O uso do losango na decoração

20 de fevereiro de 2020
O losango é uma forma geométrica que trará singularidade e uma estética alternativa para o espaço onde estiver localizado.

As formas geométricas estão presentes na decoração da nossa casa, já que elas são mais usadas do que realmente pensamos. Por isso, queremos fazer uma menção especial ao uso do losango na decoração, à sua importância em termos estéticos e à contribuição que ele traz para os espaços.

É possível que algumas formas geométricas sejam encontradas com frequência e sejam mais comuns, como o quadrado, o retângulo, o círculo ou o triângulo. Outras formas, como o trapézio ou o losango, também são usadas, mas em menor grau.

A contribuição dada pelo losango em termos decorativos é realmente surpreendente. Geralmente não percebemos a relevância que ele pode adquirir, principalmente quando encontrado em certos recursos com os quais ele combina muito bem.

Uso do losango: vinil para a parede

O uso do losango na decoração

Vinil / tenvinilo.com

Normalmente, quando optamos por colocar vinil na parede, geralmente recorremos a temas que possam fornecer um conteúdo que possa ser lido e, por consequência, oferecer uma ideia. Basicamente, este é um meio de expressão com o qual podemos mostrar os nossos gostos e personalidade.

Mas e o losango? O que essa forma geométrica pode transmitir em um espaço? Na verdade, ter um vinil com esse desenho pode resultar um pouco abstrato. No entanto, devemos tentar obter uma percepção estética e não uma mensagem oculta.

Um vinil interessante poderia ser o seguinte: vários losangos de tamanhos diversos e com diferentes cores, colocados sobre a parede. E, por outro lado, o formato pode ser de dois tipos: estabelecendo uma estrutura que cubra a superfície inteira ou o aparecimento esporádico de alguns deles de forma aleatória.

Tanto no quarto quanto no banheiro, os losangos têm muito a dizer.

Losangos nos têxteis

O uso do losango na decoração

Como podemos aplicar o losango nos têxteis? Em quais recursos podemos encontrá-lo? Devemos ter uma coisa em mente: os losangos podem ser combinados de maneira bicolor e entrelaçada.

  • É na toalha de mesa que podemos encontrá-lo com maior regularidade. Ele traz cor à superfície e, ao mesmo tempo, é repetido continuamente. É usado em restaurantes com frequência; portanto, não é nenhuma surpresa que ele esteja presente em lojas de cama, mesa e banho.
  • As almofadas são outros recursos nos quais eles podem estar presentes. Mas é verdade que, se a almofada tiver esse formato, o sofá deverá ter uma cor lisa para estabelecer um contraste.
  • Não é comum colocar losangos nos tapetes. Assim como na toalha de mesa, eles poderiam aparecer entrelaçados em forma de xadrez, com um contraste cromático e tentando fornecer uma estética neutra.  
  • Outros elementos de interesse: nas cúpulas das luminárias, espelhos, molduras, cabides, vasos, etc.

Uso do losango: cerâmica para o banheiro

O uso do losango na decoração

Uma fórmula muito interessante é a aplicação do losango na cerâmica do banheiro. Obviamente, existe um tipo que já foi mencionado acima: azulejos entrelaçados em forma de xadrez. Podem ter 1, 2 ou 3 cores e é muito comum encontrá-los no piso.  

No entanto, existe outra possibilidade muito original que é a união de 3 losangos para, dessa maneira, formar um cubo em perspectiva; isto é, um sistema de união com o qual é gerada uma sensação em três dimensões, como se enchêssemos uma superfície inteira com cubos. 

Para produzir esse efeito, é necessário um contraste cromático entre a cerâmica de losangos; cada um terá uma cor e uma intensidade cromática diferente: um deles será escuro para oferecer uma sensação de sombreamento, o outro terá um tom intermediário de cor e, finalmente, o que mais se destaca é aquele que possui um tom mais claro.

O papel de parede

Papel de parede

Papel de parede / kenayhome.com

Não podemos terminar este artigo sem mencionar o papel de parede. Sem dúvida, esse é um dos recursos por excelência para trabalhar o losango. Além disso, é muito fácil instá-lo na parede e ele pode ser usado em qualquer ambiente.  

O mais aconselhável é não preencher um espaço inteiro com o papel de parede de losangos, pois isso poderá gerar uma saturação excessiva, perdendo assim a essência. Idealmente, ele deve ser colocado em uma única parede para que, dessa forma, proporcione contraste e singularidade. Assim, o ambiente não ficará saturado e será possível alcançar um bom gosto estético.

 

  • Lava Oliva, Rocío: Interiorismo, Vértice, 2008.