somente para ele? a sala de estar seria um bom lugar? Vejamos algumas dicas para escolher o melhor lugar para colocar o computador.

Este aparelho é uma ferramenta de trabalho que provavelmente será usada quase todos os dias. É importante colocá-lo em um lugar confortável, que se adapte às nossas necessidades e cumpra as suas funções básicas.

Evidentemente, se estiver dentro de um ambiente ou de outro, é necessário estudar a área para saber se está desempenhando um papel decorativo ou simplesmente funcional.

Levando em consideração os seguintes tópicos é possível ver com mais clareza quais são os espaços mais adequados para o computador.

Tipos e formas

Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração que tipo de computador se tem em casa. Só existem duas possibilidades:

  • Computador de mesa: historicamente, este modelo tem sido o mais comum nas casas. O seu tamanho é grande, ocupa mais espaço e tem uma tela com maiores proporções.
  • Computador portátil: tem menos tempo de história e foi evoluindo para formatos mais decorativos e estéticos; o seu design é mais reduzido, fino, simples e não ocupa muito espaço.

Nas décadas de 90 e no ano 2000 o computador com torre bateu recordes de vendas a nível mundial; era um computador familiar, útil para várias atividades diárias tanto para jovens como para adultos.

No entanto, a partir do ano 2007, os modelos portáteis começaram a ganhar espaço nas casas e se tornaram um dispositivo individual; ou seja, as pessoas começaram a ter o seu próprio computador, inclusive os estudantes.

Hoje em dia, o computador portátil é o mais utilizado nas casas e entre as pessoas. Mas, isso não impede que também haja um computador de mesa, já que é comum que as casas tenham um portátil e outro fixo.

Não tenho medo dos computadores. Tenho medo da falta deles.

Isaac Asimov

A estética: um aspecto a ser levado em conta

O computador de mesa, como dissemos anteriormente, é maior, mais amplo, requer mais acessórios e não é portátil; por isso, deve permanecer no lugar onde se coloque.

Em compensação, o portátil oferece outras possibilidades. Podemos encontrar as seguintes características estéticas em cada modelo:

  • Macintosh: tela única (retangular) na qual se integra todo o sistema operacional; portanto, não requer torre e possui uma linearidade minimalista e perfil bastante interessante para a decoração.
  • Computador com torre tradicional: costuma ser composto pela CPU, monitor, teclado, mouse, etc. Neste caso, estamos falando de distintos módulos: diferentes linhas, maior espaço de ocupação, diversas formas…
  • Portátil: A tela e o teclado estão integrados em um só aparelho. São esteticamente mais bonitos com relação à linha, têm maior depuração na forma e mais simplicidade e delicadeza.
A estética: um aspecto a ser lavado em conta

Qual seria a maior diferença entre eles? O portátil facilita muito a sua localização e funciona perfeitamente como complemento decorativo.

Tanto para o computador de torre como para o iMac, devemos levar em conta que podem causar conflito na decoração, mas se combinam com a estética do ambiente podem proporcionar harmonia ao espaço.

O melhor lugar para colocar o computador: algumas sugestões

É provável que a sua maior dúvida  seja onde colocar o computador na sua casa. Existem diferentes possibilidades, mas em cada uma delas será necessário empenho para posicioná-lo, se você deseja que ele esteja bem incorporado ao conteúdo decorativo do espaço.

  • O quarto: um lugar confortável e acessível para o computador; você pode escolher uma mesa com espaço suficiente para qualquer formato de computador. É recomendável situá-lo perto de uma janela.
  • A sala de estar: um espaço complicado, pois pode ter uma grande quantidade de objetos de decoração. O computador não deve ser o protagonista nem chamar toda a atenção; é preferível que fique em uma lateral, sem tirar o espaço dos outros móveis.
  • O escritório: talvez este seja o melhor lugar para colocá-lo; esse é um ambiente onde ele pode ser o protagonista, já que é um espaço destinado ao estudo e trabalho.

Relação com os móveis

É importante considerar o ambiente, a atmosfera, o conteúdo decorativo e o objetivo que se deseja alcançar. Não se deve colocar o computador em um ambiente de forma aleatória; é preciso analisar muito bem cada espaço.

Existem vários formatos e tipos de computadores, por essa razão, escolha aquele que possa combinar mais com a estética do lugar. Atualmente podemos encontrar modelos coloridos à venda.