O telefone fixo: um recurso decorativo
Às vezes, até o elemento mais funcional pode ter uma utilidade do ponto de vista da decoração. A seguir, vamos abordar um elemento em particular: o telefone fixo, um recurso decorativo.
O seu formato não precisa ser unicamente o do modelo típico que todos nós conhecemos, mas também pode ter um design original e interessante. Existem muitos modelos, cores e estilos. Tudo depende do gosto do morador, ou seja, se você quer um aparelho que chame mais a atenção ou um que complemente a estética do local.
Algumas pessoas podem achar irrelevante e desnecessário usar o telefone como mais um recurso para a decoração; no entanto, ele desempenha um papel muito importante na casa e, portanto, no espaço onde está localizado.
Finalidade do telefone fixo em uma casa
O telefone fixo vem perdendo importância nas casas por causa do surgimento dos smartphones e da internet. Se quisermos, é possível fazer uma ligação através da rede ou através de um telefone celular. Por isso, é mesmo necessário ter um telefone fixo em casa?
Essa pergunta pode ser difícil de responder. Uma parte da sociedade considera que isso não é mais necessário, enquanto a outra parte diz que sim. Certamente, eles não vão desaparecer completamente, mas há famílias que não querem mais tê-lo por conta da falta de uso.
No entanto, o telefone fixo esteve nas casas durante décadas, cumprindo a função de conectar as pessoas instantaneamente. Por isso, não é fácil se desapegar dele e, além disso, ele ainda continua tendo muita utilidade.
– O telefone fixo é um sistema de comunicação tradicional que conecta as casas. –
Estética do telefone fixo na casa
Um telefone fixo pode ter diferentes aparências e designs. Dependendo da estética que ele tenha, oferecerá um ou outro conteúdo para a casa. Algumas ideias de formatos são as seguintes:
- Telefone antigo: geralmente tem um design semelhante aos telefones antigos do início do século XX. Mantém uma estética realmente bonita e sob um estilo clássico, com o marcador numérico circular; na verdade, os mais privilegiados tinham um desses.
- Telefone fixo colorido: o formato típico é o daquele que tem uma conexão direta com a base e que pode ser atendido desde que se esteja próximo ao aparelho. Esteticamente, pode se destacar se tiver uma cor mais marcante: vermelho, amarelo, verde, azul…
- Telefone com algum tema: pode ser que o telefone tenha algum tipo de formato, como por exemplo lábios gigantes ou a boca dos Rolling Stones (uma personalidade mais ousada), um coração, um sapato, um hambúrguer, etc.
- Sem fio: o tipo mais comum atualmente é o sem fio. Existem os que têm um formato e design básicos, enquanto outros podem ter designs muito originais.
Dependendo do toque decorativo que se queira dar ao espaço, você poderá escolher um ou outro tipo de telefone. Assim, ele pode mostrar uma personalidade mais cômica ou mais séria. Certamente ele atrairá todos os olhares.
Onde colocar o telefone fixo?
Normalmente, o telefone pode ser encontrado nos seguintes locais: sala, corredor, quarto e escritório. Ele geralmente não costuma estar presente na cozinha, muito menos no banheiro. Onde colocá-lo de acordo com o espaço?
- Sala: sem dúvida, o telefone não pode estar em um ponto central; é preferível que ele seja colocado em um canto ou em uma lateral. Principalmente, é necessário evitar que ele tenha todo o protagonismo e que se transforme simplesmente em uma curiosidade.
- Corredor: que ele fique afixado à parede ou sobre um móvel, já é mais do que suficiente. O mais importante é que ele não atrapalhe a passagem das pessoas. Assim, é importante que o corredor seja largo se o telefone estiver nesse espaço.
- Quarto: na mesa de cabeceira, ele pode ser um bom recurso decorativo; por outro lado, ele também pode ser colocado em uma cômoda ou em um móvel pequeno, destinado apenas ao telefone.
- Escritório: ele não pode faltar neste ambiente, já que a sua utilidade será primordial, principalmente se este local for utilizado todos os dias. Os escritórios geralmente são locais sérios, por isso, um telefone de estética cômica não é interessante; fica melhor um modelo mais clássico.
Como você pode ver, o telefone é um elemento útil para a decoração. No entanto, devemos estar cientes de que ele deve se ajustar corretamente ao ambiente e, portanto, não destoar dele, pois dessa forma, poderia gerar uma tensão inadequada no ambiente.
– O telefone não pode faltar nas casas; ele se transformou em mais um item de decoração. –
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Suárez Espinel, Alma: Decoración y ambientación en habitaciones y zonas comunes en alojamientos, Elearning, 2014.