Quartinhos da bagunça: em ordem e bem aproveitados

6 de abril de 2019
Chegou a vez dos quartinhos da bagunça; colocaremos um pouco de ordem para que eles realmente cumpram com a sua função. Você gostaria de organizar o seu?

Os quartinhos da bagunça são aqueles lugares onde guardamos tudo o que não usamos. Então, se não usamos, por que guardamos? Marie Kondo certamente é contra eles, mas para nós que ainda não conseguimos simplificar as nossas vidas ao máximo, tentaremos colocar um pouco de ordem para aproveitá-los melhor.

Na verdade, algumas das coisas que guardamos no quartinho da bagunça são para uso ocasional: a árvore de Natal, bicicletas, malas, etc. E não há nenhum problema nisso. O problema surge quando nem sequer sabemos o que temos nele, ou não somos capazes de encontrar as coisas. Assim, se você for guardar os seus objetos em um quartinho da bagunça, existem algumas regras básicas que você deverá seguir.

Regras básicas para quartinhos da bagunça impecáveis

Limpeza

Quartinhos da bagunça em ordem e bem aproveitados

Colocaremos um pouco de ordem e, para isso, devemos começar limpando os objetos. Você já conhece o método das três caixas: uma para jogar fora, outra para doar ou vender, e a última com o que você vai guardar.

Dessa forma, você pode se livrar de tudo aquilo que só ocupa espaço. E você já sabe, como diz Marie Kondo, fique apenas com as coisas que realmente o fazem feliz. Por exemplo, você realmente acha que precisa manter a sua coleção de cassetes?

O que você não deve guardar nos quartinhos da bagunça

Manutenção do quartinho da bagunça

Se você começar com o método das três caixas e se sentir um pouco travado, deixe-nos ajudá-lo.

  • Não guarde os seus livros e cadernos escolares.
  • Diga adeus às roupas de bebê e ao berço, se você não quer ter mais filhos.
  • Não guarde aquela bicicleta que você acha que vai usar algum dia.
  • Se faz mais de um ano que você tem caixas da sua última mudança ainda sem abrir, nem se incomode em ver o que elas escondem; despeça-se delas.

Classificar

quartinhos da bagunça impecáveis

Agora que você ficou apenas com o essencial (verdade?), chegou a hora de tornar esse espaço um lugar útil para que você realmente possa pegar o que precisar, quando quiser e sabendo onde está.

Dedique uma área para cada tema: roupas de um lado, ferramentas do outro, coisas esportivas; mas que elas estejam agrupadas. Use caixas de plástico hermeticamente fechadas para evitar que o conteúdo se encha de poeira e fique longe da umidade.

Etiquete as caixas para que você possa ver o que há em cada uma delas facilmente. De fato, uma ideia excelente é colar uma fotografia do conteúdo em cada caixa. Muitas vezes, acreditamos que a nossa memória é boa o suficiente para lembrar o que está em cada prateleira um ano depois, mas não é bem assim.

A disposição nos quartinhos da bagunça

Classifique o que vai para a sua prateleira

Quartinho da bagunça / hearst.es

O ideal é deixar um corredor central para conseguir se deslocar confortavelmente no espaço. Além disso, certifique-se de que haja uma boa iluminação para que você possa ver o que está procurando. Normalmente, não é isso o que acontece, e os quartinhos da bagunça são lugares escuros que nos convidam a sair o mais rápido possível.

Coloque prateleiras fixadas na parede para uma maior segurança; se elas forem ajustáveis, melhor ainda, pois assim você poderá adaptá-las às suas necessidades. Ah! E evite que elas sejam altas. A ideia é que você seja capaz de acessar facilmente as suas coisas, esses objetos que você já classificou e que parecem indispensáveis na sua vida. Assim, tê-las a três metros de altura não serviria para nada, não é mesmo?

Faça do seu quartinho da bagunça um lugar agradável

prateleira organizada

Quartinho da bagunça / hearst.es

Por que nos empenhamos para que eles sejam cômodos feios e sombrios? Não estamos dizendo para colocar um vaso de flores, mas sim que você deve pintá-lo e se certificar de que as prateleiras e caixas que você escolher sejam práticas e bonitas. Isso lhe dará o mesmo trabalho, mas quando tiver que procurar algo, você se sentirá mais confortável.

Manutenção

Faça do seu quartinho da bagunça um lugar agradável

Não negligencie o seu quartinho da bagunça. Nesse sentido, esteja atento para que não haja umidade ou insetos. Uma vez por ano, dê uma boa revisão nesses detalhes.

Agora sim, você já pode ter um quartinho da bagunça em ordem e bem aproveitado seguindo essas recomendações. Lembre-se de não o saturar, de usar acessórios para armazenamento e de ser muito rigoroso quanto àquilo que você guarda.